Você sabe o que é Segurança Psicológica no Trabalho? – Por Edson De Paula

Já parou para pensar que sustentar a segurança psicológica no ambiente de trabalho, com a ajuda de um modelo mais ético e inclusivo de liderança, pode trazer impactos extremamente positivos para toda a empresa e diversos benefícios para a organização em geral?

Mas, o que é segurança psicológica no trabalho? Nosso mestre, o palestrante sensação de 2022, Edson De Paula, nos conta a seguir.

Afinal, o que é segurança psicológica?

Eu chamo de segurança psicológica no trabalho, a abertura de comunicação, propiciada pelas organizações, para que suas equipes se sintam seguras em expressar suas ideias ou opiniões sem receio de cerceamento.

Se trata de um estímulo positivo que libera a potencialidade de criação e aprendizagem individual e coletiva. 

Perceba que nos ambientes corporativos temos contextos cada vez mais desafiadores. Exatamente por isso, é muito significativo que a gestão invista no aumento de estratégias para incentivar a voz ativa dos funcionários. Afinal, isso pode representar uma vantagem competitiva crucial para o desenvolvimento organizacional. 

O momento atual é fundamental para incentivar a segurança psicológica no ambiente de trabalho. Mas, como fazer isso? Te conto no tópico a seguir.

3 estratégias para promover a segurança psicológica na empresa 

Eu escrevi um artigo em meu blog, onde traço 3 estratégias para lograr êxito nesta tarefa. Falarei aqui de forma bem sucinta, e deixarei o link o artigo mencionado para quem quer se aprofundar no tema, ok? Vamos lá: 

  • Demonstre interesse genuíno pelas pessoas 

Eu costumo dizer que é preciso que ‘todos conheçam todos’. Ou seja, se interesse por aqueles que compõem o seu time, você que é líder tem como obrigação deixar claro que não vê as pessoas somente como um recurso na conquista de resultados. 

Crie um ambiente capaz de promover interações entre os membros das equipes. Isso ajuda  a equipe a valorizar os esforços individuais, identificar diversidades e estilos de comportamento de cada um.

  • Agradeça as contribuições e ideias 

Não foque em tecer opiniões durante as reuniões com o time, mas sim, adote uma postura de perguntar. Incentive os que têm dificuldade em expressar suas opiniões para compartilhar seus pensamentos.

É importante que todos participem. Portanto, abra esse canal, mesmo que  por e-mail ou chat. Crie uma cultura de feedback constante, e procure estimular o pensamento criativo.

  • Faça do ambiente um espaço seguro para discussão

Admita a vulnerabilidade da organização e mostre o quanto isso é algo normal em um mundo altamente competitivo e dinâmico. Isso abrirá  um espaço seguro de discussão para reforçar seus pontos de melhoria e minimizar a ansiedade individual e coletiva dos colaboradores, frente aos inevitáveis riscos interpessoais.

Clique aqui e acesse meu artigo na íntegra, onde abordo essa questão.

Agora compartilhe esse conteúdo com aquela pessoa que você sabe que vai gostar de saber dessas informações. Até a próxima e muito obrigado pela atenção.

Clique aqui e contrate as palestras de Edson de Paula na modalidade presencial ou virtual.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes