Como fazer a gestão do trabalho em tempos de home office?- Por Sidelcy Ludovico

Gestão do trabalho em tempos de home office: você sabe como fazer? Cenários imprevisíveis, distanciamento social, crises econômicas e, claro, uma pandemia. Sem dúvidas essa realidade afetou e ainda afeta pessoas e profissionais ao redor do mundo, modificando relações e rotinas de modo singular.

No entanto, nesses novos tempos, observei que alguns gestores enfrentaram dificuldades para repensar e implementar outro regime de produção.

Algumas lideranças, aliás,  adotaram medidas incompatíveis com uma gestão de trabalho remoto de excelência. Até mesmo empregando estratégias sem o devido cuidado e clareza para com os colaboradores.

Por outro lado, tive conhecimento de líderes que abordaram, com maestria, a gestão de home office em suas rotinas administrativas. O que por sua vez aproximou e fortaleceu a equipe, gerando resultados positivos para a organização e colaboradores.

Aliás, como a gestão da sua empresa está respondendo ao trabalho remoto? E o modelo de liderança, ele tem garantido segurança para os liderados? 

Confira de perto respostas para tais questionamentos e extraia valiosas lições sobre o futuro da gestão. Siga a leitura.

Explorando novos hábitos da gestão de trabalho remoto

Antes de números, lucros e dividendos, líderes responsáveis sabem que empresas são feitas, sobretudo, por pessoas. Quando há a transição para o ambiente virtual, essa premissa permanece. 

Assim que a gestão de trabalho remoto continua a direcionar, alinhar e apoiar o time como um todo.

Dito isso, os gestores que lideram em tempos de home office precisam estabelecer acordos com os colaboradores. Bem como procedimentos e práticas que atendam às novas estratégias da empresa. 

Vamos de exemplo?

Gestores, ou melhor, chefes que agem a partir do comando e controle são um empecilho para equipes remotas. Ainda mais em momentos de fragilidade e incertezas. Isso porque a tática de pressão gera mais estresse e tensão, criando um clima de insegurança para os colaboradores.

Ao contrário dessa relação baseada na obediência, a boa gestão de home office se ocuparia no que realmente importa. De modo que se empenharia em definir objetivos, metas e prioridades razoáveis e atingíveis. Além de construir um cronograma coletivo com os membros da equipe, incluindo as atividades e entregas. Percebe a diferença?

Gestão de home office: uma oportunidade de crescimento

A gestão de trabalho remoto já é o presente e futuro de várias organizações. Sendo, aliás, a oportunidade ideal para gestores se reinventarem e abandonarem conceitos antigos de liderança.

Por isso, é de extrema importância que os líderes estejam preparados para os novos sistemas organizacionais. Buscando, sempre que possível, desenvolver técnicas, habilidades e métodos inovadores para potencializar o crescimento da equipe.

Seja exercitando a comunicação não-violenta e aprimorando a escuta ativa. Seja disponibilizando para a equipe os recursos mais adequados para realização das tarefas.

Conforme comentei em uma entrevista que concedi ao site:

“Uma importante dica para todos os líderes responsáveis por equipes neste momento de trabalho home office é que usem o processo da comunicação não violenta, ou seja, observação, sentimento, necessidade e pedido.

Estamos vivendo um momento muito delicado em que as pessoas estão ansiosas, sensíveis e fragilizadas com as incertezas da situação em que vivenciamos.

Por isso o processo da comunicação não violenta é de suma importância até porque o trabalho em home office tende a continuar a ser adotado mesmo após o fim do distanciamento social imposto pela Covid-19.”

Diante de tantas mudanças, assuma o protagonismo e destaque-se como líder. Essa é a hora!

Palestras de Sidelcy Ludovico: preparando líderes para o futuro

Uma palestrante inovadora e formadora de líderes há mais de 25 anos. Sidelcy Ludovico segue à frente das mudanças do mercado empresarial, sendo referência no Brasil e no mundo.

Não por acaso, as palestras de Sidelcy Ludovico refletem a realidade e os desafios mais atuais das organizações. Portanto, aproveite a oportunidade e conheça mais sobre a palestrante e a excelência do seu trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes