Sistema de luta ou fuga: o que é e como acalmá-lo diante das situações de estresse e conflito? – Por Luiz Binato

Já ouviu falar sobre o sistema de luta ou fuga?Sabia que ele é muito importante para que possamos lidar com situações de estresse e conflito?

Seja em seu círculo social, seja no trabalho em equipe e no ambiente corporativo, acredite: se você ler com atenção o artigo de hoje do nosso grande mestre Luiz Binato, poderá se salvar de situações extremamente delicadas. Sendo assim, não perca tempo e continue a leitura a seguir.

O sistema de luta ou fuga evoluiu para ajudar as pessoas a lidar com ameaças imediatas

Antes de mais nada, quero deixar aqui uma ressalva: o chamado sistema de luta ou fuga evoluiu para ajudar as pessoas a lidar com ameaças imediatas, contudo, não é adequado para aquelas tensões cotidianas que enfrentamos hoje.

Veja bem: boa parte das ameaças que percebemos agora, não se encaixam na esfera física, mas cognitiva. 

Ou seja, muitas coisas com as quais nos preocupamos, na verdade, não requerem o recurso da fuga física ou da luta. 

Porém, conforme escrevi no meus post do Instagram, o qual me baseio para transpor para o blog de hoje:

“Nossos corpos são “envolvidos” para reagir ao estresse de uma maneira muito física, levando ao aumento de atividade do sistema nervoso simpático, o que leva aos diversos e sintomas de ansiedade.” 

Dessa forma, saiba que  a maior parte dos riscos que você corre são imaginários, mas seu cérebro e seu corpo não sabem disso. 

Você pode estar no comando, e não a sua emoção 

Quando sabemos encarar os fatos de uma forma cognitiva, voltada ao racional, mesmo que surja a emoção, o que é normal, temos uma experiência muito diferente onde você estará no comando e não a sua emoção.

“A mente é o nosso maior campo de batalha e a paz virá com muito autoconhecimento.”

Veja, a seguir, minhas dicas para você acalmar seu mecanismo de luta ou fuga.

Respire de maneira profunda 

A partir do seu abdômen, busque o oxigênio de maneira profunda e lenta.

Analise seus padrões 

Observe as situações onde você tem maior tendência à ansiedade. Antes de uma reunião ou uma conversa difícil? Após tomar um café? 

Aceite as coisas como elas são 

É possível reduzir essa sensação quando aceitamos o desconfortável.

Adote a prática física regular 

Quando fazemos exercícios físicos regularmente, reduzimos de forma considerável o estresse.

Invista em uma abordagem cognitiva-comportamental  

Busque desafiar suas crenças irracionais. 

Busque ajuda profissional 

Converse com um profissional de sua confiança, isso é muito importante.

Agora que compartilhei contigo 6 dicas de como acalmar seu sistema de luta e fuga, já envia o link do conteúdo para alguém que precisa ler isso, ok? 

Agora me conta:  você tem partido para a luta/fuga ou tem observado os fatos, os seus pensamentos e suas emoções de forma mais clara e objetiva?

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Trabalho em equipe de baixo desempenho?  Colaboradores e líderes que não sabem lidar com as emoções no âmbito corporativo e pessoal? Essas são algumas das questões que o consultor e exímio palestrante Luiz Binato aborda em suas consultorias e palestras.

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