5 Lições que você precisa aprender sobre empreender-Por Alberto Araújo

A arte de empreender implica em um aprendizado constante. Sobretudo nos momentos de “escuridão”, uma das grandes lições que aprendi e costumo compartilhar com meu público é que precisamos recorrer à nossa luz interior para iluminar nossos caminhos. 

Pois bem, quem se aventura neste universo do empreendedorismo deve ter uma coisa em mente ( e aqui lhes deixo mais uma lição): 

É necessário termos o espírito de eternos aprendizes! 

Sendo assim, te convido a me acompanhar em mais um artigo aqui no blog da Palestras de Sucesso, com algumas das principais lições que você precisa aprender sobre empreender e assim, alcançar o sucesso tão almejado.

Há um segredo do sucesso sobre empreender?

Há um fato notório: os empreendedores de sucesso aproveitam ao máximo as situações ruins. 

De um jeito ou de outro, eles sabem como contornar situações complicadas e dar a volta por cima.

Contudo, um fato curioso é que essa habilidade não é aprendida em uma aula na escola, curso ou faculdade. Ao menos, não necessariamente.

Esse aprendizado vem exatamente com a vivência, graças aos  fracassos e experimentos.

Mas Alberto Araújo, você quer dizer então que um empresário iniciante não pode ter sucesso?

Ao contrário, amigo e amiga: você também pode ter sucesso seguindo o exemplo daqueles que já caíram e hoje estão no topo.

Além das habilidades empreendedoras que eu sei que você tem, veremos agora algumas lições de vida importantes que os empreendedores de sucesso tem a nos ensinar.

1. Falhas são ricas fontes de aprendizagem

A lição de vida mais importante que os empreendedores de sucesso podem lhe ensinar é que o fracasso não é necessariamente ruim. Ele não deve, em hipótese alguma, ser o fim de seus esforços empreendedores. 

Assim como também  não deve ser um motivo para que você deixe de  perseguir seus outros objetivos de vida. 

Na verdade, o fracasso deve servir de lição e ajudá-lo a fazer melhores escolhas no futuro.

Um dos grandes nomes dentro do empreendedorismo hoje em dia,  Elon Musk , é um claro exemplo de que as falhas são positivas. Afinal, ele se questiona constantemente e procura maneiras de fazer as coisas melhor.

2. Tome decisões calculadas

A impulsividade pode ser um fator nocivo para o seu negócio. Independentemente do tamanho do seu empreendimento, você sempre tem muito em jogo ao tomar decisões. 

Portanto, nunca é uma boa ideia deixar que suas emoções o controlem. Em vez disso, você precisa tomar decisões calculadas, pesando todas as variáveis ​​para garantir que não haja arrependimentos.

3. Acredite em seu potencial

Você certamente já ouviu aquela máxima que diz que o sucesso implica em acreditar em si, não é mesmo? 

Quando você acredita no seu potencial, você deslancha. Contudo, quando você nutre dúvidas, isso pode te segurar e impedir de progredir.

O ponto crucial de botar fé em seu taco é que caso você não tenha essa forte crença em si, os obstáculos ganham maior peso em sua jornada.

4. Trabalhe em equipe

Esqueça aquele mito de que os empreendedores de sucesso trabalham sempre sozinhos. Os empreendedores de renome sempre deixam claro o quanto mantém um relacionamento saudável com seus funcionários e equipes.

5. Não foque nos concorrentes nem em você mesmo (a)

Jeff Bezos, da Amazon, comentou que os empreendedores deveriam ser obcecados por seus clientes em vez de serem obcecados por seus concorrentes. 

Essa é uma ótima dica. E digo mais: além disso, as necessidades de seus clientes devem ser mais importantes do que suas próprias necessidades. Ao atender às necessidades de seus clientes, você poderá fidelizá-los, simples assim, não?

Agora me diga: que tal começar a colocar tudo isso em prática hoje mesmo? Está com alguma dúvida? Estou aqui para lhe ajudar, deixe um comentário!

As palestras de Alberto Araújo trazem lições sobre empreender que você não encontra em qualquer esquina

O estilo das palestras de Alberto Araújo é extremamente envolvente. Ele tem a habilidade de  levar os colaboradores inseridos no ciclo corporativo a atingirem suas metas pessoais e profissionais, através de engajamento, foco e proatividade, despertando em cada um, a necessidade de agir para colher o fruto de suas sementes. Clique aqui e acesse o perfil do palestrante Alberto Araújo.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes