Sem isso você não vai gerar conexão com o cliente – Por Nathan Lima

Gerar conexão com o cliente é item básico para todo profissional que atua com vendas, não é mesmo? No entanto, por mais básica que seja essa estratégia nos negócios, muitos ainda insistem em dar um “tiro no pé” ao oferecer um serviço ou produto, sem estabelecer a conexão. 

Quais fatores são necessários trabalhar para estabelecer um elo de ligação com o cliente, antes de abordá-lo com determinada solução? O palestrante Nathan Lima nos conta, a seguir.

Descubra aqui: quais habilidades profissionais são necessárias para ser bem-sucedido no segmento agrícola? – Por Nathan Lima

O problema de não gerar conexão com o cliente 

Eu costumo dizer que quando o vendedor ou equipe de atendimento não realiza a ação básica, que é a de gerar conexões com o cliente, ele entra numa espécie de efeito bola de neve.

Veja só:

  • Não cria a conexão;
  • Em consequência, não cria autoridade no mercado, fator altamente relevante para conquistar o cliente;
  • Assim, o cliente também não vê valor no seu serviço, marca, produto;
  • E finalmente, tudo isso leva apenas a uma resposta: impossibilidade de vender, simples assim! 

O que é preciso para gerar conexões com o cliente? 

Bato bastante na tecla de que é essencial treinar o time, no sentido de empoderá-lo com os chamados pilares da venda humanizada, em especial no setor do agronegócio. 

Este tripé é constituído por: 

  1. Conexão com o cliente
  2. Vender aquilo que ele precisa
  3. Pós-Venda e Acompanhamento

Porém, a pergunta que não quer calar é: como estabelecer a conexão com o público potencial comprador? 

Anote essa palavra: relacionamento! 

Relacionamento é hoje, o mínimo que devemos fazer para se manter no mercado 

Conforme eu mencionei na minha entrevista aqui para a Palestras de  Sucesso: 

“Gente, relacionamento hoje é o mínimo que você faz para se manter no mercado. Eu digo manter quando muitos acham que o relacionamento é um diferencial. Diferencial é aquilo que o cliente enxerga, não aquilo que você acha que tem. “

Tenho algumas orientações para que sua equipe de vendas consiga ter esse relacionamento e gerar conexão da melhor forma, tome nota:

  • Procure falar a língua do cliente. No nicho agro, por exemplo, o estilo da conversa é único, os assuntos são muito específicos e as opiniões são muito parecidas. Adapte a linguagem conforme o seu respectivo público;
  • Esteja próximo do estilo de vida do cliente. Assim, ele enxergará em você uma versão espelhada dele. Se for um profissional, sugiro que você pratique o Rapport,e tenha real  interesse por aquilo que o cliente fala;
  • Jamais  fique pensando SOMENTE no número que o cliente pode representar, seja humano, esta é uma poderosa chave para gerar conexão;
  • Se for um negócio: utilize os arquétipos de comunicação que mais se enquadram com a realidade da sua persona. 

Podemos concluir juntos que quando nos conectamos com verdade, com interesse, investindo tempo e se dedicando a solucionar problemas reais de que nos procura, conquistamos qualquer cliente. Pense nisso e já deixo aqui um convite: me leve agora mesmo para treinar sua equipe e fazê-la uma campeã de conexão e consequentemente, de vendas.

Um grande abraço do seu amigo, Nathan Lima

Quero a palestra de Nathan Lima em minha empresa e evento!

Nathan Lima

Uma das maiores referências no segmento de agronegócios no Brasil

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