Você sabe qual é a soft skills da vez? – Por Lucedile Antunes

Qual é a soft skills da vez? Essa é uma pergunta recorrente em um mercado cada vez mais dinâmico. Em um cenário onde temos um âmbito corporativo ciente da necessidade de compreender que o colaborador também tem voz ativa e que essa voz deve ser respeitada e valorizada, não é difícil identificarmos o quanto a comunicação interna é relevante para a empresa.

Partindo dessa premissa, nossa expert em soft skills, a escritora e palestrante de sucesso, Lucedile Antunes, nos conta a seguir, qual é a habilidade mais significativa neste contexto, acompanhe. 

Tendência da comunicação interna direciona os holofotes para a escuta empática como a soft skills do momento 

Recentemente, uma pesquisa anual denominada “Tendências em Gestão de Pessoas” do Great Place to Work (GPTW), concluiu: a comunicação interna é  um dos principais temas a serem trabalhados pelas empresas em 2022.

Nesta edição do levantamento, 49,2% dentre os mais de 2,6 mil profissionais ouvidos, indicaram a comunicação interna como o mais importante tema.

E para que essa comunicação seja assertiva, nunca foi tão necessário investir na escuta empática. 

O que é Escuta Empática? 

A escuta empática é um tipo de escuta que utiliza uma combinação de habilidades de escuta ativa. De forma básica e simplificada, para adotar a postura de ouvinte empático, é importante mostrar cuidado e preocupação intencionais em relação ao falante enquanto ele expressa suas opiniões ou sentimentos. 

Oferecer esse suporte como ouvinte permite não somente que o falante se sinta validado, mas pode nos ajudar a gerar uma resposta mais sincera. 

Como a escuta empática é uma habilidade, isso significa que pode ser aprendida através da prática e repetição.

Soft skills da vez: a escuta empática nos negócios 

Seja para alcançar o crescimento pessoal, cultivar uma vida social próspera e sobretudo para avançar na carreira e nos negócios, investindo em parcerias frutíferas, a escuta ativa é de fato, a soft skills da vez.

De liderança e negócios às vendas e negociação, certamente esta habilidade pode inclinar a balança a seu favor e superar barreiras.

Vale dizer que a escuta empática desempenha um papel tão importante em atividades de vendas que os pesquisadores até começaram a desenvolver ferramentas para medi-la. Um exemplo é a escala de escuta empática ativa (AEL) que avalia três dimensões: sentir, processar e responder.

Concluindo, quem deseja se tornar um líder e/ou um profissional melhor e mais valorizado no mercado, a escuta empática deve estar entre suas habilidades ‘mais afiadas’.

Que tal desenvolver agora mesmo essa habilidade? Conte comigo, minhas palestras e treinamentos estão à sua disposição e à disposição da sua equipe. Até lá! 

Pensar em soft skills para liderança humanizada, é pensar nas palestras de Lucedile Antunes 

Sempre à frente das transformações e rumos do mercado, Lucedile Antunes conduz líderes a jornadas de intensos aprendizados e desenvolvimento profissional.

Não por acaso, as palestras de Lucedile imprimem competência e dinamismo de quem realmente compreende os desafios da gestão organizacional.

 Acesse o seu perfil e conheça mais sobre seu incrível trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes