Por que ter um blog é fundamental para a sua marca e negócio? – Por Luís Perossi

Importância de um blog: já pensou nisso?

Dia desses, fiz uma pesquisa em minha rede no LinkedIn, onde questionei: Ter um blog é fundamental para a sua marca e negócio? E, o resultado foi previsível: 75% das pessoas disseram que não. 

Contudo,  se eu te disser que essas pessoas estão completamente enganadas em suas crenças? Você acreditaria? 

Pois bem. No texto de hoje aqui no blog, eu vou te explicar um pouco mais sobre como o blog pode sim, ser essencial em uma estratégia de marketing, fortalecendo o seu nome, a sua marca e o seu serviço e produto no ambiente digital e mesmo fora dele.

O que é um blog? 

Talvez você estranhe a pergunta, afinal, você está agora mesmo diante de um blog, certo? Mas, acredite, é importante sempre partirmos do princípio básico (mais pra frente você entenderá o motivo).

Em suma, o termo blog vem da contração de  weblog, que podemos traduzir como um diário da rede.  O primeiro weblog foi o links.net, de Justin Hall, em 1994.

Jorn Barger foi o homem que cunhou o termo “web log” para “logging the web”. Depois foi reduzido apenas para blog. Um dos conceitos de blog é que ele começou como um diário.

Mas, um diário, tipo aqueles cadernos que escrevemos sobre nosso dia? Exato, porém, com algumas ressalvas. A começar que se trata de um diário digital, virtual. 

Além disso, no mundo corporativo e dos negócios, o blog é um canal que traz informações relevantes a determinado público e que atua como uma ferramenta estratégica para a aquisição de clientes, de novos negócios, para alavancar os acessos de um site, tirar dúvidas, alcançar as primeiras páginas do Google e trazer maior visibilidade à sua marca, gerar vendas, etc.

Por que ter um blog? (ou qual a importância de ter um blog?)

Por que ter blog? Na verdade, são muitos os fatores que mostram o quanto ter um blog dentro de sua estratégia de marketing é fundamental para os negócios. Primeiramente, eles  geram autoridade, ajudam na sua reputação e projetam no público, muito mais segurança para que ele efetive negócios com sua empresa.

Afinal, quando você demonstra seu conhecimento por meio de textos, artigos, vídeos, e até mesmo podcasts em seu blog, você comunica ao potencial cliente o quanto você domina determinada área e assunto. 

Em linhas gerais, os blogs promovem benefícios como:

  • Facilitar as vendas 
  • Ajudar sua empresa a ser encontrada
  • Ser interativo, o que  gera aprendizado, impactando e transformando as pessoas que acessam o blog.

Tais vantagens são atrativas para que você coloque hoje mesmo seu próprio blog no ar, certo?

No entanto, temos ainda outros motivos :

  • Seus concorrentes já tem um (pode procurar, é certeza!);
  • Cerca de  71% das  empresas brasileiras já investem em  produção de conteúdo.

Objetivos de ter um blog que irão te mostrar o quanto é importante adotá-lo em sua estratégia 

Alguns dos objetivos principais de se ter um blog e que são ótimos argumentos para você considerar sua criação como uma engrenagem fundamental para o marketing de sua empresa: 

  • Gerar autoridade

Vamos lá, você é um palestrante que ainda está em busca de um lugar ao sol? Então não pense duas vezes, você precisa antes de mais nada, gerar autoridade. Em outras palavras, você precisa tornar sua empresa, marca ou nome, uma referência no mercado. E isso é possível com a produção de conteúdo constante em seu blog.

Dica extra: aqui na Palestras de Sucesso, há um trabalho com foco em transformar você que é palestrante, em uma referência em seu segmento. É a assessoria de autoridade. Clique aqui e fale com o Rachid ou com a Márcia, que eles te explicam tudo

  • Educar o mercado

É muito comum quando o seu público simplesmente não entende o mercado em que você está inserido. Ou ainda, não entende para quê serve o seu produto ou serviço. A produção de conteúdo em um blog, vai te ajudar a elucidar tais interrogações, gerando uma conexão positiva com seu público e com as personas.

  • Gerar Brand Awareness

Um dos objetivos de um blog de sucesso é contribuir para que mais pessoas reconheçam sua marca e conheçam os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece.

  • Engajamento com a marca

Com seus posts no blog, um dos objetivos é aumentar o número de interações do seu público com a sua marca.

  • Aumentar o Lifetime-Value

A relação com um cliente deve ser duradoura, e não ser finalizada após uma venda. Por isso, o blog tem um papel relevante na fidelização dos clientes. Por meio de conteúdos de qualidade no pós-venda, é plenamente possível estimular o cliente a realizar novas compras ou a contratar o seu serviço por mais tempo.

  • Gerar leads qualificados

Ao montar o seu blog, tenha em mente que um dos objetivos mais importantes é conseguir o contato e informações de possíveis clientes e qualificá-los para o seu time de vendas.

  • Aumentar vendas

Respectivamente, seu blog irá guiar as leads por toda a jornada de compra, ampliando assim o número e mesmo a qualidade das vendas de sua empresa, produto, serviço.

Uma outra característica do blog, que é vista como um objetivo por muitos, mas que para mim é basicamente a razão de ser dessa ferramenta, é o fato de que nela você simplesmente escreve por prazer. Ele te ajudam a desenvolver sua capacidade de comunicação, a  formular melhor as ideias e pensamentos, bem como tem o poder de ampliar seus conhecimentos.

Vale ainda dizer:

  • O custo e benefício é ótimo, pois você não precisa de uma fortuna para criar um blog e produzir conteúdos relevantes;
  • Você aumenta a visibilidade da sua empresa, e traz reconhecimento para sua marca;
  • 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam;
  • 51% dos usuários de smartphones descobriram uma nova empresa ou produto enquanto realizavam uma pesquisa

Entenda porque 75% das pessoas da minha rede no LinkedIn estão erradas em suas percepções sobre a importância de um blog

A grande verdade é que a opinião das pessoas na minha pesquisa informal não reflete um recorte mais abrangente da realidade.

De acordo com a pesquisa Content Trends, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog por acreditarem que seja uma boa estratégia.

Mas, não é só isso: este  mesmo estudo indica: as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site, em comparação às que não possuem um blog.

Na verdade, essa galera que respondeu que um blog não tem lá importância, reflete aquela crença de alguns, de que marketing se resume a ter uma página no “Feice” e um perfil no Instagram. O que, pra quem já está no jogo há algum tempo, já sabe que é algo limitado e que sem estratégia, é apenas dar tiros no escuro, ou se preferir, murros em pontas de faca. 

Dica: se você é um daqueles que respondeu NÃO na minha pesquisa, corra para fazer parte do time dos que querem jogar de verdade e conquistar resultados. Ou seja, invista agora mesmo na criação de um blog e de conteúdos relevantes. Você ficará muito à frente daqueles que ainda não despertaram para o alto poder dessa ferramenta.

Agora que você qual a importância de ter um blog, identificou seus objetivos e sabe que está perdendo inúmeras chances de negócios exatamente por não ter o seu blog na internet, fica a pergunta: o que você ainda está esperando para criar o seu?

Se precisar de ajuda, estou à disposição! Até a próxima! 

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