Liderança: O verdadeiro líder ou gestor nunca deveria se apoiar na vaidade excessiva e soberba- Por Edmo Gabriel

Verdadeiro líder: o que é preciso ter para ser considerado um?

Todos nós sabemos o quanto o papel do gestor é fundamental para que a empresa conte com um trabalho em equipe saudável, pautado no bem-estar dos funcionários. Contudo, para que os resultados sejam assertivos e tanto a empresa quantos os funcionários saiam ganhando, é crucial que a liderança jamais se apoie em uma vaidade considerada excessiva e soberba.

Pensando em uma liderança humanizada, um dos temas que nosso querido Dr. Edmo Atique Gabriel domina com maestria, ele nos preparou o artigo de hoje em nosso blog.

Mais do que uma reflexão, o palestrante pontua alguns fatores que compõem um verdadeiro líder. Acompanhe! 

Liderança: o verdadeiro líder deve priorizar sempre um olhar mais humano em relação aos seus liderados 

Acredite: longe de mim querer ser ou soar “piegas”, uma realidade inegável no mundo atual e corporativo, é que não há mais espaço para aquela figura altamente hierárquica do “chefe” que manda e do colaborador que apenas obedece. 

As empresas que mais conquistam bons resultados, são aquelas capazes de criar uma atmosfera mais positiva no ambiente corporativo. 

Dia desses, fiz a seguinte declaração, aqui mesmo para o site Palestras de Sucesso:

“O verdadeiro líder ou gestor nunca deveria se apoiar na vaidade excessiva e soberba.”

Essa percepção está ligada de forma muito próxima, ao viés da liderança humanizada, tão necessária nas relações de trabalho.

Liderança: assimile a energia do ambiente corporativo e identifique as necessidades da sua equipe e colaboradores 

O líder precisa desenvolver a habilidade de assimilar a energia do ambiente onde ele está inserido. O papel do gestor é exatamente o de perceber o que cada funcionário precisa. Quando ele desperta para isso, ele certamente abre a porta capaz de alavancar os processos e resultados na organização onde atua.

Para tanto, no entanto, é importante que ele não esteja em um “pedestal”. Ele deve, conforme já mencionei, ter um olhar mais humano, que vá muito além das aparências. 

Algumas características de um verdadeiro líder 

Antes de encerrar, gostaria de destacar algumas características que o líder deve nutrir e trabalhar para ser bem-sucedido em sua trajetória e em suas ações:

  • Empatia

Procure conhecer bem as pessoas que trabalham ao seu lado. Um líder empático sabe que as emoções de cada membro do time afetam a equipe. Sendo assim, ele ajuda a gerenciar os sentimentos dos outros.

  • Flexibilidade 

O líder com estilo de liderar humanizado, por mais organizado que seja, tem um pensamento flexível. Ele conhece bem as regras e os regulamentos, mas trabalham uma solução possível de atender todos os ângulos. Se for preciso, ele recalcula a rota.

  • Autoconfiança

Líderes de verdade sustentam suas decisões baseando-se em sua autoconfiança. Isso gera credibilidade e persuasão e ainda influencia os demais, com sua paixão, entusiasmo e positividade. Eles implementam processos e constroem relacionamentos que ajudam todos que os conhecem a atingir metas pessoais e profissionais.

Agora me conta: qual tipo de líder é você? 

As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar seus colaboradores 

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes