Palestras de Sucesso Entrevista Marcio Magalhães

1- Palestrante de sucesso Marcio Magalhães, que honra tê-lo conosco. Desde já, agradecemos pela sua atenção e gentileza em nos atender. Para começarmos, a intolerância, seja na esfera pessoal, seja no âmbito corporativo, traz uma atmosfera altamente nociva para o nosso contexto. Temos visto muito disso nas relações interpessoais, e sobretudo no trabalho em equipe, bem como no atendimento ao cliente. Como identificar essa intolerância e quais recursos podemos recorrer para lidar com ela e minimizar seus efeitos negativos?

Eu que agradeço a oportunidade da entrevista. A intolerância é mais comum do que imaginamos, nas empresas a gestão está cada vez mais exigente, é necessário, porém muitas vezes líderes cobram o que não ensinaram, querem que seus times executem o que o líder acredita que deva ser feito. O líder muitas vezes se torna intolerante, pois acredita que o colaborador entregará, independente se foi dito como, onde, por quê, quando e com quem será feito. Nas interrelações, a intolerância em geral está desde o primeiro contato visual. Existe já no primeiro momento o julgamento da leitura que fazemos através da linguagem corporal do nosso interlocutor, e se não gostamos da fisionomia, postura corporal, gera insatisfação e inicia-se o processo de resistência, intolerância para tudo o que as pessoas falem. Às atitudes, se não forem de acolhimento, já entramos armados com a intolerância,  ou palavras ditas (Quando por telefone).

Identificamos ela através da comunicação, linguagem verbal e corporal. Os recursos para lidar com a intolerância passam simplesmente com a preocupação com a sua comunicação. Repito, verbal e corporal. Temos que aguçar a nossa percepção e diante do diálogo você terá um entendimento para saber e perceber se essa pessoa está com afinidade ou com intolerância do que você está falando. Para minimizar a situação é necessário ser crítico da nossa comunicação. Ter uma preocupação extrema em demonstrar através das palavras e atitudes que estamos num diálogo na busca do acolhimento. Acolher as pessoas ajuda, flexibiliza, harmoniza e principalmente te leva para o resultado desejado.

No atendimento é muito comum a intolerância, quando te deparar com alguém que for estupido, não retruque, não levante a voz, não bata de frente, não discuta, mas sim amenize o diálogo, converse de forma respeitosa por mais que a interlocução/cliente te ofenda. O cliente muitas vezes não é PROFISSIONAL, quem faz o atendimento é PROFISSIONAL, assim espero. O profissional deve estar preparado para reverter situações adversas como estas, e a postura, conduta a ser seguida é a da serenidade, busca da solução, semblante, rosto suave, olhos nos olhos e sempre buscar a solução.

2- Em uma época onde tempo e atenção são fatores vistos como as moedas mais valorizadas do mercado, como devemos tratar o senso de urgência dentro da empresa? 

Primeiro: quero dizer uma coisa que é muito comum no meio corporativo; as pessoas que não se organizam não se planejam pedem tudo com urgência. Então tenhamos um entendimento que urgência é algo que não estava planejado, surgiu e de fato precisa ser trabalhado com agilidade. Segundo: Para trabalhar as urgências o melhor caminho é a sinergia entre os setores de uma empresa na busca das alternativas de soluções para que as entregas sejam o mais rápido e eficiente possível.

3-Como uma equipe de vendas junto de sua liderança, pode gerenciar melhor o tempo e aumentar a performance em vendas? 

Tenho dito muito, o que mais falta no profissional de vendas é organização e principalmente planejamento. O planejamento é uma ferramenta que a maioria dos profissionais de vendas entende como burocracia, perda de tempo. Isso hoje tem trazido resultados relevantes, significativos quando um time se planeja.

4- Uma das maiores dificuldades encontradas por algumas empresas no segmento de vendas é prospectar com eficiência e também reter clientes. Quais técnicas e estratégias você sugere neste sentido?

Quero primeiro trabalhar o aspecto da prospecção. O detalhe é que muitas empresas não sabem qual o seu público-alvo. Qual o perfil de clientes. Estes devem estar condizentes com os seus produtos e serviço, e assim sendo, se isto não está em linha, sabemos evidentemente que as prospecções serão ineficientes. Sugiro antes de prospectar identificar quem é o público-alvo da sua empresa. 

Entendo que prospectar é uma arte e exige estratégias e técnicas.

Tenho aplicado em muitas empresas e com resultados extremamente significativos as técnicas de prospecção. É preciso num mundo de iguais, ter estratégias que destaquem o seu trabalho para que os teus prospectos observe você como um profissional, uma empresa diferenciada dos demais e para isso temos que ter uma abordagem diferente.

Nas minhas palestras Brasil afora, ensino justamente como ter mais eficiência para alcançar mais resultado nas prospecções. Costumo dizer; precisamos entregar mais resultados com menos esforço. Isso possui relação direta com planejamento e desenvolvimento de estratégias.

Para reter clientes precisamos saber que uma empresa só consegue crescer seu faturamento trabalhando as oportunidades de vendas contidas dentro da sua carteira de clientes. Aí está um fator temeroso pois habitualmente os clientes dessa carteira, um bom número deles sendo atendido da pior maneira. São esquecidos e é comum terem que ligar para o seu fornecedor. Posso afirmar que um fator importante é fazer mensalmente análises constantes sobre a curva ABC e desenvolver estratégias de recuperação de resultado ou até mesmo a oportunidade na venda de mix de produtos. Comum o desprezo com clientes que querem e podem comprar mais, estão dentro da carteira, porém o vendedor abdica deles. Para retê-los basta se fazer presente constantemente, com visitas, ligações, contatos periódicos fazendo com que se sinta sempre acolhido. Desenvolver ações que os façam ter a percepção do quão importante são, independente de seu tamanho.

5-De que forma encontrar novas oportunidades de negócios?

Entendo que as oportunidades são muitas em cada segmento de mercado. Cada empresa tem que fazer um estudo do seu mercado, de atuação de seus concorrentes, e principalmente entender quem são seus concorrentes. Será que são os mesmos do passado? Oferecer um trabalho para que entenda onde sua empresa pode ser mais eficiente que os seus concorrentes, desde a forma de atuação ou os canais de vendas onde atua. Até mesmo a forma da comunicação com o mercado. Além disso, é evidente que a projeção da marca gera muitas oportunidades de negócio. 

6-Como um vendedor que só pensa na comissão pode virar a chave e vender para a mente do consumidor?

A comissão é o resultado de um trabalho e deve de preferência ser bem feito. Para entrar na mente do cliente, antes de mais nada temos que entender as dores dele. É como um médico que para receitar um remédio precisa entender qual enfermidade o paciente tem e assim receitar aquilo que resolva seu problema.

Fazendo uma analogia, em vendas é a mesma coisa. Pra virar essa chave e entrar na mente do cliente só posso efetivar uma venda quando tiver a certeza do que melhor atende sua necessidade. Normalmente ele sabe o que precisa mas não está seguro. Aí entra o profissional de vendas e assim suprir as necessidades do cliente.

7-Como um time de vendas pode mostrar o benefício real do consumo de um produto ou serviço, para o cliente? 

A base de tudo está em entender, conhecer os seus produtos e serviços. Tá aí o erro mais comum dos profissionais de vendas, não conhecer o que vende. Quando você tem domínio de um produto ou serviço consegue desenvolver a habilidade de persuadir seu cliente, com dados e fatos comprobatórios. Assim aumentam as possibilidades de efetivar vendas.

8- O que podemos aprender com o Cooperativismo?

Com o Cooperativismo aprendemos a promover o desenvolvimento econômico.

Ele propicia o crescimento profissional e pessoal, onde um grupo de pessoas trabalham em prol de um objetivo comum, ampliar o aprendizado. As experiências de uns servem para os outros. Exercita o trabalho em equipe, a união de forças em cima de metas e objetivos. A busca de um único propósito, a geração de valores, e uma coisa que não pode faltar jamais no cooperativismo é a questão de que juntos somos mais fortes.

9- O mundo mudou com a pandemia, isso é inegável. Partindo disso, como o Coronavírus influenciou no mundo das vendas?

Acredito que o coronavírus nos fez enxergar e valorizar em todos os detalhes tudo o que temos. Estávamos mais focados nas coisas materiais e começamos a pensar nos outros. Nossos familiares, amigos e até estranhos começaram a nos fazer ver o todo. Acredito que isso foi uma oportunidade de enxergarmos o nosso interior, refletirmos e principalmente nos reinventarmos para pós pandemia. Fortalecidos e cheios de Ideias e inovações, entendendo que o mercado aqui fora também mudou, e as Inter relações pessoais mudaram e principalmente algo que é extremamente importante nos dias de hoje, é o acolhimento aos clientes. Acredito que estamos no momento de vulnerabilidade. Grande parte da humanidade detém suas carências e o desafio dos profissionais é acolher, estender as mãos, isso gera sinergia e resultados mútuos.

10- Ao seu ver,  Quais habilidades e características são necessárias para se tornar um vendedor vencedor? Qual primeiro passo? Quais as ferramentas para atingir esse objetivo?

Muitas pessoas entram na área de vendas pra não ficarem desempregadas. Destas, muitas obtém êxito mas a grande maioria não prospera. Então, como introdução eu digo que gostar do que faz, gostar de gente, gostar de dialogar, são alicerces para uma carreira em vendas.

Primeiro passo é conhecer seus produtos e serviços.

Segundo passo é entender qual o público alvo de seus produtos e serviços.

Terceiro passo é identificar os seus concorrentes e entender a forma de atuação dos seus concorrentes, estudar mercado.

Quarto passo é se preparar para vender valor e não preço.

Quinto passo é trabalhar focado. Se essa empresa já tem uma carteira de clientes primeiramente a interação com esses clientes, bater um papo, dialogar entender, apresentar-se, conhecê-los e no primeiro momento da interação não querer vender, a venda é consequência da abordagem, do diálogo, do entendimento das necessidades do cliente e por aí afora. No momento certo a venda acontece.

Sexto passo é desenvolver estratégias, a busca de potenciais clientes ou potenciais resultados em clientes atuais.

De forma geral, as ATITUDES, inclusive tenho uma palestra que fala somente nisso, tem características e ferramentas que passam pelas atitudes a seguir:

1)Postura

2)Conhecimento

3) Interação (Relacionamento)

4) Persistência

5) Comprometimento – Desenvolvimento pessoal e profissional

6) Inovação

7) Ética.

11-Creio que assim como eu, você acredita que pessoas criativas podem fazer diferença, certo?. A criatividade dá ao indivíduo, uma capacidade de ir no futuro, entender a visão e voltar para desenvolver algo marcante. Sendo a criatividade uma característica das mais importantes para o sucesso no mundo dos negócios, e  você uma referência em profissional criativo, abre o jogo com a gente: o que você faz, quais seus hábitos e estratégias para desenvolver cada vez mais a sua criatividade?

Sim, mente aberta, ouvir as pessoas e dialogar, e quando eu digo dialogar não é só falar, é principalmente ouvir.

Ler também, mas tenho um cuidado muito grande no que vou ler, ver, ouvir, a seleção disso ajuda muito. Como estou sempre desenvolvendo estratégias competitivas, estratégias diferenciadas para empresas, estou pensando nas aplicações destas estratégias e nas oportunidades de negócios que elas geram, assim com a experiência de mercado que tenho, e através destas traçar um plano que possa  entregar o melhor resultado para os meus clientes.

12-O quanto o comprometimento do colaborador interfere nas vendas? Como extrair do vendedor o seu melhor, e assim, aumentar sua produtividade?

O comprometimento é o grande diferencial para um time de vendas. Quando temos um time de vendas comprometido com as metas, objetivos, diretrizes, o propósito da empresa, aí os resultados acontecem. Costumo dizer que para ter êxito em vendas temos que ter um tripé: primeiro o profissional tem que acreditar na sua capacidade; segundo acreditar na empresa, e terceiro acreditar nos produtos e serviços da empresa que representa. Quando existe essa crença é sinal que existe comprometimento.

O profissional que é comprometido em vendas se destaca diante tantos outros que não são comprometidos. Para extrair o melhor de cada profissional a gestão tem que conhecer na íntegra a vulnerabilidade de cada colaborador ou terceirizados, no caso muitas empresas possuem representantes comerciais.

Acredito muito na ferramenta orientação e feedback, realizar, aplicar essa ferramenta, analisando os atributos qualitativos e quantitativos e através desse programa de orientação e feedback, aquilo que não está de acordo com os anseios da empresa, o profissional precisa identificar como oportunidade de melhoria. Desenvolver um plano de ação para a melhoria contínua, tanto do profissional quanto da empresa.

13-Em tempos de home-office, como se comunicar de maneira assertiva no âmbito digital? 

Aqui nós temos que ter um cuidado com a linguagem. Entender quem é o público que estamos conversando. Cuidado com as gírias, com a postura diante um vídeo. É muito comum as pessoas desligarem a câmera. Entendo que esse ato é um desrespeito com os demais que estão numa sala. Se você está numa sala virtual tem que estar com a Câmera ligada, olhando para a Câmera entendendo o assunto e não estar só de corpo presente no vídeo. Você tem que fazer uma ata, um resumo de tudo que está sendo estabelecido e depois registrar para que todos tenham ciência dos acertos e daquilo que foi comprometido entre todos. Então além da linguagem, a postura tanto verbal quanto corporal e a vestimenta são extremamente importantes, tanto a postura verbal quanto corporal, a vestimenta também. Além das interferências familiares, ou seja, criança chorando, cachorro latindo, pessoas conversando, televisão ligada, som alto, tudo isso ao meu entender dá uma conotação de FALTA de profissionalismo, respeito.

14-Um dos itens abordados em sua palestra sobre comunicação é: A importância de fazer a leitura correta do que ouve ou vê. Comente um pouco sobre.

Normalmente quando enxergamos uma pessoa fazemos leituras através das expressões corporais e temos que ter um cuidado muito grande porque uma leitura não é conclusiva. Às vezes 2 ou 3 leituras corporais nos dão a certeza do que a pessoa está nos dizendo, através das suas expressões corporais. Para isso, claro, temos que ter conhecimento para fazer corretamente a leitura corporal. Profissionais dotados de conhecimento dessa arte são profissionais que têm diferenciais competitivos e através desses obtém resultados significativos.

15-Quais as técnicas de comunicação mais significativas, capazes de  gerar resultados positivos? 

Serei bem objetivo, vou colocar 2 técnicas aqui:

Escuta ativa, escutar e realmente ouvir o que a pessoa fala. Nós temos a mania durante um diálogo conversar e não estar ouvindo na íntegra o que a pessoa está falando porque já estamos formulando a próxima pergunta, e muitas vezes subentender o que outro fala.

Rapport, é uma técnica que aproxima as pessoas, onde consegue através das tuas expressões corporais similares à expressão corporal da tua interlocução. Existir similaridade e com isso avançar naquilo que você deseja. Sugiro se preparar muito para aplicar essa técnica de rapport, ela mal aplicada dará um sentido totalmente inverso do objetivo.

Essas 2 técnicas, se você as dominar, já estará muito à frente.

16-Como saber quando estão mentindo para você?

Um conjunto de leituras corporais, vamos a elas:

Quando alguém está mentindo, geralmente os olhos vão para cima e a direita;

Pouco ou nenhum contato direto nos olhos; 

Poucos movimentos dos braços e das mãos. As mãos, os braços e as pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo e a pessoa ocupa menos espaço; 

Não há sincronismo entre gestos e palavras. 

17- A prosperidade é o desejo e sonho de provavelmente qualquer pessoa. No entanto, boa parte delas não consegue se ver enquadrada no que chamamos de uma vida próspera. Afinal, o que é prosperidade para você? Como chegar lá?

Acredito que prosperidade e sucesso são 2 palavras que andam juntas. O que precisamos entender primeiro é que prosperidade e sucesso para cada pessoa pode ser percebida e entendida de forma diferente, porque as aspirações, anseios e desejos das pessoas também são diferentes. Pra mim prosperidade é eu me realizar profissionalmente e claro e evidente, com a minha família de forma estruturada. Para chegar ao êxito da prosperidade e sucesso nós temos que perseverar. Não é fácil perseverar, uma luta constante, para isso nós temos que ter a convicção do caminho a ser percorrido. A escada e os degraus a serem subidos, quais são e como farei para chegar ao topo. Desta forma a probabilidade da prosperidade e sucesso passa a ser construída e trabalhada para que se chegue ao objetivo. Sem atitudes não há prosperidade e sucesso.

18-Você comenta que em muitas empresas as pessoas estão esquecendo os clientes internos, estes são tão importantes quanto os externos. Para quem não sacou essa dor ainda, explica quem são esses clientes internos e de que maneira valorizá-los? 

Clientes internos são todos os colegas, de todos os setores. São clientes dos outros setores e é muito comum nas empresas existirem embates, brigas, discussões, desavenças entre os setores. Quando uma empresa passa por esse tipo de situação a probabilidade de que esses desentendimentos  acabam repercutindo para os clientes externos. 

Costumo dizer que se não existe sincronismo internamente como existirá externamente. Se não existe entendimento com o cliente interno, como será o entendimento com o cliente externo? 

É muito comum nas empresas o comercial que interage com o cliente externo, e muitas vezes os outros setores terem rixa com esta área, isso é uma temeridade, isso é um atraso, pois o cliente não é do comercial o cliente é da empresa, e sendo da empresa é de todos os setores, e quando existe a busca das soluções a busca de atender a necessidade do cliente externo isso passa pelo viés do entendimento de todos os setores ,ou seja.por todos os clientes internos. 

A gestão, a alta gestão, ela deve fomentar, deve disseminar essa cultura, de todos os setores unidos, integrados. Tenho feito alguns trabalhos em empresas onde os setores eram totalmente distantes, e após um trabalho de desenvolvimento de líderes, tornam-se grupos próximos com resultados expressivos e até transformadores pois construímos essa mudança com os gestores de cada setor e assim se sentiram valorizados, assumiram a responsabilidade de que daria certo, e deu, e onde quer que seja, se assim quiserem, dará sempre certo.

19-Se comunicar de maneira assertiva é peça-chave para qualquer esfera de nossas vidas, concorda? Partindo para a área de vendas e empreendedorismo, você que é uma exímio comunicador, compartilhe com nossos leitores quais as suas técnicas preferidas de comunicação que geram conexão com o cliente? 

Sim concordo que comunicação assertiva é a peça chave em nossas vidas.

Gosto muito de usar os gatilhos mentais que são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a tomada de decisão. Quando estimulamos esses gatilhos com quem estamos conversando, conseguimos transformar em uma poderosa arma de convencimento, persuasão, e geração de resultados para vendas.

20-De que forma um profissional da área de vendas deve se preparar para uma negociação e ter a certeza de que durante ela, promoveu o famoso ganha-ganha?

Essa pergunta é muito pertinente, porque hoje nos deparamos com muitas pessoas despreparadas querendo negociar.

  • Primeiro tem todo um processo preparatório que nós temos que desenvolver, devemos buscar todas as informações pertinentes e importantes da negociação:
  • Liste os dados pertinentes a negociação;
  • Entre em contato com especialistas no assunto, caso você não seja. Conhecimento do produto/serviço.
  • Debata o assunto (Brainstorming) com sua equipe, seus colegas
  • Conheça seu interlocutor, cliente, prospecto, e:
  1. A) Como negociou no passado?
  2. B) Quais as estratégias que usou?
  3. C) Quais os pontos fortes e fracos? 

21-Como buscar clientes que se encaixam no perfil de sua empresa?

Primeiro ter claro qual o perfil da empresa, e depois buscar empresas que tenham um perfil similar. 

Nós podemos buscar empresas desde uma simples busca na internet como entidade de classe, que são locais que muitas vezes se consegue com muita facilidade, mailing list de prospectos potenciais. A própria ação de prospecção que tem por objetivo selecionar potenciais clientes já dará esse caminho para que seja exitosa essa ação.

Também tem os meios e ferramentas virtuais que auxiliam muito na busca de prospects com o perfil da empresa.

22-Quais são os passos a se adotar para fazer uma espécie de raio x e identificar tanto as forças quanto as fraquezas da empresa? E de posse de tais informações, qual a próxima ação? 

Entendo que nós temos uma riqueza muito grande em qualquer processo, estrutura de qualquer empresa e principalmente comercial. O que tem que ser feito são reuniões onde possam ser abordados de forma muito clara, tranquila e transparente essas questões, em certas empresas ainda é um tabu.

Segundo as bibliografias que falam de gestão, essa ação de entender as forças e fraquezas está atrelada a alta e alguns casos a média gestão. Entendo que isso nos dias de hoje pode vir a ser um grande erro para as empresas, pois muitas vezes quem tem o domínio das informações de mercado são justamente as pessoas que estão mais na base ou baixa gestão, e até aquelas que estão no front do mercado, alguns vendedores. Identificar e reunir essas pessoas para debater estas questões é um grande diferencial e que trarão estratégias competitivas às empresas.

 23- Muito se fala sobre o uso de gatilhos mentais nas vendas, você inclusive tem uma palestra incrível sobre o tema, que tem sido muito comentada no cenário empreendedor e corporativo. Fala um pouco para nossos leitores sobre algumas dicas práticas de como usar os gatilhos mentais nas vendas de forma ética e produtiva.

Todo o trabalho tem que começar alicerçado pelas questões éticas, jamais pensando em conquistar algo através da ilegalidade, da imoralidade, da mentira. Podemos ser muito eficientes através das nossas atitudes justas e buscando sempre aquilo que atenda a necessidade dos nossos clientes. 

Alguns gatilhos que fazem a grande diferença, são: gatilho da especificidade, ou seja, quanto mais específico, objetivo, claro,  a probabilidade de avançar os negócios é cada vez maior. Ninguém quer falar com quem enrola. 

O outro gatilho muito importante que dá para ser usado com facilidade, é você se colocar como uma prova, prova social, não com imposição, não com arrogância mas o teu trabalho os teus cases as tuas conquistas isso te torna uma pessoa referência, ninguém quer comprar de quem não tem história e não tem relevância. 

Outro gatilho muito importante é o da escassez mas tem sido muito mal utilizado, tão mal usado que muitas empresas deixam para a última semana do mês fazer quase que 80% do faturamento, ou seja, passam a ter condições extremamente diferentes das semanas anteriores para chegar no objetivo, na meta, então muitos clientes já sabem disso e acabam comprando nos últimos dias do mês. 

É um exemplo de errado uso do gatilho mental escassez, e quando se utiliza de forma errada o resultado é péssimo. Porém bem usado pode gerar excelentes resultados, por exemplo: Estou com uma promoção até dia tal. Essa é a última unidade que tenho, porém jamais faça uma negociação dizendo que o dia anterior era o último dia e que hoje fará a promoção de ontem, assim o cliente entende que era mentira e você estraga a sua estratégia, vai desmoralização e nunca mais esse gatilho funcionará com os seu cliente. 

E tantos outros gatilhos mentais que podemos usar de forma produtiva.

24- Comente sobre uma estratégia que pode ser adotada por uma empresa que peca no atendimento ao cliente, certamente uma das grandes dores que temos observado no mercado atual.

Tenho dito que vivemos um colapso no atendimento, em virtude principalmente pela falta de preparo, falta de vontade das pessoas que têm como tarefa atender. O que falta é cada empresa entender os atos e efeitos do atendimento. Ter a consciência que tudo que se faz num atendimento repercute sobre a empresa e sobre a marca dela e os produtos que ela comercializa. 

Uma das estratégias que tenho aplicado muito em empresas é desenvolver um padrão de atendimento. Não aquela coisa robotizada, mas a de forma de atuação, desde a linguagem, postura verbal, corporal, abordagem, pronome de tratamento, para que possamos entregar em todas as interações com o do cliente, que ele perceba um alto nível de eficiência e excelência e padrão, na busca do melhor atendimento e assim buscando sempre suprir as necessidades dos seus clientes.

25- Para quem está entrando agora no mundo do empreendedorismo, quais suas dicas para que o empreendedor suporte os possíveis “baques” e desafios de se lançar neste universo cheio de altos e baixos e consiga manter um negócio relevante e com chances de crescimento?

Estudar sobre o negócio na qual quer se inserir, estudar o mercado, a atuação dos concorrentes e entender quais oportunidades existem nesse segmento de mercado. Esse é o primeiro dever de casa. Já vi empreendedores entraram em negócios porque achavam que daria dinheiro, mas não desenvolveram um plano de negócios, nenhum estudo e nem um business plan para materializar a ideia em um negócio. 

Conhecer o negócio, estudar é fundamental, além disso levantar todos os custos necessários e não esquecer de deixar uma verba para capital de giro. Outro fator primordial é definir o perfil dos profissionais que se encaixam no perfil da empresa e contratar as pessoas certas para cada vaga. Preparar estas pessoas para conseguir o melhor resultado. Ter também verba para as ações estratégicas de um plano de marketing contemplando ações agressivas para visibilidade da empresa seus produtos e serviços.

Temos que ter a clareza de qualquer negócio é risco, e qualquer negócio ele está sujeito às variáveis econômicas através de dólar, balança comercial, entendendo que as empresas têm de estarem estruturadas para suplantar eventuais quedas ou até mesmo falta de faturamento, quando está adentrando no novo segmento estar preparado para isso é fundamental para que a empresa chegue ao ponto de equilíbrio e depois cresça, se estabeleça com equilíbrio financeiro.

26-Saúde mental é um tema em alta, sobretudo após a crise desencadeada pela pandemia. Do ponto de vista do empresário, como a empresa pode ajudar seus colaboradores neste sentido? E do ponto de vista do colaborador, como superar as possíveis sequelas do cenário pandêmico e manter sua saúde mental?

Na minha opinião a humanidade está doente. Quem de nós não precisa tratar a mente?

O que falta a partir de então é que as pessoas e empresas tomem consciência disso e busquem ajuda, pois estamos cada vez mais colapsando nas relações profissionais e também pessoais em virtude da falta de preparo para lidar com situações alheias à vontade de cada um. 

Esse é um tema que deve ser cada vez mais disseminado dentro das empresas, talvez alguns empresários digam: isso aí não é responsabilidade nossa. E eu digo: é responsabilidade também da empresa, porque à medida que você trata a saúde mental dos seus colaboradores a probabilidade que o maior beneficiado seja a própria empresa, afinal uma pessoa quando não está 100% mentalmente produtiva, a sua produtividade evidentemente será menor. Já o colaborador para sua por sua vez em detectando e percebendo essas oportunidades de melhoria nos aspectos de saúde mental, deve buscar ajuda profissional, psicólogo, terapeuta, dependendo do caso psiquiatra. A superação inicia no querer e depois no agir, ou seja, identificar e buscar ajuda. Não basta saber e nada fazer.

27-Durante uma crise, muitos falam sobre ser o momento propício para enxergar oportunidades e se reinventar. Você concorda com essa visão? Como uma empresa que está com dificuldades pode reestruturar seu trabalho ou alavancar seus negócios?

Concordo plenamente que diante das dificuldades é onde se encontra muitas oportunidades. O que seria de nós se todo o vento fosse carícia, e são justamente as tempestades que nos tornam mais fortes. A empresas que estão com dificuldade deve sempre pensar em fazer diferente, não se consegue  resultado diferente fazendo as mesmas coisas, e o grande problema muitas vezes está justamente nisso, o não querer mudar, o não querer fazer diferente, quando a empresa se encontra nesse estágio de dificuldades nós temos que simplesmente entender tudo o que deu certo e entender também tudo o que não dá mais certo. Deu certo no passado, não quer dizer que dará no presente nem no futuro, e estar aberto às mudanças é algo que é vital para a reestruturação para readequação e principalmente para alavancar os seus negócios pensando diferente agindo diferente e assim sucessivamente atingindo resultados positivos de forma diferente.

28-Pensando agora em motivação e liderança: quais estratégias você considera assertivas para despertar no time a automotivação? E como um líder pode se manter motivado? 

Trabalhar a motivação é algo que me fascina porque eu entendo que todos nós temos dentro de nós os 2 aspectos, a motivação e a depressão. 

O que faz muitas pessoas acessarem com muita facilidade a depressão é justamente por que são pessoas que estão voltadas ao pessimismo e ao negativismo, e o que nós temos que mostrar justamente são motivos para ação, para que as pessoas despertem dentro de si os aspectos motivacionais.

Um líder, por sua vez, no seu papel, tem que ter a clareza da importância de instigar os aspectos motivacionais instigar as riquezas as forças os pontos positivos as virtudes de cada colaborador enaltecendo sempre, claro e evidente trabalhar de forma hábil, todas as vulnerabilidades, fraquezas que são os aspectos que muitas vezes levam os profissionais a depressão. 

O líder para se manter motivado tem que ter o seu time em suas mãos, e para ter um time em suas mãos o líder tem que mesclar os tipos de liderança. 

Ele não pode ser somente autocrático nem só democrático demais e tão pouco somente liberal, ele tem que ser uma pessoa que haja conforme a necessidade em cada situação, e independente de quem seja vai ter que muitas vezes que acolher, ouvir. Terá que muitas vezes perdoar. O líder tem que ter o perdão em sua mente.  terá também muitas vezes, dependendo da situação pedir desculpas, se for o caso, mas jamais perdendo o controle do seu time. Toda equipe quer sempre ser comandada por uma pessoa que tem habilidade em lidar com as pessoas, que não se acovarda e que demonstre postura, convicção. Um time não se comanda nos dias de hoje com grito, berros. 

Não se lidera um time com o simples fato de você ser autoridade, mesmo porque o poder as pessoas enxergam em quem realmente tem um poder, através da habilidade de ter ação que o líder tem.

29-Um dos grandes desejos e sonhos de certa parcela dos empreendedores, é causar um impacto social positivo, e formar seres humanos melhores. Quais estratégias e ações você destacaria, para que isso seja, de fato, algo concreto?

Acredito que qualquer empresa, por mais que não seja de forma escrachada, precisa ter como objetivo principal o de desenvolver pessoas. Vivemos num mundo onde o grande diferencial não são mais as inovações necessariamente, a tecnologia, porque de nada disso adianta se nós não tivermos pessoas a fim de fazer com que as tecnologias e inovações aplicadas funcionem da melhor forma possível. Para isso fica como desafio para os empreendedores, empresários de forma geral desenvolver o que tem de mais precioso numa empresa que é o capital humano. 

As pessoas têm dificuldades e muitas necessidades de aprendizado. Diante disso eu Acredito que o empreendedor deve se preocupar com o desenvolvimento das pessoas que integram sua empresa. 

Acredito também que hoje a empresa tem um papel de alicerce das famílias dos colaboradores, e para tal eu sugiro que se trabalhe cada vez mais o aperfeiçoamento dos colaboradores como seres em família. Entendo que as empresas devem propiciar aquilo que nenhuma escola ensina, que a vida às vezes ensina de forma forçosa e levando bons profissionais a pedirem demissão para pagar dívidas, por falta de orientação.

Temos que capacitar profissionais a serem gestores familiares, isso irá reter. Dotar os colaboradores que quiserem, é claro, a administrar famílias, administrar dinheiro, desenvolver pessoas pensantes, desenvolver colaboradores que possivelmente serão novos líderes e gestores na empresa, e quando a empresa consegue esse propósito ela será a maior beneficiada com um quadro funcional cheio de valores humanos e profissionais. Hoje um desejo de muitos empreendedores é serem aprovadas no programa de Certificação GPTW, que foi criado para reconhecer organizações que valorizam pessoas. A estratégia que sugiro irá conduzir sua empresa a esta conquista.

Agradeço a oportunidade e fico à disposição.

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