Desafios da liderança feminina: quais são e como lidar com eles? Já parou para pensar nisso?
Sabemos que a liderança feminina brasileira tem conquistado cada vez mais espaço e voz no mundo corporativo. Um caminho histórico de árduas vitórias, sem dúvidas, mas sempre acompanhado de barreiras.
Isso porque as experiências e vivências de uma mulher em cargos de autoridade são constantemente atravessadas por desigualdades. Pois, enquanto sujeitos, as mulheres são alvos contínuos de preconceito explícito de gênero.
Nesse cenário discriminatório e por vezes limitante, discussões veem à tona. Como as lideranças femininas podem trilhar uma carreira de sucesso? Elas podem alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e o âmbito profissional?
Para responder esses e outros questionamentos, precisamos entender melhor quais são os desafios postos. E explorar o tema sob uma ótica até mesmo científica através da Psicologia Organizacional e da Psicologia Social.
Boa leitura!
Ser líder e mulher: entenda quais os desafios da liderança feminina no nosso país
Com uma forte trajetória no ambiente corporativo, realizando consultorias e treinamentos em empresas nacionais e multinacionais, algo tornou-se evidente para mim.
As mulheres brasileiras enfrentam dificuldades cotidianas para conciliar sua vida pessoal com a carreira.
Um fato inclusive que se justifica a partir de estudos acerca do assunto. A exemplo de minhas pesquisas de mestrado e doutorado em Psicologia sobre “Mulheres líderes e seus desafios”.
Nesses trabalhos, pude constatar que os principais desafios da liderança feminina no Brasil são:
- a superação das barreiras corporativas e de questões sociofamiliares;
- a cultura corporativa pautada em um estilo masculinizado;
- a valorização dos vínculos emocionais junto aos times liderados;
- e os conflitos travados entre trabalho e área pessoal (maternidade versus carreira etc).
Todos esses pontos afetam não somente a essência da mulher vencedora, mas impedem o crescimento destas profissionais nas organizações.
Nesse sentido, é preciso superar os obstáculos e uma narrativa única e diferenciada de sucesso.
Como fortalecer lideranças femininas frente aos desafios?
Alcançar o patamar que equilibra e resgata a essência feminina é um processo que demanda aprendizados.
Por um lado, é fundamental que as mulheres exercitem o autoconhecimento e se posicionem, de maneira individual e coletiva, mediante as desigualdades.
De outra parte, é necessário sair do lugar comum e desvincular as características de liderança aos gêneros. De maneira que o mercado ofereça condições justas de trabalho para que as mulheres desempenhem sua autoridade.
É nesse ponto que saímos do lugar comum e compartilhamos vivências. Afinal, uma jornada torna-se mais rica a partir de um olhar transformador que fala diretamente com o público feminino.
Por isso, as palestras motivacionais para mulheres são tão valiosas.
Nesses espaços, as participantes fortalecem conexões junto a outras mulheres. Ali elas se informam, se inspiram e se motivam à prática, baseadas em suas realidades.
Palestras dessa magnitude, a exemplo da “A Mulher é um show!” ajudam mulheres a ressignificar sua posição nas corporações. Assim como traçar novos caminhos na vida.
Esteja atento às oportunidades que promovam esse tipo de diálogo. Seja para datas representativas como o Dia Internacional da Mulher ou para o aperfeiçoamento da cultura organizacional.
Aumente a performance de liderança do seu time com as palestras de Edson de Paula
Em eventos empresariais, mentorias e palestras, a excelência é elemento primordial para o alcance de bons resultados. Ainda mais quando a temática é sobre o desenvolvimento do potencial de lideranças.
Por isso, convidamos você a conhecer as palestras de Edson de Paula e entender mais do trabalho desse especialista.
Encante sua equipe de colaboradores, agregue valor à sua empresa. Contrate Edson de Paula.