Quais as maiores dificuldades e desafios que o empreendedor enfrenta em sua trajetória?- Por Eduardo Toledo

Uma trajetória empreendedora implica em acima de tudo, superar dificuldades e desafios, na busca de conquistas e momentos capazes de fazer tudo valer a pena. Com a consciência de que haverão obstáculos, é extremamente importante que o empreendedor se questione, cometa erros e acertos, seguindo sua jornada se munindo de experiência e conhecimento.

Contudo, o que é possível fazer para atingir o objetivo traçado, conquistando assim o status de ter um empresa familiar de sucesso? O nosso especialista no tema, o palestrante Eduardo Toledo, nos conta a seguir. Acompanhe! 

O começo é uma das maiores dificuldades e desafios que o empreendedor enfrenta em sua trajetória

Eu costumo dizer que são os momentos mais desafiadores, que muitos enxergam como problema, que nos levam para um outro nível como empresa, e também, como pessoa.

“Existem inúmeras dificuldades e desafios que o dono da empresa familiar passa, temos que pensar em momentos, para ser mais sucinto acredito que existem 3 momentos principais, apenas dessa forma teremos uma visão certa.” – Eduardo Toledo

Pois bem, destes 3 momentos, o início é um dos que mais fica marcado e é também daqueles que mais exige do empreendedor. Aqui ele é colocado à prova, e é um dos momento onde muitos abandonam o barco, pois se frustram com a realidade enfrentada.

Isso ocorre pois é uma fase que demanda investimentos, seja de tempo, seja financeiro e até mesmo emocional. Muitos não sabem lidar com a questão da solidão, com o fato de fazer diversas coisas e quase sempre, nenhuma delas “vingar”. Daí o motivo pelo qual muitos pensam em desistir.

Como o empreendedor pode superar essa dificuldade? Eu sugiro que ele se empodere de um conhecimento profundo da jornada do cliente, identificar a real dor que o negócio que ele tem soluciona, e se de fato, o serviço, produto ou ambos, conseguem atender essa demanda.

Networking é outra ação importante, para que se possa adentrar ao mercado de atuação do negócio. Mas lembre-se: 

“ As pessoas ao seu redor não vão ajudar, as pessoas não querem ver ele melhor do que elas, elas querem ver provas! Assim, neste primeiro momento é de extrema importância que o empreendedor tenha essa visão.  E um ponto relevante para quem está protagonizando o seu negócio é:  existem caminhos para poder desenvolver um negócio, é necessário  estar com quem sabe, para não perder tempo e dinheiro.” – Eduardo Toledo

Ajeitar a casa e o processo de crescimento: dois momentos dos mais desafiadores para o empreendedor 

Quem já passou por isso, sabe: tanto ajeitar a casa, quanto o processo de crescimento e de novos entrantes nos negócios, estão na tríade das maiores dificuldades e desafios que o empreendedor enfrenta em sua trajetória.

No “ajeitar a casa”, temos muitas vezes um negócio que já se mantém, que já vende, mas que está sugando todas as forças do empreendedor. Afinal, ele trabalha demasiado, tudo depende exclusivamente dele, mas não há um retorno com a mesma ênfase, compreende?

“Aqui, o empreendedor se vê atuando em todas as posições, verificando se tudo está certo. Se vê obrigado a entrar fundo na operação do financeiro, da venda, da entrega do produto, na compra, assinar tudo e estar em todos os lugares para ter a certeza que vai dar certo.” – Eduardo Toledo

O fato do empresário se ocupar com todo o operacional da empresa, demonstra que há carência de gestão e planejamento. Daí a sensação de estafa, a falta de força e exaustão. Como contornar esse desafio?

  • Entender que é momento de buscar ajuda;
  • Realizar um diagnóstico para identificar erros e  falhas, bem como onde é preciso agregar mais gestão;
  • Discernir o que é importante e o que é urgente;
  • Criar processos, trazer pessoas qualificadas para o negócio;
  • Ter um plano estratégico definindo diversas frentes para o negócio, como posicionamento, mix de soluções, canais de vendas, etc.,
  • Buscar dominar a gestão formal do negócio;
  • Encontrar no mercado, profissionais capazes de ajudá-lo a sair do chamado ciclo virtuoso de gestão informal.

Tenha em mente que se dedicar 24 horas por dia, 7 dias na semana, sem ter liberdade de tempo e dinheiro, é uma situação insustentável com o passar dos dias e certamente, acabará com o seu negócio. Portanto, ajeite a casa! 

Por fim, temos outro momento desafiador e que traz muitas dificuldades a se encarar: o momento de crescer, especialmente quando estamos diante de uma empresa familiar.

Sobre essa fase, te convido a ler no link abaixo, o que eu falei na entrevista que concedi ao site, logo na primeira pergunta: 

Palestras de Sucesso Entrevista Eduardo Toledo

Agora me conta: você está conseguindo lidar bem com os desafios da vida de empreendedor? Se precisar de ajuda, sabe que pode contar comigo, não é mesmo?

Minhas palestras, mentorias e treinamentos estão aqui, para te trazer a orientação e suporte necessários em sua jornada. Até a próxima! 

As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso

Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças  às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.

Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.

Quero uma palestra com Eduardo Toledo AGORA! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes