Formar pessoas é prepará-las para nossa ausência- Por Luiz Becker

Formar pessoas é uma preocupação em sua empresa? Me refiro, de maneira mais precisa, ao fato de formar pessoas preparando-as para a nossa ausência.

O que? Não vai me dizer que você é do tipo de gestor, líder ou empreendedor que se vangloria por ser “insubstituível”?

Veja bem, não me leve a mal, não coloco aqui em cheque suas habilidades, conhecimento e experiência. Mas, você já parou para pensar no ônus que carregará durante sua carreira, se nunca nenhum membro da sua equipe puder atuar em algum momento em que você precisar se ausentar? 

É sobre isso que quero conversar contigo hoje. Me acompanhe a seguir e entenda a importância de formar pessoas com o intuito delas poderem suprir nossa ausência. 

Formar pessoas para nossa ausência: esta é a grande sacada que você precisa entender 

É um erro pensar em formar pessoas, prepará-las, para nossa presença. Afinal, a sua equipe precisa saber “se virar” quando por algum motivo, você não estiver presente. 

Se você não pensa a formação de pessoas para sua ausência, você simplesmente cria uma forte dependência. E se eu começar a elencar os aspectos negativos disso, você não irá gostar nenhum pouco.

Os colaboradores do seu time, por exemplo, não saberão dar um passo sem você, afinal, você não preparou a equipe para que ela tenha autonomia. As consequências de tal equívoco são muitas, como por exemplo:

  • Você não poderá desligar seu celular, pois eles ligarão para você para que você diga o que deve ser feito;
  • Também não poderá tirar férias, afinal, só você saberá o que deve ser feito, qual decisão deverá ser tomada;
  • E o aspecto que eu considero o mais negativo de todos: você mesmo se achará insubstituível, e alimentará esse comportamento de extrema dependência.

Eu nem iria falar mais nada, mas agindo de tal forma, é capaz até que você deixe de ser promovido, pois sua necessidade é tamanha naquele setor, que você será considerado como uma “peça vitalícia” no setor em que atua.

Eu costumo dizer em minhas palestras que é importante aprender a ser substituível. É seu papel ensinar as pessoas a andarem com as próprias pernas, sem você. 

Afinal, meu caro amigo, minha cara amiga que sempre me acompanha aqui no blog da Palestras de Sucesso: um dia todos iremos embora, então, que possamos deixar um legado e ensinar aos nossos colaboradores, a terem autonomia, compartilhando sempre nosso conhecimento.

Agora diz aí: você é um formador de gente ou faz parte dos insubstituíveis? Pense sobre isso e até a próxima! 

As palestras de Luiz Becker despertam o seu diferencial para ser um profissional de sucesso

Luiz Becker é alguém com ótima trajetória profissional, especialista em instituições públicas e privadas. Com isso, é alguém que tem muito a dizer, sempre com didática incrível e ótima presença de palco. Por fim, visite o perfil de Luiz Becker e feche contrato agora mesmo!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes