Afinal, o que são crenças limitantes?- Por Ju Bueno

Há um termo que não sai da boca das pessoas, contudo, muitos desconhecem o seu real significado.  Afinal, o que são crenças limitantes? Que elas são uma realidade, não é difícil de perceber. A grande questão é como superar as limitações impostas por esses tipos de crenças. No post de hoje aqui no blog, nossa querida palestrante Ju Bueno, nos mostra do que se trata o termo em sua essência, bem como nos dá as diretrizes para lidar com essa problemática. Confira a seguir.

Crenças limitantes: o que é e como lidar? 

A realidade é aquilo em que acreditamos e que, de maneira incrivelmente poderosa,molda a forma como sentimos e vemos o mundo. No entanto, nossas crenças também podem nos limitar não apenas em nosso pensamento, mas também em nossas ações e, por fim, em nossas vidas. E é aqui que entram as crenças limitantes.

Na verdade, as crenças limitantes são pensamentos, convicções ou opiniões que acreditamos serem verdades que nos impedem de alguma forma, de realizar coisas que desejamos. Como resultado, tais crenças nos impedem de crescer, alcançar nossos objetivos, e de assumir riscos ou novas oportunidades. 

Essas crenças podem ser sobre você (“Não sou uma pessoa inteligente e capaz”), sobre o mundo (“Não posso mudar de carreira porque as pessoas vão me julgar”) ou sobre  a vida em geral e como ela funciona (“Devo evitar confrontos a todo custo”). 

Na verdade, a palavra “deveria” é a principal culpada quando tentamos identificar crenças limitantes. 

Mas no final, o resultado é geralmente o mesmo: somos mantidos na mesma caixa que nossas mentes construíram inconscientemente, uma caixa em formato de prisão, que nos impede de progredir, de evoluir, de prosperar.

Como superar as crenças limitantes? 

Embora as crenças limitantes possam ser difíceis de discernir porque estão muito arraigadas em nossa mentalidade e como abordamos nossa vida cotidiana, a boa notícia é que é possível superá-las. No entanto, como muitas coisas, fazer isso pode levar tempo e é importante respeitar o processo pacientemente.

Em geral, a chave para superar as crenças limitantes é a reflexão, a autoconsciência e o reenquadramento. Você precisa não apenas identificar suas crenças limitantes e assumir a responsabilidade por elas, mas também deixá-las ir e reformulá-las a fim de seguir em frente. 

Palestras, mentorias, a ajuda de uma coach, dentre outras possibilidades, devem ser consideradas, analisando sempre qual é a solução mais adequada às suas necessidades.

Em minha trajetória, tenho ajudado pessoas, equipes, empresas, a lidarem com essas questões de maneira assertiva. Sendo assim, se você precisar de ajuda, saiba que minha mão está aqui disposta a lhe ajudar: conte comigo!

Abaixo, deixo um dos episódios do meu PodCast, que trata exatamente sobre o tema. Até a próxima! 

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno  aqui no site e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes