Design estratégico : o que você entende por esse termo?
Hoje, muitas empresas enxergam o design como algo para além da cereja do bolo.
Isso significa que o design estratégico torna-se a base e a sustentação da empresa, o que vai gerar impactos em outros aspectos da corporação.
Com isso, determinadas empresas possuem uma maturidade maior no assunto, e sendo assim, elas possuem maior desempenho no mercado.
Leia também: Palestras de Sucesso Entrevista Daniel Quintana Sperb
Dessa forma, essas marcas consideram o design como um processo, ou como uma cultura empresarial.
Assim, vou explicar a você como esse design estratégico melhora o desempenho operacional, o que certamente pode abrir seus olhos para essa área.
As vertentes do design estratégico
O design estratégico pode se manifestar de 4 maneiras. Desse modo, vamos conhecê-las agora:
- Gráfico: Um dos mais comuns, juntamente com o industrial. É um design voltado para símbolos e comunicação visual;
- Industrial: Neste caso, fala-se de produtos e ambientes, além da construção de coisas;
- Interação: Somado ao design de sistemas, ambos são menos comuns, porém vem ganhando espaço. Aqui, é tratado sobre design de serviços, experiências e interações;
- Sistemas: Este é o caso quando o design está no DNA da empresa. Encontra-se em processos e negócios.
Por conseguinte, as empresas mais maduras quanto ao assunto, certamente possuem vantagens competitivas em relação às demais.
Por que o design estratégico melhora o desempenho da corporação?
Foi realizada uma pesquisa com mais de 2.000 empresas. E o resultado sobre as suas relações com o design são surpreendentes.
A grande maioria trata o design apenas em aspectos visíveis do termo, o que equivale a 41%. A minoria, apenas 5%, são os visionários: aqueles que enxergam o design como sinônimo de negócios.
Com isso, nós podemos dizer que essa minoria é mais robusta em maturidade. O porquê eu posso explicar com dados: a receita da maioria das empresas cresceu 22%, enquanto a dos visionários cresceu 92%.
Mas, o motivo para isso, qual é?
Tudo inicia-se com a imaginação. Assim, ela qualifica a criatividade e fortalece o design, enquanto estratégia de solução de problemas.
Dessa forma, o design gera inovação, e essa inovação causa a diferenciação da empresa das demais, o que lhe propõe empoderamento. Assim, os lucros são sustentados e a marca ganha lealdade.
Percebeu como o design estratégico faz a diferença? Para saber mais, me chame e contrate um palestrante que propõe inovar a realidade da sua empresa.
As palestras de Daniel Quintana Sperb são brilhantes para a sua corporação
Daniel Quintana Sperb é um palestrante carismático e inspirador, e também é Professor de Design Estratégico, Gestão de Inovação e Design Thinking na ESPM. Em suma, sua inovação o levou para o sucesso, e agora ele quer colaborar com você. Por isso, visite o perfil de Daniel Quintana Sperb e faça a diferença: contrate-o agora mesmo!