Quais ações preventivas que a empresa pode adotar para evitar problemas de saúde mental em seus funcionários?- Por Igor Duarte

Sua empresa investe em ações preventivas de saúde mental? Um fato relevante no mundo corporativo em geral, deve-se exatamente à necessidade da gestão empresarial valorizar ao máximo, a questão da saúde mental no trabalho.E é sobre isso que nosso palestrante de sucesso, Dr. Igor Duarte, trata no post de hoje aqui no blog. Confira a seguir, algumas soluções que líderes e gestores podem adotar para cuidar do bem mais valioso em uma empresa: as pessoas que transformam o sonho de empreender, em realidade! Acompanhe! 

Palestras de Sucesso Entrevista Igor Duarte

Saúde mental no trabalho: um tema que interessa a todos 

Líderes, gestores, colaboradores em geral, todos estão suscetíveis a sofrer pressões no ambiente corporativo, bem como a enfrentarem problemas de ordem emocional. Se de um lado, o colaborador precisa entregar mais produtividade, o mesmo ocorre com o líder e a gestão da empresa, que tem toda uma equipe para gerenciar.

Fato é que investir em ações preventivas é a melhor maneira de evitar problemas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho.

Contudo, o que pode ser feito neste sentido?

Algumas dicas sobre como a sua empresa pode criar um ambiente de trabalho favorável à saúde mental dos funcionários

“Os líderes das grandes corporações entenderam que investir no seu time é o melhor negócio. O colaborador que se sente bem fisicamente tem energia para produzir e o mais importante, para criar. A mente criativa desaparece com o estresse. Somente com educação conseguimos mudar a cultura empresarial e com isso trazer melhor qualidade aos colaboradores. É um investimento de retorno garantido.” – Dr. Igor Duarte 

Reproduzi aqui a fala acima, que comentei na entrevista que concedi ao site, exatamente para reforçar essa necessidade de que todo empreendedor deve considerar, em relação ao material humano da empresa.

Muitos empresários me perguntam sobre quais ações podem gerar um clima mais favorável à saúde mental do time. Pensando nisso, selecionei algumas dicas, as quais, você confere a seguir:

  • Aposte no treinamento dos gestores e lideranças, no sentido de dar a eles, ferramentas eficazes na identificação de questões emocionais e psicológicas dos membros da equipe;
  • Trabalhe na disseminação de uma cultura organizacional capaz de promover um ambiente saudável de trabalho;
  • Disponibilize palestras sobre saúde mental e treinamentos focados em comportamento e melhorias no estilo de vida;
  • Crie iniciativas de conscientização sobre possíveis sintomas e sinais de problemas envolvendo à saúde mental;
  • Sempre Incentive a prática dos funcionários irem às consultas médicas, realizando os exames clínicos necessários;
  • Traga o colaborador para junto da liderança, delegando a ele tarefas importantes e o estimule a ajudar na tomada de decisões capazes de ter influência direta na saúde mental no trabalho.

Estas são algumas iniciativas que julgo essenciais, mas não são as únicas. Quais outras ações você indicaria? Deixe nos comentários! Nos falamos mais no próximo post, até lá!

As palestras do Dr. Igor Duarte ajudam a cuidar da saúde mental dos seus colaboradores 

Fisioterapeuta de formação, o palestrante de sucesso, Dr. Igor Duarte, se destaca no mercado por dedicar sua carreira ao ensino e à pesquisa. Especialista em Neurociências e Geriatria, é mestre em imagens médicas, fato que o torna habilitado em ensinar métodos de diagnóstico e doenças para os cursos da saúde nos níveis de graduação e pós-graduação.

Quero uma palestra do Igor Duarte agora! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes