Segredos revelados: dois fatores que irão ajudar o trabalho em equipe aumentar a produtividade- Por Daniela Menezes

Uma dor recorrente da esfera corporativa é conseguir aumentar a produtividade durante o trabalho em equipe. Contudo, você que é gestor ou atua em alguma posição de liderança na empresa, já parou pra pensar por qual motivo isso ocorre?

Nossa palestrante de sucesso, a conceituadíssima Daniela Menezes, traz no post de hoje, não somente a causa, como também dois fatores que irão ajudar a alavancar a produtividade, acompanhe a seguir.

Líder: descubra aqui, o que é necessário para aprimorar suas capacidades de liderança- Por Daniela Menezes

Empreendedores e colaboradores: a chave para o sucesso no trabalho em equipe está na gestão de tempo e equilíbrio entre o período de folga e trabalho 

Quando me questionam sobre como aumentar a produtividade, bem como de que maneira lidar com a dificuldade de avançar positivamente no trabalho em equipe, costumo dizer que uma das chaves está no equilíbrio entre o período de folga e de trabalho. Sim, isso ajuda na produtividade.

Afinal: 

“O problema da segunda-feira são os excessos que cometemos durante o sábado e o domingo.”

Desmistificar a segunda-feira irá ajudar aumentar a produtividade 

Quem nunca postou algo na rede social, falando sobre a segunda-feira? Isso reflete um fenômeno no mundo corporativo: falta de motivação.

Conforme pesquisa da McKinsey:

“ A  nota média de motivação das empresas brasileiras gira em torno de 45, em uma escala que vai de 0 a 100. O resultado está abaixo da média mundial de pontos registrados, de 55.”

Outro estudo, este atribuído ao Instituto Locomotiva, revela que cerca de 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos com o trabalho.

Agora, veja essas estimativas:

  • Um colaborador desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que os colegas que se sentem engajados e inspirados (conforme balanço da consultoria de gestão Bain & Company);
  • De acordo com uma pesquisa do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), quase metade (45%) dos empresários se queixam da falta de tempo para o negócio;
  • Em decorrência dessa falta de tempo,  78% dos donos de empresas costumam trabalhar aos sábados e 33% aos domingos.

Diante dos dados acima, o que posso concluir é que tanto a desmotivação quanto o trabalho excessivo de profissionais e colaboradores, encontram sua origem exatamente na dificuldade em gerir o tempo.

Conforme comentei na matéria que deu origem a este post:

“É necessário desmistificar a segunda-feira para aumentar a produtividade. Quando não temos uma vida equilibrada e organizada, ‘atropelamos’ o final de semana. A ideia era descansar, mas queremos sair, passear, visitar todos os amigos e familiares que não conseguimos ver nos outros dias. Assim, o problema da segunda-feira são os excessos que cometemos durante o sábado e o domingo”. 

Qual é a solução para otimizar o trabalho em equipe e aumentar a produtividade?

Que tal investir na organização e no equilíbrio? 

Por exemplo: uma semana organizada, lhe renderá tempo para descansar aos finais de semana.

Como a empresa pode ajudar nisso? Bem, não é regra, mas é notório que empresas flexibilizam a carga horária, reduzindo horários e até mesmo dando a possibilidade de folga em dias úteis, tem obtido bons resultados.

Além disso, outra sugestão é levar palestras de motivação para o time. Afinal, é sempre válido injetar conteúdos “refrescantes”, novas visões, novas ideias, ajudando a equipe a descobrir o que os motiva, o que pode levar cada colaborador a um maior engajamento.

Agora me conta: o que sua empresa tem feito para  aumentar a produtividade e alavancar o trabalho em equipe? 

As palestras de Daniela Menezes atendem de forma precisa as necessidades e dores da sua equipe e empresa, promovendo as mudanças necessárias 

Com palestras que tratam de motivação e produtividade, dentre outros temas relevantes para o trabalho em equipe e gestão, Daniela Menezes tem a habilidade de identificar as dores da empresa e propor as melhores soluções. Sempre prezando por uma linguagem clara, divertida e motivada.

Certamente, ela é uma palestrante que cativa e motiva a plateia, com histórias acima de tudo, emocionantes. Dessa forma, desperta o poder de ação ao direcionar cada um às mudanças mais necessárias e significativas.

Clique aqui e leve a palestra de Daniela Menezes para seu evento e empresa agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes