Descubra como gerenciar melhor o seu tempo- Por Lucedile Antunes

Não é de hoje que o tempo, ou melhor, a falta de gestão do tempo é uma queixa no ambiente corporativo. Afinal, muitos parecem correr contra as próprias agendas, ao passo que enfrentam rotinas desordenadas de afazeres e compromissos.

Na verdade, a solução não consistiria em ter mais horas no dia; caso fosse possível. Mas organizar as atividades e eventos de acordo com o tempo necessário para sua execução. 

Ou, em outras palavras, aprender a gerenciar o tempo e usá-lo ao seu favor.

Como consultora organizacional e coach, entendo como pode ser desafiante otimizar tempo e trabalho. Porém, minha experiência permite afirmar o quanto os benefícios geram impactos para vida pessoal. Bem como para os negócios. 

Por isso, gostaria de compartilhar estratégias e ferramentas para ajudá-lo nesse sentido. 

Confira o texto a seguir e descubra como gerenciar o tempo pode elevar sua performance a outro patamar.

Do caos à organização: gerenciar o tempo requer mudanças

Na atual vida organizacional, gerenciar o tempo significa, sobretudo, estar aberto às mudanças. De forma que o tempo atenda à execução das atividades, dentro do prazo estipulado. Sem que os erros sejam motivo de punição.

Para tanto, é preciso ter clareza dos nossos objetivos e reais atribuições. Sendo necessário refletir sobre aspectos da carreira e propósito pessoal. Um exercício de perspectiva que exige autoconhecimento e contribui para tomada de consciência frente às demandas da rotina.

Outro ponto significativo sobre administração do tempo é o planejamento. Nesse momento, temos que listar e dividir as tarefas para visualizá-las com mais facilidade. Bem como definir as prioridades, prazos e os níveis de urgência e importância de cada atividade. Aliás, faça disso um hábito.

Por último, tenhamos em mente o mundo BANI como resposta às transformações rápidas do contexto em que vivemos. Isto é, gerir o tempo passa também pela constante evolução das organizações e do mundo.

De modo que os novos cenários não são obstáculos. Mas oportunidades para melhor gerenciar o tempo, aprimorar competências e impulsionar o desempenho dos colaboradores.

Gerencie o tempo a partir da realidade

Presos à zona de conforto, tendemos a gerenciar o tempo repetindo padrões e comportamentos diante de diferentes acontecimentos. Sem, entretanto, adaptarmo-nos às mudanças, nem realizarmos uma releitura das circunstâncias.

Porém, como parte do aprendizado, vimos que é possível usarmos nossas horas com aquilo que de fato importa. Lidando com a imprevisibilidade do mundo BANI como um fator positivo e respondendo a essa realidade de maneira estratégica.

Ao fim, são escolhas para uma rotina qualitativa, inteligente e mais produtiva. Com direito a pausas para organizar ideias e tempo livre para descanso, dada a automatização de tarefas.

Por isso, reinvente-se a partir de uma visão mais aprofundada sobre o tema. Conte com o apoio de outros profissionais e administre o tempo com maestria.

Aprenda na prática como ser agente de mudança com as palestras de Lucedile Antunes

Consultora especialista em gestão e desenvolvimento de pessoas, Lucedile Antunes converte os desafios organizacionais em oportunidades atuais e futuras de evolução.

Tanto que as palestras de Lucedile Antunes refletem as necessidades e dores do público, reconhecendo as competências e potencial dos colaboradores. 

Veja o trabalho desta palestrante e desenvolvam juntos soluções personalizadas para sua empresa.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes