3 maneiras de um gestor trazer motivação para os colaboradores – Por Prof. Luiz Becker

Motivação para os colaboradores: o que você pensa sobre o tema?

Enquanto líder e gestor de pessoas, é preciso desenvolver o time e mantê-lo engajado e alinhado aos objetivos da empresa, certo? Porém, o que tenho observado em anos de experiência no campo da Administração e docência são estratégias falhas de motivação para os colaboradores.

Em parte, isso ocorre porque alguns gestores não aprimoram suas qualidades de liderança. Tal atitude dificulta o relacionamento entre líder e liderados, causando uma ruptura de confiança e prejudicando o desempenho dos profissionais.

Além disso, há gestores que insistem nas broncas e posturas agressivas, fortalecendo em nada o diálogo com os colaboradores. Sem mesmo reservar um tempo para ouvir os funcionários. Nem reconhecer o empenho empregado nas atividades.

Mas nem tudo está perdido. A boa notícia é que podemos reverter esse cenário, onde gestor e equipe trabalham juntos de maneira saudável e satisfatória. 

Ficou interessado? Descubra mais a seguir.

Confira 3 estratégias essenciais para motivar sua equipe

Sabe-se que uma equipe motivada realiza suas funções com afinco e maior otimização do tempo. O que colabora positivamente para o crescimento da empresa. Bem como do próprio time.

Assim, estejamos atentos a três estratégias para transformar e alavancar a motivação dos colaboradores. A começar pelo reconhecimento dos esforços.

Já imaginou dedicar-se a um trabalho, garantir entregas de valor, cumprir prazos e não receber sequer um agradecimento? Bem desmotivador, sejamos francos. 

Não por acaso esse é um dos maiores erros dos gestores frente à equipe. Por isso, fale, elogie, crie uma cultura de reconhecimento e expresse como a atividade foi bem realizada. Use de empatia com os funcionários.

Outra estratégia relevante é a comunicação. Dê espaço para que os outros tenham voz e manifestem suas ideias, forneça feedbacks construtivos. Aliás, essa é uma necessidade básica para nutrir bons relacionamentos na equipe. E ainda podemos associá-la a fatores como criatividade e inovação, com contribuições concretas para o aprimoramento do negócio.

Entenda mais sobre motivação no artigo “Conheça as principais teorias da motivação”, por Luiz Becker.

Outro recurso igualmente importante sobre a motivação para os colaboradores é a falta de clareza na trajetória a ser desenvolvida. Para isso, procure direcionar a equipe durante todo o processo. Facilite a percepção das tarefas estimulando constantemente a integração dos propósitos pessoais aos profissionais. A partir dessa prática, a equipe seguirá com maior coesão.

Motivação para colaboradores: a chave do sucesso nas empresas

Como vimos, manter um time motivado e comprometido exige uma atuação especial do gestor. Uma vez que sua posição deve evidenciar características de uma liderança servidora. Isto é, uma gestão humanizada e capaz de orientar o grupo para a ação.

Para facilitar tal performance, gestores devem trabalhar seus pontos fortes e fragilidades, buscando continuamente oportunidades de aprendizado. 

Nesse sentido, é fundamental acessar treinamentos, metodologias e palestras de motivação de alta qualidade. 

De forma que o gestor tenha apoio de especialistas da área. E possa acessar conteúdos completos, participando de encontros verdadeiramente enriquecedores. 

Implemente mudanças reais em sua organização com as palestras do Prof. Luiz Becker

Certamente, manter colaboradores satisfeitos, engajados e comprometidos é uma tarefa, no mínimo, desafiadora. Tanto que a gestão certa é um grande diferencial para o bom funcionamento da empresa.

Portanto, invista nas palestras do Prof. Luiz Becker. Contrate a melhor parceria profissional e impulsione sua equipe rumo à excelência. Saiba mais acessando aqui.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes