Como aumentar o engajamento de uma equipe e melhorar o relacionamento entre os colaboradores? – Por Professor Luiz Becker

Em outros tempos, trabalho em equipe e engajamento eram aspectos que não recebiam muita atenção dos gestores. Nem mesmo eram vistos como parte do desenvolvimento e dos resultados da empresa.

Hoje vemos esse modelo de gestão como ultrapassado e pouco criativo. Tanto que ele não cabe mais na nossa realidade. Pois vivemos transformações que exigem novas perspectivas acerca de negócios e pessoas. 

Aliás, essa é uma constante para quem deseja inovar, concorda?

Uma vez que o trabalho em equipe e a construção de relações exigem bons alicerces e atitudes colaborativas.

Mas e você? Sabe o que fazer diante desses desafios? Tal como manter o time engajado e fortalecer o relacionamento entre os funcionários? Continue a leitura e descubra.

Engajar colaboradores é muito mais do que remuneração

Nada melhor do que iniciar essa conversa desmistificando suposições, a exemplo da remuneração financeira.

De fato, salário é um elemento relevante, mas não é a única recompensa que empresas podem e devem oferecer ao time.Pelo contrário, o benefício financeiro entra em cena apenas como uma das práticas de gestão.

Antes do foco monetário, é preciso compreender mais a fundo as dores e necessidades das pessoas presentes. Pois, acima de tudo, engajar colaboradores é um exercício de empatia, generosidade e propósito.

Ações que incentivam o trabalho de equipe

Para aumentar o grau de envolvimento do time e mantê-la mais disposto, conduza ações voltadas a:

  • Escutar ativamente quem está ao seu redor. Ou seja, dê voz e espaço para que os colegas de equipe se manifestem e emitam opiniões. A liderança não é um monólogo, mas uma troca, uma conexão.
  • Definir os objetivos e as metas do time. Dessa forma todos sabem onde o empreendimento deseja chegar e o que é esperado de cada membro. Evitando acúmulos ou fugas de responsabilidades acordadas em coletivo.
  • Investir na comunicação para feedbacks construtivos e eficientes. Isso proporciona diálogos fluidos na rotina de trabalho, criando um ambiente positivo para que os funcionários se expressem. 
  • Estimular o autoconhecimento. Com efeito, identificar fragilidades e fortalezas são a base para qualquer crescimento profissional. Seja um catalisador de mudanças.

É válido lembrar que essas ações são um excelente ponto de partida para engajar colaboradores. Mas elas não se encerram aqui.

Continue a busca por conhecimento. Não hesite em aprimorar suas habilidades. Procure entender sobre metodologias, técnicas e ferramentas com o auxílio de um especialista da área.  

Seja a sua melhor versão com as palestras do Prof. Luiz Becker

Em prol de um objetivo comum, gestores e colaboradores podem alcançar novos patamares de desempenho. Articulando o trabalho da equipe ao propósito maior da instituição. Por isso, prepare-se para liderar com quem entende do assunto. Aproveite essa chance e contrate as palestras do Prof. Luiz Becker agora! 

Luiz Becker é bacharel em Direito e Mestre em Administração, e atualmente também é professor da Fundação Getulio Vargas. Com grande poder de convencimento e impacto positivo no público, suas palestras sempre chamam a atenção por serem extremamente cativantes.

Com isso, visite o perfil de Luiz Becker e veja o motivo pelo qual ele é a pessoa certa para palestrar em sua empresa

 

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