Comunicação efetiva: dicas para melhorar a comunicação em sua empresa- Por Ju Bueno

“A comunicação efetiva no local de trabalho é um elemento integral do sucesso de uma empresa.” – Ju Bueno 

Hoje em dia, é muito comum o fato de alguns líderes incorrerem em determinados equívocos que geram custos significativos para suas organizações. Um dos erros mais relevantes é o fato do líder, muitas vezes, não reconhecer ou simplesmente ignorar a importância de uma boa comunicação no ambiente corporativo.

Um famoso estudo norte-americano, denominado  Relatório Holmes, concluiu os seguintes fatores sobre comunicação no cenário empresarial e corporativo:

  • Empresas com estratégias de comunicação eficazes têm retornos 47% maiores para os acionistas, funcionários mais engajados e menos rotatividade de funcionários;
  • Por outro lado, entre 400 empresas pesquisadas ao longo de um ano, estima-se que US $ 37 bilhões foram perdidos devido equívocos ou erros de funcionários devido à má comunicação.

Dá pra termos uma breve noção do impacto que uma comunicação efetiva, bem como deficiente, geram no empreendimento, não é mesmo? 

Pensando nisso, preparei com muito carinho o post de hoje, baseando-me sobretudo nas minhas palestras que estão entre as melhores do ano:

  • Palestra Comunicação Efetiva;
  • Palestra Escuta Ativa.

Comunicação efetiva: que tal fazer da comunicação um hábito em sua organização?

Já pensou em implementar processos de comunicação regulares, estabelecendo para tanto uma programação? 

Comunicação em várias frentes, como:

  • teleconferências semanais;
  • boletins on-line mensais;
  • avaliações trimestrais de funcionários,dentre outros.

Ao adotar regras bem definidas e comunicar de forma clara, você  contribui com o relacionamento na empresa e todos podem trabalhar de forma mais tranquila, sem gerar ruídos comunicativos, por exemplo. 

Papel do líder na comunicação efetiva 

A liderança tem um papel crucial na comunicação efetiva na empresa. Algumas dicas para o líder ter uma comunicação mais assertiva são:

  • Pare de dar desculpas. Comprometa-se a melhorar, para você, sua equipe e sua empresa. Aloque o tempo, a energia e os recursos necessários para transmitir sua mensagem com o contexto e significado certos para envolver seus funcionários;
  • Concentre-se no público. Saber de onde vem o  público ajuda  a posicionar as mensagens da maneira certa para serem significativas e relevantes;
  • Crie uma estratégia de comunicação e traduza-a em um plano orientado para a ação. Não espere resultados imediatos. 
  • Peça e aja conforme as sugestões dos funcionários, agradeça, articule expectativas, forneça informações significativas. Assim, você irá demonstrar que valoriza seus funcionários.
  • Seja persistente. Lembre-se de que uma boa comunicação é uma habilidade e, como todas as habilidades, é preciso prática e feedback para melhorar.

Escuta ativa 

Trabalhar a escuta ativa é primordial quanto o assunto é comunicação eficaz. 

Acredite: uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar a comunicação é ouvir. Quando você ouve ativamente seus funcionários ou colegas de trabalho, eles se sentem respeitados e confiáveis.

Para ouvir melhor, preste muita atenção na conversa. Não deixe sua mente vagar. Em vez de pensar no que você quer dizer a seguir, ouça o que a pessoa diz. 

Quando for responder, resuma seus pontos principais e, em seguida, pergunte se você entendeu corretamente. Isso reafirma ao interlocutor que você realmente o ouviu.

Espero ter contribuído com você no post de hoje e te aguardo em minhas palestras sobre comunicação eficaz e escuta ativa, certo? Nos vemos lá, um grande abraço e gratidão pela sua atenção até aqui!

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes