Qual o perfil ideal do profissional 4.0?- por Flavio Domingues

Você sabe qual o perfil ideal do profissional 4.0? O mundo é dinâmico e muda a todo instante. Por isso, qualquer ‘vacilo’ pode te colocar em um patamar atrás dos demais no mundo corporativo e nos negócios. 

Com a chamada Indústria 4.0., se reinventar virou uma palavra de ordem, muito antes do termo entrar na “moda”.

Se você quer contar com os melhores profissionais do mercado, bem como se tornar um profissional desejado pelas empresas, é extremamente importante saber quais as soft skills mais relevantes diante deste contexto 4.0.

E é exatamente  isso que nosso especialista no tema, o palestrante de sucesso, Flavio Domingues, te conta em um post imperdível aqui no blog, confira a seguir!

Profissional 4.0: o conceito da indústria atual e do futuro

Você já parou para pensar sobre o que compõe um profissional 4.0? Antes, vamos contextualizar, para quem ainda não sabe, o que é essa tal de indústria 4.0.

Se trata da chamada  quarta revolução industrial, onde não só o futuro dos negócios, como o presente, são e serão impactados pelos computadores, a automação e o aprendizado de máquinas, com o uso de inteligência artificial, internet das coisas e interconectividade, etc. 

Sendo assim, não é difícil concluirmos que para se manter ativo e vivo diante dessa realidade, é extremamente importante se adaptar constantemente às novas tecnologias, e antes de tudo, saber lidar com  áreas diferentes daquelas que compõem as formações tradicionais, por exemplo.

Quais habilidades são primordiais para o profissional 4.0 diante deste cenário? 

Conforme mencionei em minha entrevista para o site, temos Soft Skills específicas desse novo momento. Contudo, para não me estender muito, cito duas habilidades, as quais eu considero essenciais: 

1- Estudar diariamente 

Se você quer ira além do comum, precisa dessa dedicação extra, ou como eu costumo dizer, correr aquele quilômetro a mais, sabe? Isso implica certamente em dedicar algum tempo do seu dia para o estudo continuo sobre sua área, sobre áreas relacionadas e sobre coisas que aparentemente não tem relação alguma com seu campo de atuação, mas que certamente irão agregar valor e conhecimento, abrindo leques para você no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

Este estudo não se limita apenas a pegar um livro ou e-book, vídeos, etc. Palestras e mentorias, por exemplo, com foco no autoconhecimento, mudança de mindset, dentre outros aspectos, é algo extremamente relevante e que você não pode deixar de lado, caso queira de fato, ser bem-sucedido.

2- Ative a empatia e cresça entre pessoas

Ativar a empatia é fundamental, afinal, quando você se coloca no lugar no outro, percebe suas dores, necessidades, o que te ajuda a trazer soluções assertivas aos problemas do seu cliente, por exemplo.

Tenha em mente que ativar a empatia e crescer entre pessoas, demanda também outras habilidades, como por exemplo, a busca da inovação e do viés criativo, o domínio da comunicação, o desenvolvimento da inteligência emocional e a flexibildiade.

Bora se preparar e se tornar um profissional com perfil 4.0 modelo turbinado? Minhas palestras, treinamentos e mentorias estão à sua disposição, estou aqui para lhe ajudar!

As palestras e mentoria de Flavio Domingues são especiais para qualquer corporação

Flavio Domingues é um palestrante que atua há mais de 15 anos nos assuntos de Comunicação e Marketing. Ademais, ele domina assuntos como vendas e gestão de pessoas e liderança como ninguém. Certamente, ele é alguém que impacta positivamente por onde passa. Assim, veja o perfil de Flavio Domingues, e o contrate agora mesmo

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes