Definições de inovação para você refletir- Por Daniel Quintana Sperb

Inovação: o que este tema significa no dia a dia da sua empresa? Antes de mais nada, responda uma coisa: seu foco está em seu modelo de negócios ou nos produtos? 

A história não mente. Temos inúmeros exemplos, mundo afora, de verdadeiros “gigantes do mercado”, que foram extintos, exatamente por cometer o grave erro de direcionar todo o foco somente em seus produtos.

Dito isso, acho que agora você já captou nas entrelinhas, a dimensão da inovação para uma empresa que quer se manter ativa e relevante no mundo dos negócios, não é verdade? 

Pois bem, no post de hoje aqui no blog, trago para você algumas das principais definições de inovação, com o intuito de levá-lo à reflexão. 

No final do post, deixo ainda um presente para aqueles que querem se aprofundar no tema. Me acompanha? Será um enorme prazer.

Estudar os diferentes conceitos de inovação trará impactos positivos para o seu negócio

Além de ampliar seu leque, estudar os diferentes conceitos de inovação terá o poder de impactar positivamente o seu negócio.

Como um simples ponto de partida, deixo aqui algumas definições do termo para que você se aprofunde no assunto. São trechos retirados de um e-book que produzi sobre inovação:

  • Para Bacon e Butler: Inovação é o uso, comercialmente bem-sucedido, de uma invenção;
  • Para Ernest Gundling/3M: Inovação é = novas ideias + ações que produzem resultados;
  • Para Hesselbein et al: Inovação é a mudança que cria uma nova dimensão de desempenho;
  • Para Freeman: Inovação é o processo que inclui atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos;
  • Para Christensen: Inovação é a capacidade de transformar o baixo desempenho de uma nova proposta de valor, baseada numa tecnologia disruptiva, em desempenho superior, o mais rápido possível;
  • Para o Manual de Oslo: Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas;
  • Para o Manual Frascati: Inovação é a introdução, com êxito, no mercado, de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente ou contendo alguma característica nova e diferente da até então em vigor. Compreende diversas atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras, comerciais e mercadológicas. A exigência mínima é que o produto, processo, método, sistema deva ser novo ou substancialmente melhorado para a empresa em relação a seus competidores.

Antes de mais nada, gosto de frisar que pessoas e empresas inovadoras, são questionadoras, observadoras, ousam e não tem medo de experimentar, bem como cultivam o networking e ainda por cima, treinam as pessoas para serem mais criativas e consequentemente, inovadoras.

Dito isso, lembra sobre o presente que mencionei?  Pois bem, separei aqui alguns links com conteúdos de alto nível para você ir de cabeça no tema e trilhar o caminho da inovação:

As 5 habilidades dos inovadores

Inovação guiada pelo design 

Matriz de inovação estratégica 

Mas, não é só isso! No link abaixo te presenteio com um livro grátis, no formato e-book, só clicar para ter acesso:

Eu quero o e-book grátis do Daniel Quintana Sperb

Agora me conta: o conteúdo de hoje fez sentido para você? Dúvidas? Conta pra mim nos comentários. Até a próxima! 

As palestras de Daniel Quintana Sperb promovem inovação no seu negócio

Daniel Quintana Sperb é um palestrante carismático e inspirador, e também é Professor de Design Estratégico, Gestão de Inovação e Design Thinking na ESPM. Em suma, sua inovação o levou para o sucesso, e agora ele quer colaborar com você. Por isso, visite o perfil de Daniel Quintana Sperb e faça a diferença: contrate-o agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes