Descubra aqui quais os passos para um benchmarking assertivo- Por Edmo Atique Gabriel

Benchmarking é certamente, um importante instrumento que o gestor tem em mãos, para obter crescimento e otimizar até mesmo a produtividade, gerando processos internos muito mais eficientes.

No entanto, para operar tal instrumento com assertividade, é antes de tudo, necessário seguir alguns passos, dentre os quais, definir  parâmetros corretos para mensurar a concorrência, e não se pautar em “achismos”.

Nosso palestrante de sucesso, Edmo Atique Gabriel, aborda no post de hoje, o tema benchmarking com aquele preciosismo máximo de sempre, confira tudo a seguir e veja como evoluir com o seu negócio, adotando essa estratégia de forma assertiva. 

O que é mesmo benchmarking e como realizá-lo de forma efetiva? 

No acirrado mundo dos negócios, as empresas estão sempre buscando alto desempenho, desde a criação de processos mais eficientes até alavancar as vendas de produtos e serviços. Mas como uma empresa determina se é bem-sucedida? Já parou para pensar nisso? 

Pois bem, graças ao processo de benchmarking, toda empresa pode se comparar com um padrão, por assim dizer e, consequentemente, desenvolver uma forma consistente de mensurar seu desempenho.

Para tanto, alguns cuidados são necessários, como veremos a seguir.

O gestor deve nutrir humildade ao buscar parâmetros e referências para seu benchmarking 

Conforme vimos, nos negócios, o benchmarking é um processo usado para medir a qualidade e o desempenho dos produtos, serviços e processos da sua empresa. Essas medições não têm muito valor por si só – esses dados precisam ser comparados com algum tipo de padrão. Uma referência. E é nessa etapa que muitos gestores cometem equívocos.

“O benchmarking assertivo deve se fundamentar na humildade do gestor. Em outras palavras, ele não deveria escolher quem ele quer ou acha melhor como parâmetros de benchmarking. Ao contrário, ele deveria acompanhar as tendências e a evolução do mercado para se pautar e aí sim, realizar um benchmarking mais neutro e mais assertivo.”- Edmo Atique Gabriel, em entrevista para o site, Palestras de Sucesso.

Importância do benchmarking 

Por que o benchmarking é importante? Veja bem, se o objetivo do seu negócio é crescer, melhorar processos, aumentar a qualidade, diminuir custos e ganhar mais dinheiro,  o benchmarking deve ser uma das ferramentas que você deverá usar, na busca de uma melhoria contínua.

Lembre-se sempre de que o benchmarking assertivo nos leva aos seguintes benefícios: 

  • Melhorar processos e procedimentos;
  • Avaliar a eficácia do desempenho;
  • Dá uma ideia melhor de como a concorrência funciona, o que o ajudará a identificar as melhores práticas para aumentar o desempenho do seu negócio;
  • Aumentar a eficiência e reduzir os custos, tornando seu empreendimento mais rentável;
  • Melhorar a qualidade e a satisfação do cliente. 

Preparado para lançar mão dessa poderosa ferramenta, do jeito certo? Me conte como você tem utilizado essa estratégia e os resultados que obtém. Conte comigo e até a próxima. 

As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar o público e a tornar seu evento, inesquecível

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes