Como executar uma gestão comercial e de compras, assertiva? – Por Demétrio Magnani

Gestão comercial  e gestão de compras, são algumas das funções que tenho observado no decorrer de mais de 30 anos atuando no varejo.  E o que eu reparei por anos, é o fato de que muitos líderes cometem equívocos quanto a tais tarefas, em seus empreendimentos. 

Principalmente no que diz respeito ao planejamento, a mensuração de custos e técnicas de gestão de pessoas e processos. Isto é, a saúde financeira da empresa.

E veja bem, isso não tem sido algo exclusivo das grandes redes varejistas. Pelo contrário, a gestão de compras tem impactado negócios de pequeno e médio porte. Seja qual for o segmento da atividade.

No entanto, é possível reverter esse quadro e garantir competitividade no mercado, redução de custos e aumento da  lucratividade. Além da manutenção da qualidade dos produtos ofertados aos clientes.

E para cumprir essa missão, preparei um conteúdo que certamente irá ajudá-lo a potencializar o seu negócio. 

Leia o artigo completo e entenda mais como realizar essa transformação. Acompanhe-me!

6 passos para você estruturar a gestão de compras de maneira eficiente

Na prática, varejistas e supermercadistas podem otimizar a gestão comercial mediante algumas estratégias. Dentre as quais, destaco seis. São elas:

1- Seja um comprador bem informado, construa um bom relacionamento com os fornecedores e negocie produtos de qualidade. Afinal, seu comércio precisa apresentar exatamente aquilo que os clientes buscam, garantindo variedade de produtos e preços competitivos, concorda?

2) Esteja atento às demandas e ao comportamento dos clientes. Isso inclui fatores como: atendimento, facilidades de pagamento, ações de pós-venda e o mix de produtos ofertados. Lembre-se que a melhor experiência de compra é aquela que atende às necessidades do seu público.

3) Entenda que a gestão de compras afeta diretamente o caixa da empresa. Estar a par desses efeitos implica em adotar um poderoso planejamento. Para tanto, conheça a fundo as finanças do seu negócio, opere de acordo com a sua realidade. Isso evitará desperdícios, precificações inadequadas e, em casos mais graves, o comprometimento do patrimônio. 

4) Saiba mais sobre matemática comercial. Ela será um ponto essencial na administração dos seus recursos, possibilitando efetuar cálculos sobre rotina varejista, margem, dentre outros elementos. Entender a matemática por trás de tudo isso é o alicerce para a expansão e o crescimento do seu comércio.

5) Aprenda a gerir e definir o papel de cada categoria de produto. De modo geral, esse é um procedimento que envolve fornecedores e varejistas, onde as categorias são unidades estratégicas de negócio. O que acaba, por fim, proporcionando valor aos clientes, bem como maiores lucros para a empresa. Sobre as categorias, podemos delimitá-las ainda como de destino, de rotina, sazonal e de conveniência.

6) Faça a gestão comercial segundo as quatro políticas por categoria, considerando para tal a precificação, o sortimento, a arrumação e a promoção. Isso significa muito mais vantagem para sua rotina administrativa. Pois, essas políticas oferecem o subsídio para tomada de decisões, criação de ofertas personalizadas, disponibilização de produtos e campanhas de marketing.

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Como pudemos constatar, uma gestão de compras de excelência é fundamental para gerar resultados efetivos e estar à frente da concorrência. De forma a explorar profundamente cada uma das ações relacionadas a vendas e ao relacionamento com fornecedores e público-alvo.

No entanto, esse processo é bastante desafiador e exige um vasto conhecimento do mercado. Pois não basta replicar modelos, é preciso entender a dinâmica do varejo com maestria e estar constante atualizado. 

Por isso, o treinamento e a mentoria virtual da Academia do Comerciante são a oportunidade perfeita para sua profissionalização em vendas. Com metodologia e técnicas avançadas, você aprenderá a fazer a gestão no detalhe. Assim como a planejar o futuro da empresa e liderar a partir de grandes resultados.

Então, varejista, que tal dominar estratégias para guiar sua equipe comercial rumo ao sucesso? 

Descubra como é possível alavancar suas vendas com as palestras de Demétrio Magnani

Com passagem por cargos de gerência, direção de marketing, vice-presidência de operações, conselho de administração e muito mais. Demétrio Magnani tem transformando lideranças de forma única, apoiando e influenciando-as em busca de seus sonhos. Não por acaso, as mentorias e as palestras de Demétrio Magnani são referência no mercado varejista.

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