A liderança é uma habilidade que precisa ser aprimorada. Para tanto, você necessita entender o que é a liderança visionária.
Segundo Steve Jobs, a “inovação distingue um líder de um seguidor”. Com essa frase, rapidamente pode-se entender que aquele que inova é diferenciado dos demais.
Mas, o que significa ser um visionário? Seriam várias características agrupadas, como criatividade, resiliência, e outros fatores?
Para saber do assunto, trouxe um conteúdo para aprofundar no tema, que consta neste texto. Leia-o e fique atento às dicas.
Primeiras considerações sobre a liderança visionária
Em uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Harvard, no Brasil, dos 3 mil gestores entrevistados, 63% criam um clima desmotivador na empresa, e em contrapartida, apenas 12% criam climas motivadores aos colaboradores.
Entretanto, para mudar essa realidade, precisamos entender mais a liderança visionária e colocá-la em prática. Veja o que tem que ser feito:
- Estratégia. A estratégia também tem que ser vista como trabalho do líder, e por isso, ele se envolve tanto no seu desenvolvimento, quanto na sua execução;
- Entender quando acelerar. Em tempos desafiadores, o comprometimento com a equipe e a empresa devem ser ainda maiores, e assim, precisam saber quando trabalhar mais;
- Comunicação. Fundamental para todas as relações, quem se comunica bem possui diversas vantagens. Com isso, você precisa saber dialogar com seus colaboradores.
Ademais, lembre-se que a liderança visionária pode ser desenvolvida e aprendida, e um bom mindset ajuda muito nesse quesito.
Porém, ainda existem mais conselhos e ações que podem ser tomadas, para uma mudança de realidade dentro da empresa, dos seus resultados e da sua imagem.
Mais dicas sobre como alcançar a liderança visionária
Antes de mais nada, entenda que liderança visionária está pautada na visão sistêmica, e com ela você adquire habilidades como empatia, criatividade e capacidade para solucionar problemas graves.
Segundo uma pesquisa feita pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), 33% dos líderes acreditam que sua principal competência é a boa comunicação. Porém, 70% dos colaboradores pensam que esses profissionais não sabem dar feedbacks.
Com isso, chegamos a mais uma habilidade importante: saber cobrar resultados. E nisso está incluso saber dar feedbacks. Essas ações precisam ser muito bem pensadas, e as informações devem ser passadas com clareza.
Além disso, as decisões dos líderes têm que estar embasadas em resultados, pesquisas e estudos sobre a empresa e seus resultados. Por isso, o estudo deve ser constante.
Para mais informações e ensinamentos detalhados sobre o assunto, recorra a mim e contrate um palestrante visionário e diferenciado em seu trabalho.
As palestras de Daniel Quintana Sperb são de grande inspiração e carisma
Daniel Quintana Sperb é um Designer reconhecido internacionalmente pela sua inovação e profissionalismo. Somado a isso, já conquistou diversos prêmios e homenagens, e palestrou para a empresa TEDx como um expert em criatividade. Por fim, visite o perfil de Daniel Quintana Sperb e contrate esse palestrante de sucesso.