Precisamos falar sobre motivação e engajamento, algumas das maiores dores em uma organização- Por Eduardo Toledo

Responda rápido: quais são as maiores dores em uma organização?

Motivação e engajamento figuram no topo da lista, quando pensamos nos maiores desafios dentro da esfera das empresas familiares.

Quantas vezes, você não ouviu algum líder ou gestor, se queixar que a equipe não corresponde, que o time não está envolvido, ou mesmo que o desânimo impera em alguns setores da empresa?

Diante de tal cenário, é importante tomar uma atitude em busca de soluções, caso contrário, essa dor pode se tornar algo muito maior e nocivo e “contaminar” todos os membros da empresa. 

Se essa é uma preocupação para o seu negócio, fique atento ao conteúdo a seguir. Mais uma vez, nosso grande especialista em empresas familiares, Eduardo Toledo, compartilha sua visão assertiva acerca do tema. Acompanhe!

Quais as maiores dificuldades e desafios que o empreendedor enfrenta em sua trajetória?- Por Eduardo Toledo

Motivação e engajamento: afinal, o que o gestor pode fazer para manter o time alinhado ao propósito da empresa?

O tema motivação e engajamento é muito falado na atualidade, contudo, muitas vezes as pessoas não sabem a medida exata do que ele significa realmente.

Veja bem: 

“A motivação é algo pessoal, é o que move uma pessoa a acordar todos os dias e buscar algo, a fim de atingir um objetivo específico. Assim, a motivação vem da pessoa!” – Eduardo Toledo

Esclarecido o termo motivação, em uma esfera pessoal, falamos agora sobre pessoas em uma organização.

Nesse contexto, nos referimos aos estímulos capazes de gerar o engajamento dos colaboradores. O que, consequentemente, eleva o compromisso com a missão e intensifica o relacionamento da equipe e da liderança. 

A seguir, dou 3 dicas do que o gestor deve fazer tratar dessa dor.

Dica 1: A empresa tem que criar uma cultura

A cultura da empresa deve se pautar em abranger determinados pontos, tais como estímulos, valores, visão, missão e recompensas. Todos eles são facetas de um mesmo objetivo: fazer com que os colaboradores se sintam motivados a realizar algo. Todos esses pontos devem andar de mãos dadas, compreende? 

Para tanto, a empresa necessariamente deve ter de forma muito clara, definida e objetiva, a Visão, Missão e Valores. 

Só assim é possível criar  um retrato fiel do que a empresa  faz, e observar se o time abraça ou não a causa.

Como eu disse na minha entrevista para o site:

“Nada adianta eu trabalhar em uma empresa de cigarros, se para mim não faz sentido as pessoas fumarem, nada adianta eu trabalhar na indústria da moda, se a roupa para mim é apenas para vestir e não traduzir minha personalidade.”

Sem entender o motivo, o porquê daquela missão, não há engajamento, tampouco motivação. 

Dica 2: use estratégias capazes de gerar o sentimento de valorização dos colaboradores 

Tenha de forma muito transparente,  um processo claro do papel de cada um dentro da organização, não importa qual posição o profissional ocupa na empresa. Ele precisa se sentir importante, precisa se sentir visto. 

Para tanto, invista em treinamentos capazes de criar gestores dominem a arte de lidar com pessoas.

Dica  3:  crie um ambiente que todos ganham

Sentimento de equipe é fundamental, todos vestem a camisa do mesmo time, portanto, é de responsabilidade  dos gestores contribuírem com um ambiente que recompense a todos, sem regalias para uns e outros, entende? 

“Crie caminhos para os seus colaboradores possam ganhar junto, isso não é apenas dinheiro, mas que eles tenham oportunidades de fazer parte dessa jornada e que entendam que elas fazem parte de tudo.” – Eduardo Toledo

Lembre-se que na verdade, não é exatamente papel do gestor e da empresa, motivar. Sei que pode parecer um tanto estranho, mas a responsabilidade aqui, o papel de fato, é estimular, compreende?

Procure compreender o que move cada membro do time, e injete estímulos nos sonhos de cada um, crie os caminhos que a leve para o desenvolvimento, faça cada um se sentir importante. Aqui está a chave! Até a próxima! 

As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso

Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças  às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.

Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.

Quero uma palestra com Eduardo Toledo AGORA! 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes