Você sabe quais os princípios do Sucesso nos Negócios (e na vida)? – Por Luiz Binato

Antes de mais nada, é importante saber que os princípios do sucesso nos negócios podem ser analisados a partir de dois pontos.

Enquanto pressuposto universal, eles não se modificam, independente do tempo e do espaço. Assim, quando elegemos um princípio, ele é inviolável, seja qual for a circunstância ou localidade em que você esteja vivendo. 

Por outro lado, podemos atribuir à palavra ‘princípio’ o conceito de valor. Nesse caso, as variáveis (idade, cultura, tempo etc) influenciam diretamente suas ações e decisões. Pois os valores são negociáveis e mutáveis.

Ou como Luiz Binato esclarece:

“[…] princípios são, também, elementos-chave para o sucesso na vida, no humano que você empresta para os cargos e papéis que exerce.” 

E é com essa frase inspiradora que este artigo nos provoca a pensar: Afinal, quais são os princípios que norteiam o sucesso nos negócios e na vida?

Continue a leitura e descubra.

Respostas para liderança, estratégia e gestão

Depois de entender melhor o conceito de ‘princípio’, é oportuno analisarmos como esse elemento pode potencializar o seu crescimento profissional e pessoal.

Para Luiz Binato, consultor e fundador do INSTIAD Human & Business School, existem três princípios básicos que definem o sucesso nos negócios. São eles: liderança, estratégia e gestão.

Liderança

Ser líder é integrar e determinar metas e objetivos claros, direcionando as ações e o trabalho da equipe como todo. 

É por meio da liderança que as pessoas tomam decisões para alcançar resultados de excelência. Utilizando para isso a visão de futuro, analisando o que foi, o que está e o que precisa ser feito frente às oportunidades e ameaças do mercado.

Para construir tal visão, é fundamental assumir riscos, mesmo em momentos críticos. Algumas pessoas inclusive tentam se isentar disso e não percebem que tal postura compromete o crescimento da organização.

Além disso, líderes bem-sucedidos também precisam promover o engajamento de seus colaboradores. E não se engane, essa é uma tarefa que exige alinhamento constante com cada membro. A partir da compreensão das emoções, valores e crenças da equipe.

Estratégia

Na sequência, temos a estratégia: o elemento que orienta os caminhos e as etapas para tomadas de decisão.

Se conectamos os dois primeiros princípios, entendemos que a meta nos indica o que precisamos alcançar. Enquanto a estratégia nos diz como chegar. Principalmente em um cenário de tantas incertezas e transformações intensas.

Caso contrário, nem líderes, nem liderados conseguem atuar com bom desempenho. Limitando o planejamento estratégico e os planos de ação até então elaborados em uma mera execução de tarefas. Seja no nível individual ou de uma empresa de grande porte.

Gestão

Com metas, ações estratégicas e planos de ação delimitados, é hora de agir e implementar o que foi pensado, correto?

É nesse momento que o executivo enfrenta outro grande desafio. Vejamos o porquê.

Em um sistema de gestão, as habilidades de definir metas, objetivos tangíveis e direcionamentos funcionam de modo mais pontual. Na prática, essa etapa configura-se como um evento, sendo mais facilmente incorporada à rotina da organização.

No entanto, o princípio de gestão também precisa operar e se aperfeiçoar a longo prazo. 

Nesse quadro, o empresário prepara seu time e seu negócio com uma base estratégica clara e lógica. Para só então pensar e estruturar os processos, o que demanda mais tempo e um acompanhamento mais próximo. 

Dito isto, esperamos que tais princípios possam ajudá-lo em seu contexto pessoal e no exercício do seu cargo. Tanto que recomendamos uma nova leitura do texto a fim de avaliar quais princípios precisam ser revisados e aperfeiçoados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o livro “O Modelo do Pensador”, por Luiz Binato, e a curadoria de aulas, entrevistas e lives disponíveis no canal do palestrante.

Prepare-se para uma jornada de autodescoberta com as palestras de Luiz Binato

Transformação para resultados. Assim são as palestras de Luiz Binato.

Por isso, qualquer que seja a sua área de atuação ou nível de experiência no mercado, aceite o desafio. Crie uma melhor versão de si mesmo e alcance um novo patamar de excelência na carreira e na vida pessoal.

Consulte Luiz Binato. 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes