O Marketing de Experiência é um tipo de estratégia que vem sendo utilizada recentemente pelas empresas. Afinal, já se entende que não é apenas a qualidade e o preço dos produtos que tem o poder de atrair os clientes.
Na verdade, a ligação emocional que o cliente possui com a marca – ainda que de forma inconsciente, é um dos principais responsáveis pela aquisição do produto. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o tema. Confira a seguir.
5 ações estratégicas para sua empresa fidelizar clientes! – Por Bruno Gonçalves
Lições do Marketing de Experiência
O Marketing de Experiência não está relacionado apenas à experiência do cliente. Na verdade, ela diz respeito à experiência de todos aqueles que estão envolvidos na empresa. Assim, devemos nos lembrar do fornecedor, clientes, colaboradores e até o próprio empreendedor ou liderança da empresa.
Afinal, não basta conquistar os clientes, é preciso que toda a empresa esteja envolvida e abrace a ideia. Assim, é possível potencializar os resultados e alcançar objetivos ainda maiores.
“Primeiro gostaria de esclarecer que o Marketing de Experiência, como eu vejo, não é um sinônimo de experiência do cliente. Na verdade, ele é sobre tratar da experiência de todos os envolvidos na cadeia comercial: desde o fornecedor até o cliente na ponta, passando pelo próprio empreendedor ou liderança da empresa.” – Bruno Gonçalves
O que o Marketing de Experiência nos ensina
Existem algumas lições que esse tipo de marketing nos traz, como:
- valorização das conexões emocionais;
- criação de experiências memoráveis;
- integração de todos os envolvidos na cadeia comercial;
- adaptação às necessidades e expectativas que mudam constantemente.
“O Marketing de Experiência nos ensina a valorizar as conexões emocionais, criar experiências memoráveis, promover a integração entre todos os envolvidos na cadeia comercial e se adaptar às necessidades e expectativas em constante mudança. Essas lições enfatizam a importância de ir além dos produtos e serviços, criando um impacto duradouro e significativo para todos os envolvidos.” – Bruno Gonçalves
Dicas para investir em Marketing de Experiência
Para que sua empresa possa vender ainda mais e se destacar no mercado, é essencial investir nessa área. Por isso, aqui estão algumas dicas para você incluir este tipo de Marketing em sua empresa:
Pense fora da caixa
Inovar é um diferencial para seu negócio. Afinal, o mercado está em constante transformação – e as pessoas também. Por isso, não se limite àqueles “padrões” de relação empresa x consumidor.
Pense fora da caixa! Qual é a melhor forma que você pode levar o seu cliente a ter uma experiência incrível com sua marca? Não tenha medo de fazer algo diferente, pois normalmente são essas ideias inovadoras que destacam determinadas empresas das demais.
Envolva toda a empresa
Envolva toda a empresa nesse processo, desde os funcionários até a disposição dos produtos em sua loja. Se você tem uma loja física, pode apostar em uma vitrine diferente ou a mudança dos produtos nas prateleiras.
Se você usa o meio virtual, pode pensar em novas mídias, diferentes estratégias em redes sociais, dentre outros.
Utilize ferramentas de relacionamento com clientes e possíveis clientes
O telefone sempre foi um dos métodos mais utilizados para ser essa ponte entre os clientes e os possíveis clientes. Hoje, felizmente, temos outras formas de nos relacionarmos com os clientes sem ficar horas numa call.
Isso não significa que você não possa utilizar essa ferramenta. Pode e deve! Afinal, existem certos tipos de pessoas que você só conseguirá alcançar dessa forma. Mas lembre-se de mesclar com outros meios, como as redes sociais. Assim, você estará multiplicando suas formas de abordagem e trazendo resultados satisfatórios para sua empresa!
“Resumindo: Precisamos impactar toda a cadeia e manter todos os envolvidos, afinal é como eu gosto de dizer: “gente feliz dá lucro … e não enche o saco” – Bruno Gonçalves
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