Quais são as técnicas para um feedback assertivo? É inegável que todos nós nos importamos com os resultados de nossas ações desempenhadas no âmbito corporativo. Quem não fica, nem que seja minimamente, curioso para descobrir o que o líder ou mesmo os companheiros de equipe, acharam de nossas atividades?
Fato é que o feedback, quando realizado de uma forma construtiva, ao revelar a opinião do outro, indicar onde acertamos e onde é preciso uma atenção mais especial para melhorar, cria conexões e estabelece mais confiança.
Um dos maiores especialistas em comunicação em nosso País, o palestrante Edson De Paula, nos conta no post de hoje, algumas estratégias e técnicas para extrair o máximo dessa poderosa ferramenta para sua empresa, para o trabalho em equipe e para os negócios em geral. Acompanhe!
Técnicas para realizar um feedback: gerar proximidade e conexão, antes de tudo!
Me diga uma coisa: ao passar feedback para os membros da equipe, você é daquele tipo de líder que aposta nas formalidades?
Não tem o costume de gerar (não somente no momento do feedback, mas na relação com o time, em geral) uma conexão e proximidade?
Se você disse “sim” às questões acima, tenho o dever de lhe informar: você está fazendo isto errado!
Se você quer, de fato, estabelecer no trabalho em equipe, engajamento e resultados positivos, usar o feedback como uma ferramenta neste sentido, é fundamental.
Para tanto, é importante levar em conta, fatores como:
- Quebra o gelo, investindo em um diálogo mais informal do que propriamente profissional;
- Gerar empatia e conexão;
- Estabelecer um clima mais favorável ao diálogo.
Os 3 fatores acima, certamente contribuirão para o ato de fornecer feedbacks assertivos e melhor assimilados pelos liderados. Contudo, eles não são os únicos. A seguir, sugiro algumas outras estratégias, acompanhe.
Primeiramente, é preciso pensar antes de dar o feedback
Costumo orientar os líderes, no sentido de se prepararem antes de dar o feedback. Veja bem, já pensou em criar um roteiro?
Por exemplo:
- Crie um roteiro do que e como irá falar com seu liderado;
- Crie tópicos com dados reais sobre o assunto;
- Fale da situação e não da pessoa;
- Estabeleça critérios e expectativas que não foram atendidos, ou seja, o real motivo do feedback;
- Em cada tópico do seu roteiro de feedback, aponte cada critério e expectativa não correspondida e peça a opinião do liderado sobre cada tópico;
- No momento do seu liderado falar, ouça com atenção, sem interromper;
- Insira gradativamente, os seus critérios e suas expectativas, sempre no intuito de negociar e ajustar os impasses.
O importante é envolver seu liderado com responsabilidade, gerando consciência para a solução do conflito.
Gere perspectivas futuras capazes de evitar problemas com os resultados
Conforme falei em minha entrevista para o site Palestras de Sucesso, após fornecer o feedback:
“Crie um plano de ação com tarefas que possibilitem medições pontuais e follow-up. Estabeleça a parceria, gerando um comprometimento recíproco para o alcance dos resultados. Ao final, fortaleça seu elo de responsabilidade junto ao seu liderado, esse é o momento de dizer “estou junto com você” e dar início ao seu acompanhamento (follow-up) nas atividades que foram estabelecidas no plano de ação. “
A sacada é sempre manter o fornecimento de feedbacks pontuais acerca das tarefas, conforme são executadas. Para tanto, permaneça atento para eventuais ajustes em seu plano e ação, de acordo com o aparecimento de possíveis dificuldades. Se mostrar presente, participativo, contribuirá assertivamente com o alinhamento da conduta e comportamento do seu liderado.
E você, como tem feito feedbacks na empresa? Precisa de ajuda? Estou aqui para lhe ajudar, conte comigo!
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