Vendas no pós-pandemia: fique de olho nas tendências – Por Paulo Torrezan

Como será o mercado pós-pandemia? Dado que o COVID-19 foi um catalisador para uma crise econômica da qual muitos setores ainda estão se recuperando,  líderes e representantes de vendas precisaram manter os clientes engajados, monitorar a produtividade e o desempenho das equipes. Identificar oportunidades exclusivas e acompanhar as tendências em constante mudança para se manterem relevantes, foram determinantes neste sentido.

O que esperar do futuro? Quais serão as tendências ? Paulo Torrezan, palestrante considerado uma das maiores autoridades em vendas no mercado, nos conta a seguir.

Vendas no pós-pandemia: afinal, o que esperar?

A pandemia desempenhou um papel importante nas soluções aceleradas de comércio eletrônico. Como resultado de bloqueios e restrições de movimento, os consumidores foram forçados a mudar suas atividades de compras online. Isso resultou em um aumento acentuado nas empresas que vendem seus produtos nos mercados on-line globais.

Antes de pontuar algumas tendências que devemos observar nas vendas pós-pandemia, há uma que eu gostaria de destacar: a importância da experiência do cliente.

Tome nota: os clientes desejam experiências, não apenas satisfação

A experiência de um cliente com uma marca começa no momento em que ele se depara com ela. Comprar não se limita apenas à compra do produto. Há vários fatores que tornam agradável toda a experiência de compra do consumidor. Os clientes estão procurando uma experiência de marca que lhes proporcione valor ao mesmo tempo em que mostra os valores da marca. 

Além de trazer produtos para casa, os clientes também querem trazer para casa memórias e experiências sobre as quais possam falar. As empresas precisam deixar um impacto significativo em seus clientes. Um artigo da Forbes reconheceu como a voz de uma marca ou empresa é crucial na criação de experiências para os clientes. 

Isso também inclui ter um excelente sistema de suporte ao cliente omnichannel. Oferecer vários pontos de contato permite que sua marca se comunique diretamente com seus clientes nos termos deles, ao mesmo tempo em que personaliza as experiências de seus clientes.

Outra tendência: sustentabilidade 

Demanda por alternativas mais ecológicas

Alternativas como veículos elétricos e inovação em embalagens também ganharam força nos últimos dois anos, já que a demanda dos consumidores mais jovens por marcas que protejam o planeta criou mais oportunidades para o crescimento dos negócios.

Ao focar na racionalização e redução de desperdícios em todo o processo de produção e entrega e na extensão da vida útil de produtos e materiais para mantê-los em circulação, as empresas podem se beneficiar do alinhamento de suas operações com os princípios da economia circular.

A venda social

As vendas evoluíram tremendamente na última década. Hoje, mais de 81% dos consumidores fazem pesquisas online antes de comprar – e é por isso que a venda social se tornou crucial para o processo de vendas. 

A mídia social conecta empresas com consumidores que se encaixam em suas personas. Por meio da mídia social, as empresas são capazes de construir melhores relacionamentos com os usuários online, o que se traduz em maiores taxas de retenção de clientes.

A venda social também aumenta a visibilidade da sua marca ao se envolver ativamente com as pessoas onde elas atuam, o que mantém sua marca na mente do público.

Isso significa obter leads de maior qualidade e, com leads de alta qualidade, surgem números de vendas mais altos. 

Especialmente para vendas B2B, o LinkedIn é um ótimo canal quando se trata de encontrar clientes em potencial. 

Algumas tendências para ficar de olho 

  • Foco contínuo em dados e análises;
  • Transformação digital;
  • Técnicas de venda baseadas em valor;
  • Aumento contínuo de trabalho remoto e ambientes digitais
  • Capacitação de vendas;
  • Ascensão de chatbots e IA.

Agora me conta: sua equipe está preparada para o cenário de vendas no pós-pandemia? A palestra e treinamento que ela precisa estão aqui. Entre em contato e faça de 2023 um ano marcante para seu negócio. 

Faça parte de um grupo seleto de empresários e desfrute da oportunidade de aprender com um dos maiores mentores e palestrantes do país.

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