Segredos revelados: Como lidar com um funcionário negativo?- Por Prof. Luiz Becker

Provavelmente, em algum momento da sua trajetória profissional, você já teve que lidar com um funcionário negativo. Aquele que ao adentrar o ambiente de trabalho desagrega, ao invés de somar. 

Ou que sempre está no centro dos conflitos, criticando e gerando estresse, sem, entretanto, apresentar soluções para os problemas.

Esse é um perfil presente em muitas organizações. Independente do setor de atuação e porte da empresa. Assim que, cedo ou tarde, você precisará conviver e driblar o negativismo do ambiente de maneira eficaz.

Por isso, é imprescindível estar atento aos membros do time e adotar medidas que facilitem as relações institucionais, tornando-as harmoniosas, para que de fato, as pessoas possam exercer seu potencial.

Não perca a chance. Siga a leitura e descubra como.

Lide com funcionários negativos de forma estratégica

O fato é que, diferente do campo pessoal, nos relacionamos com pessoas negativas enquanto realizamos nosso trabalho. Principalmente quando atuamos em equipe, de modo colaborativo.

Mas, assim como outras questões relacionadas ao âmbito corporativo, a saída está em agir estrategicamente. 

Para isso, lide com o funcionário negativo sem provocá-lo ou mesmo respondê-lo com grosserias. Suspenda o julgamento. Afinal, é possível que o colega esteja vivenciando problemas dos quais você não tem conhecimento. O que levaria a conclusões precipitadas, concorda?

Aliás, se você compreende o que desperta o pessimismo da pessoa, não traga o assunto à tona. Procure o caminho inverso e foque nos aspectos positivos do trabalho. Inclusive, esse é o momento ideal para treinar suas soft skills e ajudar a motivar os colaboradores.

Além disso, tentar ignorar a influência negativa do colega não elimina o desconforto. Caso a pessoa insista na conduta derrotista, evite ficar sozinho com ela. Seja monossilábico nas respostas e dê pouca atenção aos comentários nocivos. Mas quando ela agir de maneira positiva, reconheça e valorize tal atitude.

Lidar com funcionários negativos faz parte de uma gestão humanizada

Ao lidar com funcionário negativo, busca-se mais do que uma simples mudança de comportamento. Nesse caso, o objetivo é mostrar ao colaborador os benefícios que ele pode conquistar para sua carreira.

Uma vez que equipes saudáveis aproximam líderes e liderados e estimulam o aprimoramento profissional. Sendo uma excelente oportunidade para exercitar competências que potencializam relações interpessoais e o desempenho como todo. 

Assim, é possível encarar o desafio e melhorar a convivência na equipe. Mas lembre-se: esse é um processo contínuo, consolidado na prática cotidiana das organizações.

Para tanto, conte a experiência de quem é plenamente capaz de formar pessoas e dedicar-se ao trabalho em parceria. Apoie-se em especialistas que versam sobre gestão de pessoas com verdadeira maestria.

Alcance um novo patamar profissional com as palestras de Luiz Becker

De modo simples e objetivo, as palestras de Luiz Becker estabelecem poderosas lições para profissionais e empresas que buscam se destacar no mercado.

Ficou interessado? Então, conheça o trabalho de Luiz Becker e entenda sobre liderança servidora, gestão com pessoas, processo de mudança e mais. Acesse aqui!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes