Já parou para pensar sobre os riscos do sedentarismo? Se você porventura, não dá importância para a prática física, é bom ficar ligado. Uma recente pesquisa, publicada pelos principais portais de notícias, revelou haver um crescimento da inatividade física entre a população. Só para se ter uma ideia, 45% dos brasileiros estão sedentários. Um número alarmante, se analisarmos que quase metade de todos os brasileiros são alvos do sedentarismo.
Nosso especialista em saúde e bem-estar, o palestrante de sucesso, Dr. Staak, chama a atenção ao tema no blog de hoje, alertando sobre os riscos e trazendo formas para mudar essa situação. Confira a seguir!
Sedentarismo no Brasil: uma das maiores preocupações dos profissionais de saúde
Claramente, a questão do sedentarismo não é única e exclusivamente do nosso país. Profissionais do mundo todo tem revelado preocupação com a crescente onda de sedentarismo que assola diversas localidades mundiais.
Vou te dar a real: os brasileiros estão cada vez mais sedentários, e isso traz inúmeros problemas, não apenas de ordem física, mas também psicológica e mental.
Mas, o que é mesmo sedentarismo?
Vamos lá: é tido como um indivíduo sedentário, aquele que pratica um número inferior a 150 minutos de atividades de intensidade moderada por semana, ou menos de 75 minutos de exercícios intensos.
Conforme uma pesquisa da OMS, sobre a taxa de inatividade física no País, de 2002 até 2016 vou verificado uma crescente ano a ano, o que gerou somente neste período uma alta de 15%. Ou seja, totalmente oposto a meta da OMS, que prevê a diminuição de 10% no nível de sedentarismo em todo o mundo até 2025.
O que podemos fazer para reverter este quadro?
Prática regular de exercícios físicos é uma questão de saúde pública
Se você se encaixa no que se define por sedentarismo, e quer saber como sair dessa, quero te contar antes sobre os malefícios de um estilo de vida sedentário.
Não é por menos que a prática regular de exercícios físicos é uma questão de saúde pública. Confira alguns dos problemas que você pode enfrentar, de acordo com o que alguns estudos já demonstraram de forma consistente:
- obesidade
- diabetes tipo 2
- alguns tipos de câncer
- doença cardiovascular
- morte precoce
- impacto negativo no bem-estar mental, etc.
Sobre o bem-estar mental, de acordo com o Medical News Today:
Um estudo com 10.381 participantes associou um estilo de vida sedentário e falta de atividade física a um maior risco de desenvolver um transtorno de saúde mental .
Uma revisão recente que incluiu dados de 110.152 participantes encontrou uma ligação entre o comportamento sedentário e um risco aumentado de depressão.
Sentiu o drama? E então, quer saber como sair dessa situação? Te conto como, a seguir.
Algumas dicas para reverter o sedentarismo no Brasil e no mundo
As pessoas podem reduzir a quantidade de tempo que passam sendo sedentárias, com algumas dicas bem simples, se liga:
- ficar um pouco em pé ao invés de passar horas sentado no transporte público;
- caminhar para o trabalho (aquela dica básica de estacionar o carro um pouco mais longe ou ainda descer um ou dois pontos antes do local de destino);
- fazer caminhadas durante as pausas para o almoço;
- ir pelas escadas ao invés de usar o elevador, etc.
Contudo, o mais importante é procurar o seu médico de confiança que irá lhe dizer qual o ritmo mais seguro que você poderá adotar para a prática física. Buscar a ajuda de um profissional de educação física, um nutricionista, se matricular em uma academia e ter o acompanhamento de profissionais da área, certamente te ajudará a reverter este quadro. Lembre-se: isso é investir em sua vida, em sua saúde.
Se precisar de mim, estou á disposição. Nos falamos mais no próximo post, até lá.
Os cursos, consultorias e palestras do Dr. Staak ajudam a promover saúde, bem-estar e resultados expressivos para todos!
Dr. Staak é médico e trabalha com utilização de hormônios, reposição hormonal e fármacos de performance há 8 anos. Ademais, suas palestras têm uma comunicação direta, sem enrolação e cheia de conteúdo atual e de extrema importância. Por isso, visite o perfil de Dr. Staak e o contrate agora mesmo!