Entenda o que é liderança visionária- Por Daniel Quintana Sperb

A liderança é uma habilidade que precisa ser aprimorada. Para tanto, você necessita entender o que é a liderança visionária.

Segundo Steve Jobs, a “inovação distingue um líder de um seguidor”. Com essa frase, rapidamente pode-se entender que aquele que inova é diferenciado dos demais.

Mas, o que significa ser um visionário? Seriam várias características agrupadas, como criatividade, resiliência, e outros fatores?

Para saber do assunto, trouxe um conteúdo para aprofundar no tema, que consta neste texto. Leia-o e fique atento às dicas.

Primeiras considerações sobre a liderança visionária

Em uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Harvard, no Brasil, dos 3 mil gestores entrevistados, 63% criam um clima desmotivador na empresa, e em contrapartida, apenas 12% criam climas motivadores aos colaboradores.

Entretanto, para mudar essa realidade, precisamos entender mais a liderança visionária e colocá-la em prática. Veja o que tem que ser feito:

  • Estratégia. A estratégia também tem que ser vista como trabalho do líder, e por isso, ele se envolve tanto no seu desenvolvimento, quanto na sua execução;
  • Entender quando acelerar. Em tempos desafiadores, o comprometimento com a equipe e a empresa devem ser ainda maiores, e assim, precisam saber quando trabalhar mais;
  • Comunicação. Fundamental para todas as relações, quem se comunica bem possui diversas vantagens. Com isso, você precisa saber dialogar com seus colaboradores.

Ademais, lembre-se que a liderança visionária pode ser desenvolvida e aprendida, e um bom mindset ajuda muito nesse quesito.

Porém, ainda existem mais conselhos e ações que podem ser tomadas, para uma mudança de realidade dentro da empresa, dos seus resultados e da sua imagem.

Mais dicas sobre como alcançar a liderança visionária

Antes de mais nada, entenda que liderança visionária está pautada na visão sistêmica, e com ela você adquire habilidades como empatia, criatividade e capacidade para solucionar problemas graves.

Segundo uma pesquisa feita pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), 33% dos líderes acreditam que sua principal competência é a boa comunicação. Porém, 70% dos colaboradores pensam que esses profissionais não sabem dar feedbacks.

Com isso, chegamos a mais uma habilidade importante: saber cobrar resultados. E nisso está incluso saber dar feedbacks. Essas ações precisam ser muito bem pensadas, e as informações devem ser passadas com clareza.

Além disso, as decisões dos líderes têm que estar embasadas em resultados, pesquisas e estudos sobre a empresa e seus resultados. Por isso, o estudo deve ser constante.

Para mais informações e ensinamentos detalhados sobre o assunto, recorra a mim e contrate um palestrante visionário e diferenciado em seu trabalho.

As palestras de Daniel Quintana Sperb são de grande inspiração e carisma

Daniel Quintana Sperb é um Designer reconhecido internacionalmente pela sua inovação e profissionalismo. Somado a isso, já conquistou diversos prêmios e homenagens, e palestrou para a empresa TEDx como um expert em criatividade. Por fim, visite o perfil de Daniel Quintana Sperb e contrate esse palestrante de sucesso.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes