Quais estratégias e técnicas utilizar para efetuar um feedback de maneira assertiva?- Por Edson De Paula

Quais são as técnicas para um feedback assertivo? É inegável que todos nós nos importamos com os resultados de nossas ações desempenhadas no âmbito corporativo.  Quem não fica, nem que seja minimamente, curioso para descobrir o que o líder ou mesmo os companheiros de equipe, acharam de nossas atividades? 

Fato é que o feedback, quando realizado de uma forma construtiva, ao revelar a opinião do outro, indicar onde acertamos e onde é preciso uma atenção mais especial para melhorar,  cria conexões e estabelece mais confiança.

Um dos maiores especialistas em comunicação em nosso País, o palestrante Edson De Paula, nos conta no post de hoje, algumas estratégias e técnicas para extrair o máximo dessa poderosa ferramenta para sua empresa, para o trabalho em equipe e para os negócios em geral. Acompanhe! 

Técnicas para realizar um feedback: gerar proximidade e conexão, antes de tudo!

Me diga uma coisa: ao passar feedback para os membros da equipe, você é daquele tipo de líder que aposta nas formalidades?

Não tem o costume de gerar (não somente no momento do feedback, mas na relação com o time, em geral) uma conexão e proximidade?

Se você disse “sim” às questões acima, tenho o dever de lhe informar: você está fazendo isto errado!

Se você quer, de fato, estabelecer no trabalho em equipe, engajamento e resultados positivos, usar o feedback como uma ferramenta neste sentido, é fundamental.

Para tanto, é importante levar em conta, fatores como:

  • Quebra o gelo, investindo em um diálogo mais informal do que propriamente profissional;
  • Gerar empatia e conexão;
  • Estabelecer um clima mais favorável ao diálogo. 

Os 3 fatores acima, certamente contribuirão para o ato de fornecer feedbacks assertivos e melhor assimilados pelos liderados. Contudo, eles não são os únicos. A seguir, sugiro algumas outras estratégias, acompanhe.

Primeiramente, é  preciso pensar antes de dar o feedback

Costumo orientar os líderes, no sentido de se prepararem antes de dar o feedback. Veja bem, já pensou em criar um roteiro? 

Por exemplo: 

  • Crie um roteiro do que e como irá falar com seu liderado;
  • Crie tópicos com dados reais sobre o assunto;
  • Fale da situação e não da pessoa;
  • Estabeleça critérios e expectativas que não foram atendidos, ou seja, o real motivo do feedback;
  • Em cada tópico do seu roteiro de feedback, aponte cada critério e expectativa não correspondida e peça a opinião do liderado sobre cada tópico;
  • No momento do seu liderado falar, ouça com atenção, sem interromper;
  • Insira gradativamente, os seus critérios e suas expectativas, sempre no intuito de negociar e ajustar os impasses. 

O importante é envolver seu liderado com responsabilidade, gerando consciência para a solução do conflito.

Gere perspectivas futuras capazes de evitar problemas com os resultados

Conforme falei em minha entrevista para o site Palestras de Sucesso, após fornecer o feedback:

“Crie um plano de ação com tarefas que possibilitem medições pontuais e follow-up. Estabeleça a parceria, gerando um comprometimento recíproco para o alcance dos resultados. Ao final, fortaleça seu elo de responsabilidade junto ao seu liderado, esse é o momento de dizer “estou junto com você” e dar início ao seu acompanhamento (follow-up) nas atividades que foram estabelecidas no plano de ação. “

A sacada é sempre manter o fornecimento de feedbacks pontuais acerca das tarefas, conforme são executadas. Para tanto, permaneça atento para eventuais ajustes em seu plano e ação, de acordo com o aparecimento de possíveis dificuldades. Se mostrar presente, participativo, contribuirá assertivamente com o alinhamento da conduta e comportamento do seu liderado.

E você, como tem feito feedbacks na empresa? Precisa de ajuda? Estou aqui para lhe ajudar, conte comigo!

Transforme a cultura da sua empresa com as palestras de Edson De Paula

Com uma comunicação clara e eficaz, Edson De Paula é hoje um dos maiores consultores em comportamento organizacional do país. Aproveite esta chance e treine seu time com o melhor.

Clique aqui e contrate as palestras de Edson de Paula na modalidade presencial ou virtual.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes