Produtividade e a arte de gerar resultados – Por Alberto Araújo

A tão falada, aclamada e valorizada produtividade está entrelaçada com a arte de gerar resultados.

Contudo, um dos maiores erros cometidos no mundo corporativo e exatamente o de pregar a produtividade a qualquer custo e preço, o que pode gerar desgaste no time e deixar os resultados muito abaixo do esperado.

As palestras de Alberto Araújo abordam de forma cirúrgica esta dor recorrente no cenário empresarial e dos negócios, e traz luz para gestores, colaboradores, líderes e equipes em geral.

No artigo de hoje, ele nos fala um pouco mais sobre tais temas que são extremamente relevantes, ainda mais no contexto atual, confira! 

Como estimular a produtividade e gerar resultados sem sobrecarregar sua equipe?

Essa pergunta acima pode soar um tanto estranha, pelo simples fato que a produtividade, via de regra, gera resultados quando não sobrecarrega o time, concorda comigo? 

Em tempos como os atuais, onde questões que envolvem a saúde mental de todos nós, sobretudo no ambiente de trabalho, refletir acerca de resultados e produtividade é essencial.

A pergunta é: como você, líder ou gestor, pode promover essa cultura na empresa, estimulando sua equipe a, de forma saudável, produzir com alegria e trazer resultados expressivos?

Tenho algumas dicas a seguir, confira: 

  • Antes de mais nada, tenha em mente que uma equipe produtiva não é necessariamente a equipe que realizar mais tarefas;
  • A produtividade de equipe precisa ser mensurada pela maior eficiência na realização das tarefas, com o tempo e recursos disponibilizados;  
  • Converse com seus colaboradores e procure identificar questões envolvendo possíveis problemas como quadros de burnout, saúde mental comprometida, etc.;
  • Quando um funcionário está sofrendo de esgotamento, pode ser difícil para ele realizar seu trabalho de acordo com seus padrões habituais. Em alguns casos, é difícil para eles fazerem qualquer coisa – o que geralmente significa que outra pessoa de sua equipe precisa compensar. É um círculo vicioso em que sua equipe pode se tornar cada vez menos produtiva. 

O que eu recomendo para ter uma equipe atuando em alta produtividade e gerar resultados 

Do alto da minha larga experiência, posso recomendar que você faça o seguinte para ter seu time voando e trazendo os resultados esperados:

  • Crie um ambiente que seja propício à comunicação assertivo e incorpore isso à sua cultura;
  • Estabeleça uma cultura de comunicação que permita aos colegas de equipe se comunicarem livremente com outras pessoas na empresa, independentemente de estrutura, status ou hierarquia;
  • Certifique-se de que cada reunião tenha um propósito e objetivo final claros;
  • Faça com que sua equipe se envolva com o trabalho. Quando os funcionários gostam do que estão fazendo eles são mais produtivos. Na verdade, a produtividade da equipe é profundamente afetada pelos níveis de engajamento dos funcionários que a compõem – e geralmente, o piso e o teto da produtividade são determinados por seus colegas de equipe menos engajados. 
  • O engajamento dos funcionários também é impactado pelo reconhecimento na equipe e no nível individual. Contudo, muitas empresas negligenciam esse componente de construção de uma força de trabalho engajada. Promova o reconhecimento público, isso fará diferença.

Leia também:Cinema e empreendedorismo: filmes com lições valiosas – Por Alberto Araújo

Lembre-se: 

A produtividade do funcionário pode ser efêmera e difícil de quantificar, mas também incrivelmente fácil de influenciar de forma positiva. 

Usando as dicas simples fornecidas acima,  e ainda levando uma palestra diferenciada com foco no engajamento do time, você poderá reduzir o número de desafios e obstáculos que impedem sua equipe de ser produtiva e inaugurar uma era de produtividade e lucratividade para seus negócios.

Estou aqui, conte comigo! 

As palestras de Alberto Araújo são inspiradoras 

O diretor de cinema Alberto Araújo em suas palestras, envolve a todos com temas inspiradores baseados em sua própria história de vida. Inspire-se você também com esse cineasta de sucesso e contrate agora mesmo sua palestra. Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho desempenhado por ele.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes