Quer conquistar mais clientes e alcançar suas metas? Então você precisa conhecer a prospecção ativa, uma habilidade essencial para vendedores alcançarem a alta performance.
Neste artigo, vamos conhecer as principais técnicas que te ajudarão a prospectar clientes dessa forma, gerar demanda e conquistá-los Continue lendo!
Benefícios da prospecção ativa
A prospecção ativa nada mais é do que tomar uma postura proativa para ir em busca daqueles clientes que podem ser mais lucrativos para a sua empresa.
Além de gerar demanda e conquistar clientes, a prospecção ativa também tem como benefícios:
- Maior assertividade: com a prospecção ativa, é possível abordar clientes que possuem o maior fit com o seu negócio;
- Rápido retorno do investimento: ao ser alinhada com um bom processo de pré-vendas e um pivotamento do mercado, os resultados chegam mais rápido do que com a prospecção passiva.
3 passos para uma prospecção ativa de sucesso e conquistar mais clientes
Apesar de todos estes benefícios, muitos vendedores possuem dificuldades quando o assunto é colocar em prática a prospecção ativa.
Pensando nisso, separamos 3 passos fundamentais que garantirão o seu sucesso na hora de prospectar clientes. Eles são:
1) Ter muito claro seu público-alvo
Para garantir uma estratégia mais assertiva, o primeiro passo é, sem sombra de dúvidas, conhecer seu público-alvo.
Logo, busque compreender o perfil do seu cliente ideal, assim como suas características:
- Localização;
- Meios de comunicação que ele usa;
- Como ele se comunica, etc.
2) Inbound Marketing
O Inbound Marketing é o Marketing de Atração e Encantamento, que busca atrair pessoas que buscam sua solução e encantá-las.
Assim, você cria um relacionamento com elas e, posteriormente, faz uma oferta.
Para aplicar estratégias de Inbound Marketing, você pode fazer uso de blogs, sites, mídias sociais, etc.
3) Outbound Marketing
O Outbound Marketing nada mais é do que fazer a prospecção ativa, realizando uma oferta direta para a pessoa.
Algumas maneiras de fazer isso são:
- Realizar visitas em empresas e lugares que o seu público-alvo se encontra;
- Participar de eventos que eles também participam;
- Enviar direct em redes sociais oferecendo seu produto com um script persuasivo;
- Estabelecer parcerias estratégicas com empresas, a fim de vender um para o cliente do outro, etc.
Estas dicas de prospecção ativa foram úteis? Então compartilhe com aquele amigo vendedor que também precisa conhecê-las!