Descubra aqui o que é efeito Zeigarnik – Por Fernando Felix

Você tem uma infinidade de coisas para fazer, mas não faz? Já ouviu falar sobre efeito Zeigarnik? Se trata de um segredo que irá te ajudar de forma intensa a fazer o que é preciso. É persuasão interna que você quer, certo? Então, continue a leitura, pois o mestre dessa arte revela a seguir, um segredo capaz de afetar de forma direta sua motivação, disciplina e aquele péssimo vício de começar e não terminar. Confira!

Afinal, o que é efeito Zeigarnik

De maneira simplificada,  chama-se de efeito Zeigarnik a tendência de lembrar melhor as tarefas incompletas do que as concluídas.

É algo aplicado de forma poderosa em filmes e livros na forma de ganchos, ou seja, alguns pontos da trama não são resolvidos, exatamente para garantir que as pessoas fiquem interessadas em “consumir o próximo capítulo”.

Contudo, o que você talvez não saiba, é que essa mesma estratégia pode ser utilizada de forma benéfica na realização dos seus projetos.  

Como tirar proveito dele para agir mais e  influenciar? É o que falo, a seguir.

Algumas pessoas sabem que precisam fazer determinada ação, mas passam o dia “enrolando”. Se identificou? 

“A decisão certa seguida de um foco absurdo te leva onde quiser”.- Fernando Felix

Você costuma procrastinar? Ou talvez, conheça alguém assim. Na verdade, é algo diferente da famosa “preguiça”. Afinal, a pessoa que está nesse padrão de adiar a realização das tarefas, sofre.

Pois bem, o efeito Zeigarnik tem uma história muito interessante por trás do conceito, e surge como uma ótima alternativa para lidar com essa problemática da procrastinação. Vejamos as origens dele, a seguir.

Origens do Efeito Zeigarnik

Um dia, sentada em um movimentado restaurante vienense na década de 1920, a psicóloga russa Zeigarnik notou que os garçons conseguiam lembrar com sucesso os detalhes dos pedidos das mesas das pessoas que ainda não haviam recebido e pago a conta. Assim que a comida foi entregue e a conta fechada, no entanto, as lembranças dos garçons dos pedidos pareceram desaparecer de suas mentes.

Ela então, realizou uma série de experimentos para estudar esse fenômeno. Ela pediu aos participantes que completassem uma série de 18 a 22 tarefas simples, incluindo coisas como fazer uma figura de barro, construir um quebra-cabeça ou resolver um problema de matemática. Metade das tarefas foi interrompida antes que o participante pudesse completá-las. Enquanto isso, o participante foi capaz de trabalhar nas outras até que eles terminassem. Em seguida, o participante foi solicitado a contar à pesquisadora sobre as tarefas em que trabalhou. 

Zeigarnik queria saber quais tarefas os participantes se lembrariam primeiro. Um grupo inicial de participantes recordou 90% mais das tarefas interrompidas do que as tarefas que eles completaram, e um segundo grupo de participantes recordou tarefas interrompidas duas vezes mais do que tarefas concluídas.

Em uma variação do experimento, Zeigarnik descobriu que os adultos mais uma vez experimentaram uma vantagem de memória de 90% para tarefas interrompidas. Além disso, as crianças se lembraram de tarefas inacabadas duas vezes mais do que as tarefas concluídas.

Zeigarnik, em seus estudos, sugeriu que não completar uma tarefa cria uma tensão cognitiva subjacente.

I sso resulta em maior esforço mental e ensaio para manter a tarefa na frente da consciência. Uma vez concluído, a mente é capaz de abandonar esses esforços.

Superando a procrastinação com o efeito Zeigarnik

Muitas das vezes, é comum as pessoas adiarem grandes tarefas que parecem impossíveis de se concluir.

No entanto, o efeito Zeigarnik sugere que a chave para superar a procrastinação é apenas começar. O primeiro passo pode ser algo pequeno. A grande sacada aqui, é que a tarefa foi iniciada, mas não concluída. Isso consumirá energia psicológica que levará a tarefa a surgir em nossos pensamentos, martelando nossa mente. É uma sensação desconfortável muitas vezes, mas que nos levará a completar a tarefa.

 

Concluindo 

O efeito Zeigarnik começou como uma simples observação de como os garçons de restaurantes lidam com os pedidos dos clientes. Pesquisas subsequentes ofereceram suporte para a ideia de que, pelo menos em alguns casos, temos a tendência de lembrar melhor as tarefas inacabadas do que as concluídas. Embora existam muitos fatores que podem influenciar a ocorrência do efeito e sua força, você pode utilizar o conhecimento de várias maneiras. Ao fazer pausas deliberadas enquanto trabalha em um projeto, você pode descobrir que consegue se lembrar melhor de detalhes importantes. 

E então, pronto para colocar essa poderosa sacada em prática? 

Referências para a produção do artigo:

https://memory.ai/timely-blog/zeigarnik-effect-productivity

https://www.goodtherapy.org/blog/psychpedia/zeigarnik-effect

https://www.thoughtco.com/zeigarnik-effect-4771725

https://www.youtube.com/watch?v=eylBcAhvqeg

https://www.verywellmind.com/zeigarnik-effect-memory-overview-4175150

Precisa de ajuda para mudar comportamentos e parar de procrastinar? Conte comigo, estou aqui para lhe ajudar no que for necessário. Até meu próximo post, treinamento ou palestra

As palestras de Fernando Felix são inovadoras e revolucionárias

Referência em soluções de alta performance, as palestras de Fernando Felix são, sobretudo, a chave para a sua mudança pessoal e profissional. Com ferramentas de hipnose e neolinguística, Felix é o mentor, consultor e trainee que entrega resultados práticos e não apenas teoria. Integrando décadas de conhecimento e atuação em vendas e liderança de equipes comerciais, Fernando Felix já capacitou milhares de profissionais. Seja você também um criador de persuasão.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes