Por que as equipes não funcionam?- Por Sidelcy Ludovico

Por qual razão as equipes não estão correspondendo? O que é possível fazer para reverter este quadro? Como um líder pode agir, ao perceber esta problemática?

São questionamentos pertinentes no âmbito corporativo e que a reflexão de uma profissional experiente no assunto contribui de maneira ímpar para alinhar a equipe na empresa. 

E é exatamente isso que a Rainha das Palestras de Sucesso, ninguém menos que Sidelcy Ludovico traz para todos nós no post de hoje aqui no blog. 

Confira a seguir, o motivo pelo qual algumas equipes simplesmente não funcionam como deveriam.

Gestão de Equipes: nem tudo sairá perfeito, e tá tudo bem!

Há uma frase de Harvey Robbins, que diz:

“Mal entendidos muitas vezes acorrem pela simples razão de que os indivíduos envolvidos estão se comunicando em duas frequências diferentes”.

Se sua equipe, simplesmente não está funcionando, e as coisas não saem como o esperado, o primeiro passo é: não se desespere. 

Antes de mais nada, quando você é um líder e atua na gestão de pessoas e equipes, o principal gesto a fazer é se questionar sobre quais são os motivos.

Se cobrar a perfeição é algo extremamente nocivo e que deve ser evitado. A ideia aqui é ter em mente que falhas e erros ocorrem, os problemas e desafios surgem, porém, as soluções também são parte integrante da rotina corporativa, da gestão e da liderança. 

Algumas possíveis razões pelas quais algumas equipes não funcionam

A frase que eu mencionei acima, atribuída a Harvey Robbins, demonstra uma das razões pelas quais, as coisas não “engrenam” no time, no caso, o desalinhamento de frequência entre os interlocutores.

Leia também: Estudo aponta que Liderança Feminina é positiva em cenários de crise – Por Sidelcy Ludovico

Harvey Robbins é autor de um livro que é considerado um clássico sobre a gestão de equipes, que leva exatamente o nome do meu artigo de hoje: Por que as equipes não funcionam?

Em uma livre tradução dos ensinamentos perspicazes do autor, elenco a seguir, algumas das possíveis razões dessa falta de sintonia, de sentimento de equipe e falta de comunicação assertiva, veja:

  • Falta de clareza quanto ao propósito

A liderança diz A e o time entende B, quem nunca viu isso acontecer? Se não houver um conjunto claro de expectativas do topo, o trabalho nunca pode ser executado como um esforço concentrado. Clareza sobre os objetivos é uma obrigação para a equipe realizar.

  • Perfeccionismo e mundo ideal

Gestão de pessoas poderia também se chamar “ a sutil arte de lidar com desafios constantes”. Afinal, sabemos que percepções, ações e comportamentos, são exclusivos das pessoas. E as pessoas diferem, cada uma tem sua forma de trabalhar. Esperar que todos estejam alinhados ‘sempre’ não é adequado. Isso vale para todos na empresa. Se portar com a ingênua ideia de que tudo será lindo e maravilhoso só irá te prejudicar e frustrar.

  • Esforço coletivo x  individualismo

Algumas  vezes, o esforço coletivo pode às vezes subjugar a criatividade e impedir as pessoas de exporem suas próprias ideias quando os planos estão sendo traçados. 

Quais soluções adotar? 

Do alto da minha experiência, como empresária, o que percebo é o quanto investir na equipe e na liderança, faz toda a diferença nos resultados. Quando falo investir, me refiro a promover treinamentos, palestras, workshops, ou seja, ferramentas de educação capazes de transformar a realidade daquele ambiente, impactando do gestor ao colaborador.

Se precisar de ajuda, já sabe: estou à sua disposição, conte comigo! 

Para encerrar, deixo aqui uma frase para você refletir:

“Liderança é apontar uma direção. É, por meio de uma estratégia, empoderar e ajudar pessoas a realizar sonhos com energia e velocidade. Em seu sentido mais básico, liderança é mobilizar um grupo a saltar rumo a um futuro melhor”– John P. Kotter, Accelerate

As palestras de Sidelcy Ludovico dão lições valiosas para você

Dona de si, Sidelcy Ludovico tem uma trajetória de sucesso e sabe muito bem como conduzir uma boa palestra. Confie nessa mulher que quer verdadeiramente mudar a sua vida e a da sua empresa para melhor. Visite o perfil de Sidelcy Ludovico e a conheça mais!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes