“Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para melhorar o que somos.”
Alguma vez você já assistiu ou contratou uma palestra sobre liderança? Se trata de uma extraordinária ferramenta para levar líderes, empresários e donos de empresas, a repensarem muitas vezes, os paradigmas adotados na rotina empresarial.
Sabemos que em qualquer área de atuação, questionar, pensar e refletir sobre ações executadas, são atitudes louváveis que devem ser estimuladas.
Especialmente quando falamos acerca do papel de um líder em uma empresa, e na diferença entre um chefe e um líder, a postura adotada no âmbito corporativo é o que de fato, implica no sucesso ou fracasso.
Formar pessoas é prepará-las para nossa ausência- Por Luiz Becker
No entanto, o mais comum é que muitos profissionais que ocupam cargos de chefia, não estejam conectados à esta necessidade atual, tampouco conseguem diferenciar o papel de um chefe com o de um líder.
Confira a seguir, qual a postura de um líder de sucesso e veja se você se identifica com algumas das características e entenda o quanto uma palestra sobre liderança, alinhada aos objetivos da empresa, pode ser um divisor de águas na corporação.
Incentivando e colhendo os frutos: a postura de um líder de sucesso
A postura de um líder é via de regra, oposta à de um chefe. O termo “chefe”, por exemplo, está relacionado aquele que costuma apenas dar ordens, mandar, punir, enquanto o líder “desce” do pedestal, dialoga com a equipe e funcionários e, ao invés de impor situações, recebe a reciprocidade do respeito.
Para tanto, para que um líder seja bem-sucedido, ele deve ter como postura profissional, algumas características, como as que citaremos a seguir:
- Rapidez na tomada de decisões;
- Assumir responsabilidades;
- Transmitir segurança as pessoas;
- Facilidade de se comunicar e de ser compreendido;
- Compreender a mentalidade dos colaboradores, identificar seus talentos e, sabendo onde cada um possui mais facilidade, desafiar todos a melhorarem, motivando e instigando ao avanço na trajetória profissional;
- Dar o exemplo, afinal, os colaboradores se espelham em um líder que os represente;
- Saber recompensar sua equipe;
- Pedir a opinião da equipe e conselhos para elucidar determinadas questões e resolver problemáticas no campo corporativo;
- Ter características de comportamento positivo, otimista e aposta sempre no diálogo e relacionamento, entre outros fatores.
Uma palestra sobre liderança, realizada por especialistas no setor, é a oportunidade que faltava para que sua empresa tenha líderes ao invés de chefes, com a postura vencedora que irá contagiar todos os funcionários.
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