Segredos revelados: 3 passos que podem ajudar no processo de autoliderança – Por Ana Lúcia Rafael

No mundo corporativo atual, temos uma forte demanda por profissionais com habilidades como proatividade, criatividade e ambição. 

Afinal,  há uma acirrada concorrência e um frequente dinamismo, onde as inovações que acontecem constantes pedem flexibilidade e facilidade de adaptação, tanto de gestores, quanto de líderes e colaboradores em geral. E é neste sentido que promover o processo de autoliderança de maneira assertiva, é extremamente importante. 

A autoliderança é uma característica altamente relevante diante do cenário,  uma vez que combina demais habilidades, como autonomia, inteligência emocional, responsabilidade e comprometimento na vida como um todo.

A seguir, te revelo 3 passos que certamente poderão ajudar você nesse processo, acompanhe!

3 passos para o desenvolvimento da autoliderança

Diante da minha experiência e concepção, acredito que os 3 passos a seguir ajudarão você que busca desenvolver a autoliderança, veja:

1 – Sinceridade com o propósito

Autoliderança implica em não vestir o personagem de vítima, mas sim, atuar como protagonista. O filósofo Cortella nos convida a refletir: Quer? Deve? Pode? 

Sendo assim, escolha não culpar as pessoas, o passado ou a sociedade, mas assumir a sua responsabilidade pelos seus resultados. 

2– Reflexão

O segundo passo é pensarmos sobre quais habilidades serão necessárias desenvolver. Aqui, um poderoso instrumento para o aprimoramento pessoal é o autoconhecimento. Quando começamos a entender melhor a nós mesmos, vamos nos libertando de atitudes, pensamentos e crenças limitantes. 

3 – Execução

Colocar em prática e executar é o terceiro passo para avançar no processo de autoliderança.

Como eu mencionei em minha entrevista para o site:

“Tomar atitudes, estabelecer metas e desenvolver ou pedir ajuda para o que for necessário de modo que honre a escolha de liderar a própria vida.”

Conclusão 

Já percebeu o quanto somos obrigados a fazer escolhas o tempo todo? Alguns profissionais estão inseridos em ambientes que favorecem a oportunidade de experimentar e até mesmo errar.

Tal condição favorece a maior liberdade e possibilidades no uso da criatividade e inovação, habilidades importantes nesse processo. 

É importante que você considere a impossibilidade de separar o que você é na vida profissional, bem como na vida pessoal.

Saiba que tanto o autodesenvolvimento, quanto a autoconsciência e o autoconhecimento, são fatores que quando alcançados, beneficiarão todas as áreas da vida. 

“Quem lidera a vida convive com os desafios como oportunidades e não como fardos, entende que o medo caminha com a coragem o tempo todo.”

Fico por aqui, compartilhe o post com alguém que precisa lê-lo e nos falamos mais no próximo artigo e em minhas palestras. Até lá! 

Leve hoje mesmo uma palestra de Ana Lúcia Rafael para sua empresa!

As  palestras de Ana Lúcia proporcionam o autoconhecimento, reflexão e ao mesmo tempo são dinâmicas, alegres e motivacionais. Os grupos com os quais a palestrante trabalha costumam se conectar rapidamente com a alegria de viver e amor ao trabalho, demonstrados de forma espontânea pela palestrante. Sendo assim, as pessoas logo demonstram confiar em sua sólida experiência.

Confira o perfil da palestrante e contrate agora!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes