Novo consumidor: você está preparado para ele?
Ser um empreendedor de sucesso implica em uma série de nuances e fatores. As palestras de Demétrio Magnani apontam de forma cirúrgica, muitas dessas variáveis. Um exemplo é o papel do setor varejista, no sentido de se preparar para atender da melhor forma, o novo consumidor. Afinal, se você não se atualiza diante dessa dinâmica avançada do mundo dos negócios, rapidamente é ultrapassado. Com isso, as possibilidades de alavancar o negócio e se tornar um empreendedor de sucesso, diminuem substancialmente.
Nosso mestre máximo do varejo, o grande palestrante Demétrio Magnani, nos traz respostas para a importante pergunta: como o varejista deve se preparar para atender o novo consumidor? Vamos descobrir juntos, a seguir.
Empresas devem se adequar para atender o novo consumidor
Seu negócio no setor do varejo, está atualizado e relação ao atendimento ao cliente? De que maneira você está interagindo e lidando com o novo consumidor?
Se preparar é fundamental para ser bem-sucedido nesta empreitada, e especialmente se você é varejista, vale a pena um olhar mais atento ao meu post de hoje, ok?
A seguir, trago algumas orientações capazes de ajudar você e seu time no processo. São alguns passos que contribuirão com o varejista e que são de fácil aplicação no negócio. Confira.
Ver essa foto no Instagram
Atender o novo consumidor: canais digitais
Quando falamos em canais digitais, tenha em mente que vender pelo WhatsApp ou montar uma loja virtual não é o bastante.
É fundamental disponibilizar um canal digital que seja tanto para o relacionamento com estes consumidores, quanto para as vendas. Dessa maneira, é possível automatizar procedimentos e trazer novos recursos para o negócio.
Pautar decisões baseadas em análises contínuas de dados
Também se faz necessário realizar a análise recorrente dos dados obtidos, por meio de relatórios para assim, extrair insights para o negócio. Isso ajudará o gestor a adotar medidas assertivas e trazer resultados positivos.
3 passos importantes para o varejista atender bem o novo consumidor
Conforme eu falei em um post que fiz no Instagram, além das medidas acima, é interessante para o varejista seguir ainda mais 3 passos:
- Elaborar indicadores de estabelecimento: com isso, a partir dos dados adquiridos pela análise contínua, o varejista tem em mãos, informações relevantes. Assim, pode avaliar tanto o desempenho das campanhas de marketing, quanto a eficácia das vitrines e a taxa de conversão, dentre outros aspectos.
- Compreender a experiência do consumidor: o cliente nutre a expectativa que as marcas ofereçam exatamente o que elas desejam e buscam. Daí a importância do varejista ficar antenado em relação às preferências do público.
- Realizar a performance da equipe e da própria loja: como gestor, procure sempre conferir o desempenho da equipe e estabelecimento. Para tanto, lance mão de relatórios, fluxo de passantes e entrantes e mapas de calor. Isso ajuda a indicar os possíveis pontos de melhoria que poderão se aplicar à loja. Serve ainda como diretrizes para treinar e capacitar os profissionais.
E então, preparado para atender os consumidores de forma estratégica e assertiva? Conte comigo, estou aqui para lhe ajudar da melhor forma.
Descubra como é possível alavancar suas vendas com as palestras de Demétrio Magnani
Com passagem por cargos de gerência, direção de marketing, vice-presidência de operações, conselho de administração e muito mais. Demétrio Magnani tem transformando lideranças de forma única, apoiando e influenciando-as em busca de seus sonhos. Não por acaso, as mentorias e as palestras de Demétrio Magnani são referência no mercado varejista.
Confira o perfil deste incrível palestrante no site e leve-o para seu evento!