Motivar a equipe de vendas é mais que uma poderosa ferramenta para os negócios: é a certeza de que além de contar com um time engajado, você está injetando paixão nas pessoas, promovendo um ambiente de trabalho mais feliz e trazendo bem-estar para as pessoas.
Há várias estratégias para acelerar as vendas e despertar a automotivação nos colaboradores e nosso palestrante que traz a paixão no nome, Leonardo Paixão, compartilha algumas delas conosco a seguir, acompanhe!
Motivar a equipe de vendas: todos que estão envolvidos com vendas necessitam de motivação recorrentemente
Um ponto que considero importante enfatizar, sempre que me falam sobre a equipe de vendas de uma empresa é: equipe de vendas não se resume aos vendedores. Todos aqueles que estão de certa forma, envolvidos com vendas, precisam estar motivados.
E a gestão, o líder, não pode se eximir da sua parcela significativa de colaboração para isso acontecer, certo? Até comentei na entrevista, aqui mesmo no blog:
“ As injeções de adrenalina devem ser feitas, no mínimo, semanalmente.”
Estratégias para motivar a equipe de vendas e os demais colaboradores
Você sabe quais são as necessidades da sua equipe, dos seus funcionários?
Aqui temos o ponto de partida. Faça um levantamento em relação às necessidades mais prioritárias.
Feito isso, é fundamental alinhar tais necessidades com o treinador / palestrante que você pretende investir. Esse profissional, aliás, deve ser minuciosamente analisado, para que você perceba se ele pode ou não ser o nome certo.
Lembre-se: uma palestra motivacional ou treinamento, só fará sentido e efeito, se a pessoa responsável por transmitir essa “injeção de motivação” encaixar-se nas necessidades do time.
“Para que um treinamento apresente bons resultados, é preciso alinhar o seu foco às necessidades da empresa.”
Definir o objetivo do treinamento é ponto-chave para ele ser bem-sucedido
Sou adepto de sempre investir no aprimoramento da equipe. Por isso, entendo que é crucial que se defina o objetivo do treinamento de vendas e motivação.
Pense sempre no cuidado de estabelecer metodologias, processos e técnicas, e que todas essas facetas possam contar com uma pitada de energia e motivação.
Isso fará a diferença em como seus funcionários irão assimilar o conteúdo, refletindo nos resultados do seu negócio, posteriormente.
Atenção ao aspecto técnico do treinamento de vendas e motivacional
Acredito ainda que seja de extrema relevância, focar ainda no aspecto técnico do treinamento.
Falando em vendas, ele deve:
- focar nas competências que o indivíduo precisa desenvolver para executar com eficácia a atividade no dia a dia;
- fornecer instruções claras sobre o que fazer e como fazer, conforme os processos de vendas já existentes na empresa.
E então, preparado para dar um upgrade nas vendas, oferecendo treinamentos motivacionais e de vendas para a equipe? Aliás, já conhece minhas palestras e mentorias? Se precisar de ajuda, é só chamar!
As palestras e mentorias de Leonardo Paixão colocam você e seu negócio nos trilhos do Sucesso!
Atuando no segmento de palestras e mentoria há 15 anos, Leonardo Paixão é fundador da escola de idiomas inFlux, que já conta com cerca de 200 franquias e 60 mil alunos.
Autor do livro “Professor, dê o seu show – tudo sobre os bastidores de uma escola de idiomas”, Leonardo Paixão, ou “Mentor Paixão”, como também é conhecido, é o profissional perfeito para que seu evento seja memorável e para eletrizar seu time de vendas e atendimento, bem como empreendedores em geral.
Clique aqui e conheça mais sobre este extraordinário palestrante.