Descubra aqui a importância do Team Building para o engajamento do seu time! – Por Edson De Paula

Engajamento do time, um tema bem atual, não é verdade?

Bem sabemos que colaboradores desmotivados no ambiente de trabalho não conseguem desenvolver suas potencialidades. Nem mesmo construir bons relacionamentos interpessoais e despertar o engajamento do time.

Embora não seja uma tarefa tão simples, é possível e fundamental mudar esse panorama. De modo que os indivíduos se transformem em uma equipe integrada, sólida e produtiva. Gerando melhorias tanto no clima organizacional como nos resultados do negócio.

Com isso em mente, líderes e gestores adotam o team building para manter o time mais unido e confiante. 

Mas você sabe o que está por trás desse conceito? E qual a importância dela para a sua organização?

Pois no artigo de hoje vamos explorar mais esse recurso. E como ele pode ser um grande aliado para aumentar o engajamento do seu time.

Fique por aqui e boa leitura!

Do que trata “Team Building”?

Antes de qualquer coisa, team building é um termo que se baseia em cooperação, confiança e sinergia. Juntos, esses valores fornecem a base para a formação e motivação de um grupo. 

E não um grupo qualquer. Mas um time de alta performance que trabalhe em uníssono, compartilhe dos mesmos objetivos e que se complemente.

Para que isso aconteça, a liderança precisa ter clareza naquilo que transmite. De maneira que o líder comunique as ações a serem realizadas com total clareza, objetividade e responsabilidade.

À medida, é claro, que acompanha as atividades, oferece feedbacks e estimula o aprendizado. Bem como fortalece a credibilidade e a reciprocidade nessa relação, pois a gestão deve sobretudo centrar-se nas pessoas.

Quais ações de team building podem ser aplicadas no mundo corporativo?

Além de estabelecer confiança junto à equipe, o gestor precisa reconhecer os profissionais que estão ao seu lado. Logo, é essencial que exista apoio para opinar, criar e encontrar soluções, em conjunto, para um problema. Do mesmo modo que erros possam ser corrigidos e trabalhos redirecionados, caso seja necessário.

Outro ponto relevante é a marca pessoal da liderança. Afinal, como você gostaria que sua equipe o enxergasse? O objetivo aqui é que o time perceba em você um modelo a ser seguido. Uma referência que equilibra sabedoria e humildade nos momentos de tomada de decisão.

E como último exercício: a conexão com um propósito. As pessoas que trabalham com você precisam entender qual o ponto de chegada para que possam caminhar na mesma direção. O engajamento do time acontece quando todos se sentem coletivamente ligados a algo maior, a um propósito. Esteja atento a isso.

Saindo da rotina: como implementar team building na sua empresa

Para além de um conceito, o team building requer dinamicidade, inovação e uma boa dose de criatividade. Assim, muitos dos treinamentos desta natureza são realizados fora do ambiente corporativo, a exemplo dos hotéis e teatros.

Nesse momento, um consultor especializado é o ponto-chave para o sucesso da jornada. Não somente para atrair a atenção dos presentes. Mas principalmente para abordar os aspectos comportamentais da equipe de forma inteligente e bem-humorada.

Aliás, minha palestra “Torcendo por Você! Como vencer no jogo e na vida” foca exatamente em engajamento e resultados das equipes de liderança e vendas. Com o grande diferencial de que utilizo o futebol para conectar as pessoas às reflexões e atividades propostas. 

À primeira vista, parece difícil comparar regras e figuras de um jogo de futebol com a vida profissional. Porém, conforme faço a analogia e apresento o que está por trás das atitudes vencedoras nesses dois mundos, algo se revela. 

Então não perca mais tempo. Vem jogar o melhor jogo para você e a sua torcida!

Engajamento do time: prepare sua equipe para o sucesso, contrate as palestras de Edson de Paula

Quando falamos em gestão comportamental, integração de equipes e liderança, as palestras de Edson de Paula destacam-se no cenário brasileiro.

Por isso, se você, líder, precisa preparar um time de alta performance e conquistar a vitória na próxima partida em 2022, conte com esse palestrante. Sem dúvidas, essa parceria será um gol de placa.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes