Você tem medo de parecer emotivo ao falar o que sente? Em primeiro lugar, não tem nada de errado em ser emotivo. Em segundo lugar, existe uma grande diferença entre falar claramente sobre os seus sentimentos e ser emotivo.
Para entender essa diferença e compreender a importância de falar sobre como você se sente, continue a leitura deste artigo da palestrante Patricia Capeluto.
Como não ter medo de parecer emotivo?
É comum que pessoas deixem de expressar o que sentem por medo de parecerem frágeis ou emotivas.
Contudo, é preciso lembrar que a comunicação dos seus sentimentos é importante para que as pessoas entendam como você se sente e para que limites sejam estabelecidos.
Além disso, comunicar seus sentimentos não é a mesma coisa que ser emotivo.
Quando você é emotivo, você tende a falar com a emoção. Isso pode atrapalhar sua fala, fazendo com que a mensagem não seja muito clara para a outra pessoa, uma vez que ela só conseguirá prestar atenção na forma com a qual você está falando e não o quê.
Porém, quando você sabe falar claramente sobre seus sentimentos, você fala a partir deles e não com eles, como no caso de ser emotivo. Com isso, você cria a possibilidade de se conectar com o outro e também de dar limite a ele.
A importância de falar sobre nossos sentimentos
Falar sobre os sentimentos é extremamente importante. Afinal, se você está incomodado, chateado ou frustrado e você decide falar com a outra pessoa, duas situações podem acontecer.
Primeiramente, caso essa pessoa se importe com você, ela tomará cuidado para não agir daquela forma novamente e você se conectará com ela. No entanto, do contrário, você estará dando limite a ela dizendo como você se sente e estabelecer limites é algo fundamental.
Muitas vezes, pensamos que as pessoas entendem como a gente se sente, mas a verdade é que elas podem nem mesmo ter percebido que provocaram certo sentimento em você.
“Falar claramente sobre o que sente é diferente de ser emotivo.” – Patricia Capeluto
Aprender a falar sobre seus sentimentos de forma clara é uma questão de prática
Em muitas situações e para muitas pessoas, pode ser difícil falar claramente sobre seus sentimentos e isso é algo normal. Mas, se você tiver em mente que quer aprender isso, é totalmente possível.
Você tem dificuldade em expressar seus sentimentos por medo de parecer emotivo? Conte nos comentários!
Comunicação Não Violenta: entenda os benefícios para as empresas – Por Patricia Capeluto
As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais e empresas de diferentes segmentos
Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo. Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!
Quero a Patricia Capeuto em meu evento!