Como desenvolver equipes de alta performance?- Por Luiz Becker

Equipes de alta performance: como desenvolver um time que atua no máximo de suas habilidades? Essa questão é recorrente no mundo corporativo e há muitas pessoas que buscam fórmulas e receitas prontas.

Contudo, não é assim exatamente que você aí do outro lado da telinha, seja você um gestor uma uma líder, logrará êxito. 

Uma coisa não se pode negar: dentro da empresa, a equipe é o que chamo de peça-chave para colher os resultados que você deseja

Afinal, quando você tem à sua disposição, profissionais alinhados com o seu negócio, atuando em sinergia com o propósito e ideal do seu negócio, certamente você já está com um poderoso diferencial competitivo, em relação aos concorrentes que não conseguem trabalhar esse ponto na empresa.

Portanto, se você quer saber como desenvolver equipes de alta performance, bem como entender quais as estratégias a adotar e características apresentadas por um time de alto desempenho, te convido a me acompanhar a seguir. Com toda certeza, você não se arrependerá.

Equipes de alta performance: dê uma atenção especial no momento de recrutamento

Um fato que chamou a atenção do público, durante minhas palestras e treinamentos, diz respeito ao primeiro passo desejável na construção de equipes com alto desempenho: o processo de recrutamento.

Você deve, por exemplo, investir em alguns critérios que vão além das habilidades e conhecimento técnico. Gosto de frisar que tão importante quanto a excelência que o profissional apresenta em determinada função, ele deve ainda oferecer as competências comportamentais que se alinhem com o posicionamento da empresa.  

Para ter equipes de alta performance, é preciso contar com líderes de alta performance

Um líder de alta performance inspira, estimula a motivação de seus colaboradores e em momentos de crise, sabe gerenciar os conflitos da melhor forma.

Portanto, é de extrema importância investir em treinamentos e palestras de liderança, bem como de trabalho em equipe, para munir o líder de visões refrescantes sobre o gerenciamento de equipes.

Aqui cabe ainda mencionarmos a necessidade da inteligência emocional para obter melhores resultados, uma vez que a equipe que faz uso dessa habilidade, se comunica de forma assertiva, promovendo uma atitude mais positiva no âmbito corporativo.

Recompense seu time

Já parou para pensar no poder que recompensar os esforços da equipe tem, no que se refere à motivação? 

De elogios, e brindes, passando por gratificações e confraternizações, quando metas são batidas e o trabalho é bem executado, é importante você demonstrar sua gratidão por aqueles que deram “o sangue” pela empresa.

Gosto de mostrar que até mesmo um Feedback pode ser comparado a um presente. Afinal, reconhecer o trabalho e a realização da equipe, até quando não há como você oferecer incentivos financeiros, o simples gesto de dizer obrigado muitas vezes ajuda muito a mostrar à sua equipe que eles são valorizados.

E acredite, tudo isso retorna em alta performance.

Agora me conta, você coloca em prática algumas das estratégias que mencionei acima para construir uma equipe de alta performance? Conte nos comentários.

As palestras de Luiz Becker trazem grandes ensinamentos para o mundo corporativo

Luiz Becker é bacharel em Direito e professor renomado da Fundação Getulio Vargas. Somado a isso, tem Mestrado em Administração e já recebeu mais de 15 prêmios. Suas palestras são de ótima didática e transformadoras. Por isso, visite o perfil de Luiz Becker e o contrate agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes