“A comunicação efetiva no local de trabalho é um elemento integral do sucesso de uma empresa.” – Ju Bueno
Hoje em dia, é muito comum o fato de alguns líderes incorrerem em determinados equívocos que geram custos significativos para suas organizações. Um dos erros mais relevantes é o fato do líder, muitas vezes, não reconhecer ou simplesmente ignorar a importância de uma boa comunicação no ambiente corporativo.
Um famoso estudo norte-americano, denominado Relatório Holmes, concluiu os seguintes fatores sobre comunicação no cenário empresarial e corporativo:
- Empresas com estratégias de comunicação eficazes têm retornos 47% maiores para os acionistas, funcionários mais engajados e menos rotatividade de funcionários;
- Por outro lado, entre 400 empresas pesquisadas ao longo de um ano, estima-se que US $ 37 bilhões foram perdidos devido equívocos ou erros de funcionários devido à má comunicação.
Dá pra termos uma breve noção do impacto que uma comunicação efetiva, bem como deficiente, geram no empreendimento, não é mesmo?
Pensando nisso, preparei com muito carinho o post de hoje, baseando-me sobretudo nas minhas palestras que estão entre as melhores do ano:
- Palestra Comunicação Efetiva;
- Palestra Escuta Ativa.
Comunicação efetiva: que tal fazer da comunicação um hábito em sua organização?
Já pensou em implementar processos de comunicação regulares, estabelecendo para tanto uma programação?
Comunicação em várias frentes, como:
- teleconferências semanais;
- boletins on-line mensais;
- avaliações trimestrais de funcionários,dentre outros.
Ao adotar regras bem definidas e comunicar de forma clara, você contribui com o relacionamento na empresa e todos podem trabalhar de forma mais tranquila, sem gerar ruídos comunicativos, por exemplo.
Papel do líder na comunicação efetiva
A liderança tem um papel crucial na comunicação efetiva na empresa. Algumas dicas para o líder ter uma comunicação mais assertiva são:
- Pare de dar desculpas. Comprometa-se a melhorar, para você, sua equipe e sua empresa. Aloque o tempo, a energia e os recursos necessários para transmitir sua mensagem com o contexto e significado certos para envolver seus funcionários;
- Concentre-se no público. Saber de onde vem o público ajuda a posicionar as mensagens da maneira certa para serem significativas e relevantes;
- Crie uma estratégia de comunicação e traduza-a em um plano orientado para a ação. Não espere resultados imediatos.
- Peça e aja conforme as sugestões dos funcionários, agradeça, articule expectativas, forneça informações significativas. Assim, você irá demonstrar que valoriza seus funcionários.
- Seja persistente. Lembre-se de que uma boa comunicação é uma habilidade e, como todas as habilidades, é preciso prática e feedback para melhorar.
Escuta ativa
Trabalhar a escuta ativa é primordial quanto o assunto é comunicação eficaz.
Acredite: uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar a comunicação é ouvir. Quando você ouve ativamente seus funcionários ou colegas de trabalho, eles se sentem respeitados e confiáveis.
Para ouvir melhor, preste muita atenção na conversa. Não deixe sua mente vagar. Em vez de pensar no que você quer dizer a seguir, ouça o que a pessoa diz.
Quando for responder, resuma seus pontos principais e, em seguida, pergunte se você entendeu corretamente. Isso reafirma ao interlocutor que você realmente o ouviu.
Espero ter contribuído com você no post de hoje e te aguardo em minhas palestras sobre comunicação eficaz e escuta ativa, certo? Nos vemos lá, um grande abraço e gratidão pela sua atenção até aqui!
As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais
Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!