Falar sobre motivação é investigar o ser humano em sua forma mais complexa. É refletir como as forças (internas e externas) influenciam na qualidade de vida das pessoas, dentro e fora do trabalho. Bem como impactam em sua produtividade.
É entender também que a essência de cada ação e a força motivacional dependem única e exclusivamente do indivíduo.
Afinal, ninguém motiva ninguém.
Pensando nisso, apresento a você, leitor, importantes teorias da motivação que hoje orientam gestores e organizações ao redor do mundo. Um valioso conteúdo motivacional centrado em conceitos de Administração, Psicologia e Gestão de Pessoas.
Então, vamos nos aprofundar neste tema? Acompanhe-me!
Teorias da motivação sob a ótica de Herzberg e Maslow
Dentre as teorias de motivação, tradicionais e contemporâneas, selecionei duas grandes vertentes do mundo corporativo. São elas: a teoria motivacional de Herzberg e a teoria da motivação de Maslow.
Herzberg investigou o que agradava e satisfazia os trabalhadores e o que era capaz de deixá-los infelizes no cotidiano da empresa. Como resultado, o conteúdo motivacional de Herzberg parte de dois fatores.
Por um lado, temos os extrínsecos, higiênicos, que versam sobre as condições do trabalho (salário, benefícios, estrutura da empresa etc.). E por outro, os fatores intrínsecos, motivadores, que dizem respeito ao desenvolvimento profissional, às atividades e ao cargo exercido.
Enquanto isso, Maslow nos apresenta uma teoria da motivação, também conhecida como hierarquia de necessidades. Isto é, uma classificação em três graus de necessidades (primárias, secundárias e realização pessoal) em formato de pirâmide.
Para este pesquisador e psicólogo, as pessoas possuem demandas básicas e elaboradas. Conforme se sintam total ou parcialmente satisfeitas, elas irão sanar outras necessidades, localizadas em um grau superior da pirâmide.
Motivação como ferramenta para conquistar objetivos
Mesmo com diferentes definições e conceitos, as teorias da motivação exercem um incrível poder de influência dentro das empresas. Isso, é claro, para aquelas que aceitam o desafio de melhorar sua performance organizacional.
Assim como para os gestores que desejam adotar uma liderança servidora. De modo a impulsionar as pessoas para que se sintam satisfeitas no exercício de sua atividade.
Por isso, capacite-se para oferecer um ambiente de trabalho saudável, gerando mais confiança e segurança entre seus liderados. Invista em treinamentos e palestras de motivação, lide melhor com os distintos cenários e profissionais do mercado.
Esteja pronto para enfrentar os desafios organizacionais com as palestras de Luiz Becker
As palestras de motivação de Luiz Becker são sinônimo de profissionalismo e inovação. Uma característica inata de quem lidera pessoas há mais de 20 anos.
Portanto, não perca esta chance. Explore seu potencial e aperfeiçoe seu desempenho profissional com as palestras de Luiz Becker. Confira o trabalho deste exímio palestrante.