Por que a inteligência emocional é tão necessária para um líder ser bem-sucedido? – Por Daniela Menezes

O que é Inteligência Emocional? Por que ela é tão necessária para um líder ter sucesso em sua empreitada? Perguntas recorrentes no âmbito corporativo, e que merecem a nossa atenção, não é mesmo? Você que é líder, não pode perder o artigo de hoje, onde nossa querida palestrante de sucesso, Daniela Menezes, traz algumas ponderações interessantes sobre o tema. Acompanhe.

A necessidade da inteligência emocional para a liderança e para os liderados 

O termo Inteligência Emocional surgiu em 1990 pelos professores de psicologia John D. Mayer e Peter Salovey. Para Mayer, a definição científica de “inteligência emocional” é a capacidade de perceber com precisão suas próprias emoções e as dos outros; compreender os sinais que as emoções enviam sobre os relacionamentos; e gerenciar suas próprias emoções e as dos outros.”

Já em 1998, outro psicólogo, Daniel Goleman, conectou a inteligência emocional com liderança empresarial. 

Ele argumentou na Harvard Business Review que, “sem inteligência emocional, uma pessoa pode ter o melhor treinamento do mundo, uma mente incisiva e analítica e um suprimento infinito de ideias inteligentes, mas [ele ou ela] ainda não fará um grande líder”.

Quando pensamos em inteligência emocional, é importante considerarmos os cinco atributos principais que a constituem:

  • Autoconsciência
  • Autorregulação
  • Motivação
  • Empatia pelos outros
  • Habilidades sociais

Mais tarde, Mayer moderou a opinião de Goleman dizendo que “a inteligência emocional não é a única maneira de alcançar o sucesso como líder”. No entanto, a importância de fazer conexões fortes com as pessoas permanece. 

Os benefícios de aplicar a inteligência emocional, sobretudo enquanto líder

Para ser um líder de sucesso, é incontestável o quanto a inteligência emocional é importante.

Veja só: é com essa habilidade que o líder encontra ajuda e suporte para superar, por exemplo, as deficiências de comunicação, que tanto prejudicam os relacionamentos no âmbito do trabalho em grupo.

Pode prestar atenção, quando temos pessoas ocupando cargos de liderança, 

que ainda não se desenvolverem emocionalmente, muitas são as dificuldades comunicativas.

As mensagens simplesmente se perdem, em meio ao caso, uma vez que os colaboradores não são ouvidos. Neste cenário, os líderes são incapazes de se adaptar às necessidades de cada membro da equipe. 

Desenvolva sua inteligência emocional para ser um líder melhor

Como não é natural para todos, muitos de nós temos que desenvolver nossa inteligência emocional ao longo do tempo. 

A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser aprendida e desenvolvida. Mais e mais organizações estão implementando programas de treinamento neste sentido.

Algumas dicas para desenvolver sua inteligência emocional são:

  • Quando estiver com raiva, frustrado,se olhe no espelho e pergunte “ o que está acontecendo comigo agora ?” .  
  • Evite se “intoxicar” com coisas negativas – desligue-se de notícias trágicas, evite fofocas;
  • Faça uma pausa antes de responder e não tome decisões impulsivas;
  • Ao assistir a filmes, preste atenção às emoções específicas que os personagens estão experimentando e como você pode se relacionar; isso ajudará a expandir sua consciência e construir empatia;
  • Assuma a responsabilidade por suas ações e peça desculpas diretamente;
  • Leve para sua empresa e evento, uma palestra e treinamento sobre inteligência emocional.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais podemos construir intencionalmente habilidades de inteligência emocional. 

Me conta, você é líder e tem sofrido com essa questão? Ou está se aprimorando?Compartilhe este artigo com seus amigos e faça a boa informação circular, certamente será um gesto positivo e inteligente de sua parte. 

As palestras de Daniela Menezes atendem de forma precisa as necessidades e dores da sua equipe e empresa, promovendo as mudanças necessárias 

Com palestras que tratam de motivação e produtividade, dentre outros temas relevantes para o trabalho em equipe e gestão, Daniela Menezes tem a habilidade de identificar as dores da empresa e propor as melhores soluções. Sempre prezando por uma linguagem clara, divertida e motivada.

Certamente, ela é uma palestrante que cativa e motiva a plateia, com histórias acima de tudo, emocionantes. Dessa forma, desperta o poder de ação ao direcionar cada um às mudanças mais necessárias e significativas.

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