Quais as soft skills mais necessárias para o ambiente de trabalho híbrido? – Por Lucedile Antunes

O trabalho híbrido é uma realidade que, ao que tudo indica, veio para ficar. Caracterizado pelo fator flexibilidade, apontado como algo primordial para os colaboradores, esse novo modelo de trabalho consegue trazer benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários. 

No entanto, como se trata de um novo cenário, novas necessidades surgem também em relação às habilidades dos profissionais que atuam neste contexto. Afinal, quais as soft skills mais necessárias para um bom desempenho no ambiente de trabalho híbrido? É sobre isso que nossa grande especialista no tema, referência máxima no Brasil, Lucedile Antunes, fala no artigo de hoje. Acompanhe!

Future of Jobs Report do Fórum Econômico Mundial indica as soft skills mais necessárias para o ambiente de trabalho híbrido

No Fórum Econômico Mundial, os autores da pesquisa “Future of Jobs Report” indicaram   mais de uma dezena das chamadas “competências-chave” ou “competências principais”, das quais os colaboradores precisam desenvolver no intuito de alcançar o sucesso no ambiente de trabalho híbrido.

Você pode acessar o estudo (em inglês), datado de 2020, no link: Future of Jobs Report.

Antes, porém, de destacar as habilidades tidas como mais importantes no contexto, que tal termos de maneira bem clara, o conceito de trabalho híbrido? 

O que é Trabalho Híbrido?

Se trata de um modelo de trabalho que possibilita ao colaborador, maior flexibilidade para exercer suas tarefas no trabalho em qualquer lugar, ou seja:

  • Em casa;
  • No escritório;
  • Em qualquer outro lugar, cidade, estado, país.

A empresa define os horários de trabalho ou ainda oferece aos seus funcionários a autonomia para escolher quando e onde trabalhar.

As vantagens para os colaboradores, além do fator flexibilidade, são:

  • Escolher onde trabalhar;
  • Optar quando trabalhar;
  • Otimizar o equilíbrio do trabalho com vida pessoal;
  • Não perde tempo no trânsito;
  • Melhora da satisfação com o trabalho;
  • Maior capacidade para avaliar a prioridade das tarefas, etc. 

Já para a empresa, os benefícios são:

  • Redução de custos;
  • Maior desempenho da equipe;
  • Fortalecimento de uma cultura de menos rotatividade, ou seja, menos turnover, etc.

Agora que sabemos o que se trata especificamente e quais as vantagens, que tal descobrirmos quais são as soft skills mais necessárias para ser bem-sucedido no ambiente de trabalho híbrido? 

As soft skills principais para o trabalho híbrido 

Dentre as soft skills que foram enfatizadas pelo estudo e que eu gostaria de compartilhar com você que me acompanha, destaco:

  • Liderança 

Uma liderança bem-sucedida é algo capaz de transcender o cargo que você ocupa.  Vale dizer que essa habilidade implica na gestão de muitas outras, afinal, demanda administrar as fraquezas e a aptidão de gerar influência nas outras pessoas.

Entender as pessoas é fator-chave para desenvolver a skill da liderança.

  • Inteligência Emocional

Ligada ao autoconhecimento, a Inteligência Emocional nos ajuda a entender como nosso comportamento e ações impactam as demais pessoas. Quando temos uma maior compreensão sobre nossas emoções, diminuímos conflitos e problemas nos relacionamentos. Assim, ao desenvolver a Inteligência Emocional, percebemos a importância de outras soft skills, como por exemplo, a comunicação com empatia, dentre outras.

  • Intraempreendedorismo 

Podemos dizer que o intraempreendedorismo é um sistema onde os pilares do empreendedorismo são praticados dentro dos limites de uma empresa. Ou seja, o intraempreendedor chama pra si a  responsabilidade e procura inovar a empresa, lançando mão de novos produtos, serviços, ideias e processos.

Essa habilidade independe de cargo ou profissão e pode ser estimulada pela empresa quando ela permite ao colaborador, espaço para que ele possa contribuir com feedbacks e ideias.

Para que a empresa, no entanto, estimule sua equipe de trabalho a um maior engajamento e assertividade diante do cenário de trabalho híbrido, e empodere os colaboradores com as soft skills mais importantes, é essencial investir em palestras e treinamentos neste sentido.

Agora me conta: o que a sua empresa tem feito para empoderar o time?  

Pensar em soft skills para liderança humanizada, é pensar nas palestras de Lucedile Antunes 

Sempre à frente das transformações e rumos do mercado, Lucedile Antunes conduz líderes a jornadas de intensos aprendizados e desenvolvimento profissional.

Não por acaso, as palestras de Lucedile imprimem competência e dinamismo de quem realmente compreende os desafios da gestão organizacional.

 Acesse o seu perfil e conheça mais sobre seu incrível trabalho.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes