Conheça as 5 habilidades dos inovadores de ruptura- Por Daniel Quintana Sperb

Habilidades para inovar : será que você as tem?  É inegável que estamos na era da inovação. Todo negócio que pretende se firmar no mercado, precisa estar atento a isso e munir seus colaboradores, gestores e líderes, dessa conscientização.

E, veja bem: para inovar, sua equipe da alta direção, deve necessariamente nutrir em sua gestão, profissionais e líderes com competências criativas, antes de mais nada.

São aqueles profissionais denominados de inovadores de ruptura. Dessa forma, preparei no post de hoje aqui no blog da Palestras de Sucesso, um conteúdo básico para quem quer um ponto de partida para se aprofundar no tema.

Nele, abordo as 5 habilidades necessárias dos profissionais inovadores, confira a seguir!

Habilidades dos inovadores: uma pesquisa de Clayton Christensen

Clayton Christensen, autor do livro “DNA do Inovador: Dominando as 5 habilidades dos Inovadores de Ruptura”, mostra nesta obra, uma interessante pesquisa publicada pelo Strategic Entrepreneurship Journal,onde ele identifica as 5 habilidades dos inovadores de ruptura.

Vale dizer que o conceito de Inovação Disruptiva foi lançada ao mudo por Christensen no ano de 1995, na época, na Harvard Business Review. O conceito passou por aprimoramento em 1997, a partir do livro “ O Dilema da Inovação.”

Ele nos deixou em 2020, contudo, deixou também um imenso legado a todos nós.

Um dos insights mais interessantes revelados por ele é:

Inovação não é apenas uma predisposição genética, ela pode ser treinada.

Ou seja, quanto mais você treina, mais você estimula a habilidade e mais facilidade tem para lidar com ela. Neste sentido, veja a seguir as 5 habilidades que todo profissional que quer inovar deve investir:

Associação ou pensamento associativo

Realizar uma síntese e extrair sentidos de novas informações. Inovadores com isso tem mais facilidade em encontrar novos direcionamentos, estabelecendo links entre ideias, problemas e questionamentos. 

Coisas muitas vezes, a princípio, sem qualquer relação. No entanto, sabemos que  sem as grandes e inovadoras descobertas, muitas vezes acontecem exatamente  nessa  intersecção de disciplinas.

Questionar

A paixão por perguntar, por ser curioso, por buscar entender algo, é algo como uma mola propulsora para alavancar descobertas e inovações. Trabalhar essa mentalidade nos profissionais de hoje é fator imprescindível.

Há outras 3 habilidades necessárias, que são:

  • Observação;

  • Experimentação;

  • Networking.

Para nutrir sua pesquisa, sugiro os seguintes links:

O DNA do inovador 

As 5 habilidades dos inovadores 

Aproveite e confira meus e-books que tratam este e demais temas importantes para inovadores de ruptura e criativos em geral:

Quero baixar grátis os e-books de Daniel Quinta Sperb

Agora que você já conhece as habilidades dos inovadores de ruptura, me fala: qual delas você já tem? Qual ou quais pretende aprimorar? 

Nos falamos no próximo post ou nas minhas palestras, até lá! 

As palestras de Daniel Quintana Sperb promovem inovação no seu negócio

Daniel Quintana Sperb é um palestrante carismático e inspirador, e também é Professor de Design Estratégico, Gestão de Inovação e Design Thinking na ESPM. Em suma, sua inovação o levou para o sucesso, e agora ele quer colaborar com você. Por isso, visite o perfil de Daniel Quintana Sperb e faça a diferença: contrate-o agora mesmo!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes