Você conhece a síndrome do impostor? Saiba o que é e aprenda como a lidar com ela – Por Fernando Felix

Você alguma vez, já teve um sentimento de não merecer reconhecimento dado ao seu trabalho? Síndrome do impostor é um termo que tem ganhado destaque no contexto atual e que está intimamente relacionada a essa sensação, muitas vezes de fracasso, de incapacidade.

No artigo de hoje, o rei da persuasão interna, um dos maiores nomes do universo das palestras, Fernando Félix, nos fala mais sobre a síndrome do impostor e como lidar com ela, confira!

Síndrome do Impostor – O que é? Como não se sentir um fracasso?

O termo “impostor” na psicologia e nesse contexto surgiu em 1978 por duas psicólogas – Pauline Rose Clance e Suzanne Imes.

Elas não utilizavam o termo “síndrome”, mas falavam sobre essa experiência que todos podemos confrontar.

Amy Cuddy, em 2015 no livro “O poder da presença” fala que a maioria de nós já experimentou – e eu me arrisco a dizer que todos experimentamos. 

Para conceituarmos essa síndrome:

“É a sensação geral de que não pertencemos a determinado lugar, de que enganamos as pessoas para nos acharem mais competentes e talentosos do que realmente somos”.

Em síntese, se trata de uma crença pautada na comparação, o que inclui tanto homens quanto mulheres.

Alguns sintomas da síndrome do impostor 

No geral, ela se manifesta quando o indivíduo percebe o sucesso de outra pessoa, se compara e acredita que ela mesma não merece o reconhecimento de seu trabalho (a esfera profissional é onde a situação mais costuma “pegar”).

Dentre os principais indícios de que a pessoa está acometida de tal síndrome, posso destacar:

  • Falta de confiança;
  • Medo;
  • Postura workaholic;
  • Abrir mão de oportunidades e evitar a exposição;
  • Autossabotagem, dentre outros aspectos.

Como lidar com esse problema? 

É importante lembrar: o fracasso não faz de você uma fraude. Até os melhores atletas têm dias ruins e não chegam ao pódio, os melhores advogados perdem casos, os mais premiados atores protagonizam filmes que são fracassos de bilheteria. Falhar, perder e errar de vez em quando faz parte do trabalho. Não deixe que isso te defina. Aprenda com seus erros e siga em frente. 

No vídeo abaixo, te explico melhor como lidar com esse problema, aperte o play e até a próxima:

As palestras de Fernando Felix são inovadoras e revolucionárias

Referência em soluções de alta performance, as palestras de Fernando Felix são, sobretudo, a chave para a sua mudança pessoal e profissional. Com ferramentas de hipnose e neolinguística, Felix é o mentor, consultor e trainee que entrega resultados práticos e não apenas teoria. Integrando décadas de conhecimento e atuação em vendas e liderança de equipes comerciais, Fernando Felix já capacitou milhares de profissionais. Seja você também um criador de persuasão.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes