Você sabe como se planejar para empreender?- Por Edmo Atique Gabriel

Mais do que uma dica, uma orientação para quem quer ter seu negócio ativo e próspero é: você precisa se planejar para empreender. 

Em constante alta, especialmente no Brasil, o empreendedorismo tem se mostrado, para muitos, a solução e a realização de um antigo sonho: ser dono do próprio negócio. Mas, é preciso começar de maneira assertiva, e o planejamento é exatamente o jeito certo para dar o primeiro passo. Como se planejar para empreender? Nosso querido médico, palestrante e especialista em gestão e empreendedorismo, Dr. Edmo Atique Gabriel, nos conta, a seguir.

Se planejar para empreender: antes de cortar a árvore, procure amolar o machado

“Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado. ” Provérbio Chinês 

Devido a minha considerável experiência como empreendedor, sou por muitas vezes, procurado para falar a respeito, especialmente pelo público mais jovem e iniciante. E eu costumo orientá-los que, independentemente da sua área, o ato de empreender sempre apresenta riscos. 

Isso não significa, por outro lado, que basta se “jogar”. A preparação também é necessária e para tanto, requer o famoso planejar para empreender. 

Acredite: esse “afiar o machado”, como diz o provérbio, vai te ajudar muito não ser vítima de possíveis emboscadas no caminho, dando ao empreendedor mais visão e perspectiva para avançar com o negócio. 

Como se planejar para empreender? Te conto no próximo tópico, me acompanhe.

Dicas para se planejar para empreender que farão a diferença em sua trajetória

Procurar e adquirir informações e a partir disso, ter uma experiência organizada, bem como um conhecimento relevante sobre o seu negócio, seus concorrentes, além é claro, entender melhor possíveis clientes, fornecedores e colaboradores. Tudo isso, levando em conta a meta e os processos.

Todos os itens acima, colocados de uma maneira estruturada dentro de um plano de ação, contribuirão para que o seu negócio seja mais assertivo, promovendo mais eficiência nas ações.

E isso só se torna realmente possível, quando você se planeja para empreender. 

A seguir, alguns pontos que devem ser considerados para que você faça este planejamento empreendedor:

  • Defina o seu tipo de negócio;
  • Analise e estude com afinco o mercado que deseja investir;
  • Faça um planejamento financeiro, e defina seu orçamento

Ao meu ver, os 3 fatores acima são os pilares de um planejamento para empreender. Há outros, obviamente. Mas o que eu quero te dizer, principalmente, é: se você vai empreender, tenha em mente que você precisa basicamente estar preparado para errar. Os erros, ao contrário do que muitos acreditam, são parte do processo e te levarão ao acerto.

Se precisar de ajuda, conte comigo. Até a próxima! 

As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar o público e a tornar seu evento, inesquecível

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes