Responda rápido: quais são as maiores dores em uma organização?
Motivação e engajamento figuram no topo da lista, quando pensamos nos maiores desafios dentro da esfera das empresas familiares.
Quantas vezes, você não ouviu algum líder ou gestor, se queixar que a equipe não corresponde, que o time não está envolvido, ou mesmo que o desânimo impera em alguns setores da empresa?
Diante de tal cenário, é importante tomar uma atitude em busca de soluções, caso contrário, essa dor pode se tornar algo muito maior e nocivo e “contaminar” todos os membros da empresa.
Se essa é uma preocupação para o seu negócio, fique atento ao conteúdo a seguir. Mais uma vez, nosso grande especialista em empresas familiares, Eduardo Toledo, compartilha sua visão assertiva acerca do tema. Acompanhe!
Motivação e engajamento: afinal, o que o gestor pode fazer para manter o time alinhado ao propósito da empresa?
O tema motivação e engajamento é muito falado na atualidade, contudo, muitas vezes as pessoas não sabem a medida exata do que ele significa realmente.
Veja bem:
“A motivação é algo pessoal, é o que move uma pessoa a acordar todos os dias e buscar algo, a fim de atingir um objetivo específico. Assim, a motivação vem da pessoa!” – Eduardo Toledo
Esclarecido o termo motivação, em uma esfera pessoal, falamos agora sobre pessoas em uma organização.
Nesse contexto, nos referimos aos estímulos capazes de gerar o engajamento dos colaboradores. O que, consequentemente, eleva o compromisso com a missão e intensifica o relacionamento da equipe e da liderança.
A seguir, dou 3 dicas do que o gestor deve fazer tratar dessa dor.
Dica 1: A empresa tem que criar uma cultura
A cultura da empresa deve se pautar em abranger determinados pontos, tais como estímulos, valores, visão, missão e recompensas. Todos eles são facetas de um mesmo objetivo: fazer com que os colaboradores se sintam motivados a realizar algo. Todos esses pontos devem andar de mãos dadas, compreende?
Para tanto, a empresa necessariamente deve ter de forma muito clara, definida e objetiva, a Visão, Missão e Valores.
Só assim é possível criar um retrato fiel do que a empresa faz, e observar se o time abraça ou não a causa.
Como eu disse na minha entrevista para o site:
“Nada adianta eu trabalhar em uma empresa de cigarros, se para mim não faz sentido as pessoas fumarem, nada adianta eu trabalhar na indústria da moda, se a roupa para mim é apenas para vestir e não traduzir minha personalidade.”
Sem entender o motivo, o porquê daquela missão, não há engajamento, tampouco motivação.
Dica 2: use estratégias capazes de gerar o sentimento de valorização dos colaboradores
Tenha de forma muito transparente, um processo claro do papel de cada um dentro da organização, não importa qual posição o profissional ocupa na empresa. Ele precisa se sentir importante, precisa se sentir visto.
Para tanto, invista em treinamentos capazes de criar gestores dominem a arte de lidar com pessoas.
Dica 3: crie um ambiente que todos ganham
Sentimento de equipe é fundamental, todos vestem a camisa do mesmo time, portanto, é de responsabilidade dos gestores contribuírem com um ambiente que recompense a todos, sem regalias para uns e outros, entende?
“Crie caminhos para os seus colaboradores possam ganhar junto, isso não é apenas dinheiro, mas que eles tenham oportunidades de fazer parte dessa jornada e que entendam que elas fazem parte de tudo.” – Eduardo Toledo
Lembre-se que na verdade, não é exatamente papel do gestor e da empresa, motivar. Sei que pode parecer um tanto estranho, mas a responsabilidade aqui, o papel de fato, é estimular, compreende?
Procure compreender o que move cada membro do time, e injete estímulos nos sonhos de cada um, crie os caminhos que a leve para o desenvolvimento, faça cada um se sentir importante. Aqui está a chave! Até a próxima!
As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso
Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.
Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.