Qual é o papel de um líder em momentos de crise?- Por Thiago Curimbaba

Liderar na crise. Pense comigo: atuar como um líder, seja em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, é um desafio e tanto. Contudo, liderar  em momentos de crise, como vemos atualmente no cenário pós-pandemia, no mínimo, exige um pouco mais, não é mesmo? 

Como alguém que está em frequente contato com diversas pessoas no mundo corporativo, de equipes de vendas até gestores e líderes, uma das grandes dores do momento e que eu ajudo com as mentorias, treinamentos e palestras de Thiago Curimbaba é exatamente esta: 

“Qual é o papel de um líder em momentos de crises?”

Sendo assim, vou aproveitar este espaço incrível que meus parceiros da Palestras de Sucesso me concederam, para trazer algumas respostas e soluções. 

Fique comigo e me dê a honra da sua presença! 

Liderar na crise: como um líder deve se portar diante de momentos de adversidade?

Antes de mais nada, tenha em mente, seja você um líder ou não:

Nada torna um grande líder melhor do que a hora da crise. Afinal, um ser verdadeiramente visionário consegue enxergar muito além da incerteza.

No mundo corporativo, muitas das vezes são as adversidades as catalisadoras,  para podermos ter mais força ao ​​enfrentar os desafios. 

Durante situações de alta pressão, o líder deve ser a bússola que ajuda a equipe de vendas e demais colaboradores a navegar em águas turbulentas. 

Eu destaco 3 ações que um líder deve adotar quando a tempestade chega com todo ímpeto:

  • Em primeiro lugar, o líder deve se fazer notado quando os problemas surgem. Quando ele chama para si a responsabilidade, sabemos que se trata de alguém que está de fato, a altura do cargo que ocupa;
  • Em segundo lugar, o líder deve se fazer ouvir. Os liderados anseiam em saber o que está na mente da liderança, e isso se dá tanto por palavras, quanto por atitudes;
  • Finalmente, o líder deve marcar sua presença. Ele precisa se envolver com o time, e traçar estratégia para que o grupo encare a crise. O líder precisa trazer soluções e extrair da equipe, o que cada um tem de melhor.

Liderar em tempos de pandemia

De acordo com um artigo que eu li no portal americano Mckinsey: 

“O que os líderes precisam durante uma crise não é um plano de resposta predefinido, mas comportamentos e mentalidades que os impeçam de reagir exageradamente aos acontecimentos de ontem e os ajudem a olhar para o futuro. “

Fonte: LINK

Ou seja, um líder deve ter a habilidade de fazer a coisa certa. Por isso, é importante contar com um mentor, um coach, para trabalhar habilidades como inteligência emocional e o desenvolvimento pessoal, por exemplo. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa, sobretudo para momentos de crise, seja em casos como a pandemia ou qualquer outro.

Pense nisso! 

Agora me conta: você se sente preparado para liderar em crises? Até a próxima e muito obrigado! 

As palestras de Thiago Curimbaba ajudam a liderança trazer automotivação no  time!

Thiago Curimbaba é o que podemos chamar de palestrante revelação. Ele tem uma história incrível de superação, capaz de inspirar a todos, além de nutrir amplo conhecimento sobre o universo corporativo. Clique aqui e acesse o perfil do palestrante e veja como ele tem tudo para despertar a automotivação da sua equipe!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes