Conheça as principais teorias da motivação- Por Prof. Luiz Becker

Falar sobre motivação é investigar o ser humano em sua forma mais complexa. É refletir como as forças (internas e externas) influenciam na qualidade de vida das pessoas, dentro e fora do trabalho. Bem como impactam em sua produtividade.

É entender também que a essência de cada ação e a força motivacional dependem única e exclusivamente do indivíduo. 

Afinal, ninguém motiva ninguém.

Pensando nisso, apresento a você, leitor, importantes teorias da motivação que hoje orientam gestores e organizações ao redor do mundo. Um valioso conteúdo motivacional centrado em conceitos de Administração, Psicologia e Gestão de Pessoas. 

Então, vamos nos aprofundar neste tema? Acompanhe-me!

Teorias da motivação sob a ótica de Herzberg e Maslow

Dentre as teorias de motivação, tradicionais e contemporâneas, selecionei duas grandes vertentes do mundo corporativo. São elas: a teoria motivacional de Herzberg e a teoria da motivação de Maslow.

Herzberg investigou o que agradava e satisfazia os trabalhadores e o que era capaz de deixá-los infelizes no cotidiano da empresa. Como resultado, o conteúdo motivacional de Herzberg parte de dois fatores. 

Por um lado, temos os extrínsecos, higiênicos, que versam sobre as condições do trabalho (salário, benefícios, estrutura da empresa etc.). E por outro, os fatores intrínsecos, motivadores, que dizem respeito ao desenvolvimento profissional, às atividades e ao cargo exercido.

Enquanto isso, Maslow nos apresenta uma teoria da motivação, também conhecida como hierarquia de necessidades. Isto é, uma classificação em três graus de necessidades (primárias, secundárias e realização pessoal) em formato de pirâmide. 

Para este pesquisador e psicólogo, as pessoas possuem demandas básicas e elaboradas. Conforme se sintam total ou parcialmente satisfeitas, elas irão sanar outras necessidades, localizadas em um grau superior da pirâmide.

Motivação como ferramenta para conquistar objetivos 

Mesmo com diferentes definições e conceitos, as teorias da motivação exercem um incrível poder de influência dentro das empresas. Isso, é claro, para aquelas que aceitam o desafio de melhorar sua performance organizacional. 

Assim como para os gestores que desejam adotar uma liderança servidora. De modo a impulsionar as pessoas para que se sintam satisfeitas no exercício de sua atividade.

Por isso, capacite-se para oferecer um ambiente de trabalho saudável, gerando mais confiança e segurança entre seus liderados. Invista em treinamentos e palestras de motivação, lide melhor com os distintos cenários e profissionais do mercado. 

Esteja pronto para enfrentar os desafios organizacionais com as palestras de Luiz Becker

As palestras de motivação de Luiz Becker são sinônimo de profissionalismo e inovação. Uma característica inata de quem lidera pessoas há mais de 20 anos.

Portanto, não perca esta chance. Explore seu potencial e aperfeiçoe seu desempenho profissional com as palestras de Luiz Becker. Confira o trabalho deste exímio palestrante.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes